Nepenthes Highs e intermedias: Preconceito?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Nepenthes Highs e intermedias: Preconceito?

Mensagem por Thveigas »

Olá galera!

Eu estava conversando com o Jaiadeva sobre a dificuldade de manter nepenthes highlanders e intermediarias em climas brasileiros.
Bem, como sabemos, essas nepenthes precisam de condições temporais melhores do que conseguimos naturalmente por aqui (boa variação de temperatura, umidade sempre alta, etc...), mas percebo que algumas pessoas como o Leonardo Elka conseguem cultivar nepenthes como uma Lady Pauline ao ar livre sem nenhuma dificuldade. Muitas pessoas tem a N. maxima em cultivo sem ter nenhum cuidado especial e se dão MUITO bem. Assim como algumas pessoas têm problemas com nepenthes lowlanders (geralmente problemas causados por frio) que, teoricamente, deveriam ser de fácil cultivo por aqui.

Aí que o "preconceito" começa, sempre que eu vejo uma nepenthes de terras altas ou intermediárias eu fico com o pé atrás, mas aparentemente não é algo que eu devo me preocupar tanto. Pelo que ando percebendo (simples opinião de um iniciante) é que isso é algo bem relativo. Podemos ter facilidade em cultivar uma high assim como podemos ter dificuldade em cultivar uma low.

Vim aqui saber a opinião de vocês. Até que ponto uma high ou intermédia pode se adaptar a um clima como o nosso? Elas são realmente tão "chatas" assim como quase todos dizem?


Por enquanto é só isso, se mais tarde eu lembrar de algo venho aqui e adiciono ou tópico, hehe.

Abraços!


tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

eu já tentei e não pretendo tentar mais cultivar as de terras baixas, elas vão bem até chegar o inverno. seja adulta ou mudinhas elas acabam morrendo. as que parecem se adaptar melhor são as intermediárias, mas não sou especialista nesta espécie....


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu penso que tudo depende da região em que se queira cultivar determinada espécie de nepenthes.
Penso que as highlanders seja mais fácil de cultivar na região sul, afinal elas estão acostumadas a baixas temperaturas. Mais para o norte e centro sul as lowlanders sejam de cultivo mais fácil.

Claro que chegará um tempo em que o homem irá doma-las, isso já foi feito com diversas espécies de plantas.
A única coisa que atrapalha é a tecnologia que temos hoje pela qual procuramos cultivar as plantas carnívoras semelhante ao seu habitat natural.
Basta ver o milho que era um grão sem graça e foi dominado pelo homem sem a tecnologia de hoje e é plantado em quase o planeta, assim como o trigo.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aqui aonde moro (Mogi das Cruzes) eu cheguei a conclusão de que não adianta cultivar espécies Low (nem pensar em Ultra Low) e prova disso é que acabei de perder uma estaca de N. anamensis (também chamada de N. mirabilis var. anamensis ou N. smillesii) devido ao clima louco de minha cidade.

A partir de agora centrarei meus esforços em espécies Inter ou híbridos entre Low/Inter e Inter/High.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Poxa Rodrigo, que pena que perdeu a anamensis. Acho ela muito bonita, não desiste das low não, tem como dar um jeito daqui e dali no cultivo e manter elas. :D

Agora ao topico:

Acho importante buscar entender primeiro o que são terras altas e terras baixas, referente a florestas tropicais asiáticas, assim, entendendo o ciclo anual das chuvas, o solo, qual a vegetação que compõe os diversos biomas, bem como qual iluminação incide nas Nepenthes que são encontradas em diversas regiões, podemos tentar adaptar nosso clima e nossas condições de cultivo.

Nosso clima não é analogo as condições naturais delas, mesmo o sul dificilmente terá uma região análoga as regiões de terra alta da tailandia, por exemplo. A questão é entender o que não está em conformidade e adaptar no cultivo.

Outra coisa é apostar na umidade ideal e iluminação ideal.

Um detalhe importante é: É muito barato adicionar energia ao sistema, seja em forma de calor ou luz, ainda mais em comparação de tirar energia do sistema (em temperatura).

Assim, manter em cultivo uma lowland é mais facil, mesmo com um clima mais frio, do que manter uma highland em um clima mais quente. Mesmo sendo possivel.

Assim, em minha opinião, cada vez mais controle dos parâmetros se tenha, mais facil é manter e tentar reproduzir parcialmente ou integralmente o clima. As estufas são perfeitas para isso, pois permitem um controle de temperatura, abaixando ou elevando a mesma em relação ao ambiente externo, iluminação controlada e umidade relativa controlada, alem de controle total dos nutrientes que as plantas conseguem, ja que insetos dificilmente vão entrar em um sistema fechado.

Acho que cultivar nepenthes em estufa elimina grande parte da problematica dela ser high ou low, da maior controle ao cultivo.

Porem algo muito mais barato é entender o clima que temos, e como interagir com ele, ainda mais em cultivo na area externa. Qual o gradiente de temperatura em cada estação? Como a temperatura está pela noite e pelo dia? Como é a umidade? será que preciso regar mais ou regar menos? Ou talvez colocar elas junto de outras plantas, mantendo a umidade maior no ambiente? Será que a iluminação que estou dando é o ideal para meu cultivo? Será que não é bom diminuir a iluminação em tal epoca ou aumentar ela em tal epoca?

Acho essencial para um cultivador entender o seu clima, alem de entender a necessidade da planta (que o sistema High e Low já ajudam a entender parte dele).

Cada cultivador aqui do forum tem um clima unico, as vezes em uma mesma cidade teremos 2 parametros diferentes.

Acho que por isso alguns cultivadores conseguem manter especies ditas mais complexas, sem nenhuma magica ou tecnica suprema de cultivo, eles só entenderam o clima que eles tem, e buscaram adaptar o cultivo em torno disso. As regas, a iluminação, a umidade, a temperatura (como esfriar sem um ar-condicionado e como aquecer sem um sistema ultra complexo de aquecedores), as vezes só o horario da exposição a iluminação mais intensa, ou mesmo uma tela filtradora já resolve grande parte do problema, contanto que se entenda o que se está fazendo, em vez de copiar técnicas as cegas. Afinal, uma tecnica que deu super bem para um cultivador tailandês, outra tecnica que é milagrosa para um morador da inglaterra ou mesmo uma técnica que a galera do leilani usam em seu cultivo, não necessariamente terá o mesmo efeito em solo brasileiro, ainda mais com a proporção continental que nosso pais tem, e os múltiplos climas, biomas, microclimas, e a complexa mudança dele durante o ano e os anos.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Montar um bom viveiro com condições de temperatura e umidade, adequadas a cada espécie/hibrido, é a parte mais fácil de conseguir. Com $$$, lógico. :roll:

O produtor Leilani Nepenthes (Hawai) tem dois viveiros. Um deles instalado a 228m do nível do mar, perto da floresta tropical hawaiana, para o cultivo de lowland e intermédias. E o outro localizado nas encostas do Mt Kilauea a uma altitude de 1310m para cultivar as Nepenthes high e ultra-high.

Dito isto, creio que a pressão atmosférica seja um fator importante a ser considerado.

Se eu acertar na megasena vou comprar um terreno em Campos do Jordão (1.628 m) e montar um viveiro para cultivar Nepenthes high, hehehehh. :mrgreen:

Abç


Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Bem, então pelo que vocês disseram, além de depender muito de onde você vive, uma boa maneira de conseguir com que highs e inters se deem bem é entender o seu clima e tentar adaptar sua planta a o que você tem disponível com relação ao clima, correto?

rdrgobra escreveu:Aqui aonde moro (Mogi das Cruzes) eu cheguei a conclusão de que não adianta cultivar espécies Low (nem pensar em Ultra Low) e prova disso é que acabei de perder uma estaca de N. anamensis (também chamada de N. mirabilis var. anamensis ou N. smillesii) devido ao clima louco de minha cidade.
Que pena que perdeu ela :? aqui não tive problemas com a graciliflora no inverno passado, a mesma conseguiu aguentar sem nenhum problema. O verdadeiro teste vai ser esse ano com a minha yatomi, que é uma Low e ainda está bem jovem.
MarcielS escreveu:Montar um bom viveiro com condições de temperatura e umidade, adequadas a cada espécie/hibrido, é a parte mais fácil de conseguir. Com $$$, lógico. :roll:

Rapaz, te digo que isso é meu sonho, mas não tenho espaço em casa :lol:
Jaiadeva escreveu:Porem algo muito mais barato é entender o clima que temos, e como interagir com ele, ainda mais em cultivo na area externa. Qual o gradiente de temperatura em cada estação? Como a temperatura está pela noite e pelo dia? Como é a umidade? será que preciso regar mais ou regar menos? Ou talvez colocar elas junto de outras plantas, mantendo a umidade maior no ambiente? Será que a iluminação que estou dando é o ideal para meu cultivo? Será que não é bom diminuir a iluminação em tal epoca ou aumentar ela em tal epoca?
Então no caso de as plantas serem cultivadas em ambiente aberto, sem controle de temperatura. Como faríamos para resolver esse problema? pedra de gelo no substrato faz tanta diferença assim? E quando chegar as ondas de calor? Essa temperatura alta me preocupa muito :roll:


Abraços \o


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Thveigas escreveu:... no caso de as plantas serem cultivadas em ambiente aberto, sem controle de temperatura. Como faríamos para resolver esse problema?
Thiago,

Para ter Nepenthes saudáveis, em ambiente aberto, o ideal é antes compreender o clima específico da região em questão para depois listar todas as Nepenthes compatíveis com o local de cultivo. Feito isso, e com a listagem em mãos, é só escolher as espécies que mais lhe agrada.

A N.graciliflora (ex-alata) tem grande resistência as variações do nosso clima e é das Nepenthes mais indicadas para o cultivo.

Penso que para tudo sempre queremos o mais difícil neh. :roll:

Se temos cabelos lisos, queríamos eles enrolados, e assim vai a vida, hehehehh. :lol:

Abç


Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Marciel, minha graciliflora está demais, com mais de 20 jarros e já está em forma de trepadeira 8-) assim como minha ventrinermis (híbrido inter/high) está indo muito bem por aqui, 1 jarro quase abrindo e mais 2 a caminho.

Minha questão é realmente com o estranho fato de que, por exemplo, na cidade do Rodrigo não se consiga cultivar espécies Low e o Leonardo, no nordeste do país, consiga cultivar uma Lady ao ar livre :shock:
Nepenthes são realmente um mistério! :lol:

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem