Turfa De Sphagnum Canadense
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 37 vezes
- Agradecimentos: 5 vezes
Turfa De Sphagnum Canadense
Bom dia pessoal.
Minhas sementes de Droseras e minha Dionea estão em musgo Sphagnum + areia de quartzo, porém, vi alguns vendedores comercializando a Turfa de sphagnum canadense.
Gostaria da opinião de vocês, essa turfa é melhor para germinação e cultivo das carnívoras?
Abaixo vou deixar dois links dos anúncios que mais me chamaram atenção tanto pela descrição quanto pelo preço.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -21-kg-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 10-lts-_JM
Agradeço a atenção!!!
Minhas sementes de Droseras e minha Dionea estão em musgo Sphagnum + areia de quartzo, porém, vi alguns vendedores comercializando a Turfa de sphagnum canadense.
Gostaria da opinião de vocês, essa turfa é melhor para germinação e cultivo das carnívoras?
Abaixo vou deixar dois links dos anúncios que mais me chamaram atenção tanto pela descrição quanto pelo preço.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -21-kg-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 10-lts-_JM
Agradeço a atenção!!!
Georges Ribeiro[wave=blue][/wave]
georges.ribeiro@gmail.com
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi GeorgesGeorges.ribeiro escreveu:... minhas sementes de Droseras e minha Dionea estão em musgo Sphagnum + areia de quartzo, porém, vi alguns vendedores comercializando a Turfa de sphagnum canadense.
Não fará diferença, pois já esta utilizando o sphagno natural + areia.
Abç
-
- Membro ativo (1)
Fala Marciel !!!
Então, minha dúvida se deu por conta dos relatos de criação de pragas no musgo, o que não ocorre na Turfa.
Essa afirmação é real? Se for, creio que por comodidade (não se preocupar com pragas) seria legal usar a Turfa quando o musgo estiver no seu limite.
O que acha?
Abç!
Então, minha dúvida se deu por conta dos relatos de criação de pragas no musgo, o que não ocorre na Turfa.
Essa afirmação é real? Se for, creio que por comodidade (não se preocupar com pragas) seria legal usar a Turfa quando o musgo estiver no seu limite.
O que acha?
Abç!
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Eu utilizaria esta turfa com cautela, pois o seu pH está muito próximo de 7. Com este valor o seu uso só é indicado no cultivo de PCs que apreciem um solo mais básico/alcalino, tipo as Pinguicula.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
Boa tarde Rodrigo,
Pois é, eu vi que na maioria dos casos o ph da turfa chega a 6.
Vou fazer assim, já que em alguns casos temos a adaptação de algumas espécies, plantarei algumas sementes que ainda tenho e vamos ver no que dá.
Conforme forem evoluindo (ou não) eu vou postando aqui. As outras que estão no musgo com areia permanecerão lá.
Agradeço pelo apoio!!!
Pois é, eu vi que na maioria dos casos o ph da turfa chega a 6.
Vou fazer assim, já que em alguns casos temos a adaptação de algumas espécies, plantarei algumas sementes que ainda tenho e vamos ver no que dá.
Conforme forem evoluindo (ou não) eu vou postando aqui. As outras que estão no musgo com areia permanecerão lá.
Agradeço pelo apoio!!!
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom,Georges.ribeiro escreveu:... minha dúvida se deu por conta dos relatos de criação de pragas no musgo, o que não ocorre na Turfa.
Acho justa a sua preocupação.
Geralmente analiso o custo/benefício, mas se não for este o caso, e se pensa realmente em experimentar a turfa, tem nosso apoio, rs.
Um truque, de baixo custo, para prevenir o aparecimento de fungo e outros patógenos, é polvilhar uma camada fina de pó de coco, previamente tratado, sobre a superfície do substrato. O tanino residual do coco tem propriedades fungicidas e algicidas.
Abç
- kaique
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradecimentos: 151 vezes
Por essa eu não esperava vou guardar sempre um pouco de pó de coco !!MarcielS escreveu:
Um truque, de baixo custo, para prevenir o aparecimento de fungo e outros patógenos, é polvilhar uma camada fina de pó de coco, previamente tratado, sobre a superfície do substrato. O tanino residual do coco tem propriedades fungicidas e algicidas.
Abç
Em busca de XP para plantio
-
- Membro ativo (1)
TANINO!!!
Marciel quando você se refere a ao pó de coco previamente tratado, você está falando do processo que consiste em ferver ou lavar ele até a água sair clara (no início do processo sairá escura)?
Vou caçar esse pó de coco por aqui.
Outra preocupação são as sementes que não consigo encontrar nos vasinhos e ainda não germinaram, mas vou deixar pra outro tópico.
Marciel quando você se refere a ao pó de coco previamente tratado, você está falando do processo que consiste em ferver ou lavar ele até a água sair clara (no início do processo sairá escura)?
Vou caçar esse pó de coco por aqui.
Outra preocupação são as sementes que não consigo encontrar nos vasinhos e ainda não germinaram, mas vou deixar pra outro tópico.
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradecimentos: 34 vezes
- Contato:
achei uma empresa a alguns km da minha casa que vende essa turfa sunshine e to pensando em migrar do puro sphagnum para os mix que os gringos usam mais que é perlita + peat (turfa).
Mas essa aí não é pura, olha a composição:
Mas essa aí não é pura, olha a composição:
alguém já usou essa turfa?A mistura Premix # 6 é uma combinação da Turfa Canadian Sphagnum, calcário dolomítico, agente umectante exclusivo, microelementos e uma carga menor de fertilizantes.
Características Físico-Químicas:
- pH: 6,0 + - 0,50
- ec (dS m-¹): 0,90 + - 0,30
- Capacidade de retenção de ar: 10 -15%
- Capacidade de retenção de água: 50 - 60%
- N: 20 - 40 ppm
- P: 05 - 25 ppm
- Ca: 50 - 190 ppm
- Mg: 30 - 100 ppm
- Fe: 0,1- 1,0 ppm
- Cu: 0,005 - 0,015 ppm
- B: 0,05 - 0,3 ppm
- Zn: 0,03 - 0,5 ppm
- Mo: 0,005 - 0,015 ppm
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Pode descartar o uso dessa turfa, pois a mesma contém calcário e o mesmo eleva o pH do substrato. Somente as plantas do género Pinguicula (exceto P. primuliflora) iriam bem com este "solo".
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-