Em uma pesquisa da Vidi, o pesquisador Josef Stuefer da Universidade Radboud Nijmegen revela que as plantas têm seus sistemas de bate-papo próprio e que eles podem usar para avisar uns aos outros sobre ameaças.
Portanto, as plantas não podem mais serem consideradas organismos passivos que apenas ficam lá esperando para serem cortadas ou comidas. Muitas plantas formam redes de comunicações internas e são capazes de trocar informações de forma eficiente.
Bate-papo da rede
Muitas plantas herbáceas, como morango, trevo, etc, naturalmente formam redes para comunicação. As plantas permanecem conectadas umas as outras durante um certo período de tempo por meio de corredores de informação. Estas ligações permitem que as plantas compartilhem informações entre si através de canais internos. São, portanto, muito semelhantes a redes de computadores. Mas sobre o que as plantas querem conversar?
Stuefer e seus colegas foram os primeiros a demonstrar que as plantas de trevo alertam umas as outras através dos links de rede, se os inimigos estão por perto. Se uma das plantas é atacada por lagartas, os outros membros da rede são avisados através de um sinal interno. Uma vez avisadas, as plantas intactas reforçam a sua resistência química e mecânica de modo que elas fiquem menos atraentes para o avanço das lagartas. Graças a este sistema de alerta precoce, as plantas ficam um passo à frente dos seus atacantes. Investigações experimentais revelam que esta ação limita significativamente os danos às plantas.
Vírus
No entanto, existem os dois lados da moeda. Os vírus não são problema apenas na internet, mas também para as plantas.
Parece que os vírus das plantas podem usar a infra-estrutura presente, para rapidamente se espalhar para as plantas que estiverem conectadas. A infecção de uma planta, portanto, leva à infecção de todas as plantas dentro da rede.
Esta pesquisa revela claramente que a imagem geral das plantas é um pobre reflexo da realidade. Quem suspeitaria que a maioria das plantas ao nosso redor estão constantemente em rede?
refer: science daily