Uma dúvida que eu sempre tive:
Leaf pulling de dioneia é mais rápida na água ou no musgo puro?
Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Leaf
- briancarnieri
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 165 vezes
- Contato:
Acho que musgo, já vi pessoas colocarem numa gelatina lá mas só agua não sei
Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
Boa noite, Guilherme!! Tudo certo??
Então, irei compartilhar um pouco do que sei e o que eu acho, não digo ser 100% verdade pois os métodos e cuidados que temos variam de pessoa a pessoa e de ambiente para ambiente, ou seja devemos testar.
Aproveitando, se você tiver uma ou algumas plantas saudáveis te convido a fazer um teste e compartilhar no fórum, criam um post dedicado a isto. O teste seria pegar 6 folhas de Dionaea Muscipula e colocar 2 em água pura, 2 outras em perlita/areia grossa e mais 2 em musgo e acompanhar o desenvolvimento delas. Espero ter ajudado, abraços!!
Então, irei compartilhar um pouco do que sei e o que eu acho, não digo ser 100% verdade pois os métodos e cuidados que temos variam de pessoa a pessoa e de ambiente para ambiente, ou seja devemos testar.
Bom sobre isso o que posso dizer é o seguinte, as plantas, assim como as bactérias e fungos precisam de matéria orgânica e água para seu desenvolvimento e multiplicação. SIM, as plantas carnívoras também absorver alguns nutrientes pelas raízes e realizam fotossíntese, entretanto, o solo nativo muitas vezes são ricos em minerais e pobres em matéria orgânico como nitrogênio, fósforo e potássio e no processo adaptativo passaram a buscar uma forma de complementar sua alimentação, digerindo pequenas presas. Pois bem, a água de fato fornecerá água mas não matéria orgânica enquanto o musgo irá oferecer os dois mas nesse sentido as bactérias e fungos mencionados anteriormente irão competir por esses nutrientes. O que quero dizer é que num primeiro momento, tentar propagar esses clones em água ou até mesmo em perlita/areia grossa com um pouco de água para manter a umidade e a oxigenação sejam interessantes, uma vez que diminuímos a chance de bactérias e fungos prosperarem. Aqui sempre consigo fazer leaf-pulling com outras plantas em água, com Cephalotus fiz em musgo e funcionou também.
Aproveitando, se você tiver uma ou algumas plantas saudáveis te convido a fazer um teste e compartilhar no fórum, criam um post dedicado a isto. O teste seria pegar 6 folhas de Dionaea Muscipula e colocar 2 em água pura, 2 outras em perlita/areia grossa e mais 2 em musgo e acompanhar o desenvolvimento delas. Espero ter ajudado, abraços!!
Maktub!!
-