Carnevine escreveu:Muito bom a sua experiência, mas vamos a questão esse tal de tanino é adiocionado a fibra do cocu ou ja vem de berço? E tipo se eu usar a casca do cocu seca desfiada e esterilizada elas vem sem tanino e se funciona pra DM ou é Finish pra elas?
ola Carnevine, primeiramente sobre a fibra de coco ela e nativa, e um meio de defesa que a planta conseguiu para pragas não atacarem seus frutos, por isso não vemos lagartas comendo coco... e o tanino e altamente prejudicial para raízes não so de PC mais de todas as outras plantas tb assim como orquídeas, porem a sua remoção não e tão complicada, pois o mesmo se dissolve na água, sendo assim deixa-lo de molho em água ou ferve-lo ja irá remover o tanino, porem ele vai saindo aos poucos sendo assim enquanto a água estiver saindo de coloração avermelhada e pq ainda tem tanino, o sistema mais usado e oq ja me referi acima normalmente deixado de molho por uma media de 7 dias, sendo que todos os dias a água deverá ser trocada, você mesmo sem experiencia verá que aos poucos a água vai ficando cada dia mais limpa, e quanto mais limpa menos tanino ela terá.
quanto a ela servir para o plantio de Dionaea, bem isso ainda e um grande mito, o recomendado ainda é o musgo, porem estamos fazendo testes pois a longo prazo não temos nenhum experimento demonstrado, a principio minha experiencia esta demonstrando bons resultados como pode ver nas imagens, porem ainda e cedo para dizermos que e o ideal para elas, caso queira acredito que ao menos em curto prazo não são prejudiciais (sem tanino e claro), eu estou testando em Dionaeas e Dronsera intermedia, e iniciei com Biblys tb caso queira testar em alguma especie será bem vindo a se juntar a mim tb.
atualizando o experimento. 13/11/2015 (idade do experimento 55 dias)
Dionaea

D. Intermedia

Dionaea do festival que me foram doadas.
obs: Dionaea esta adquirindo a coloração avermelhada que nem a outra que esta no musgo tem... D. Intermedia esta com o desenvolvimento atrasado em relação as suas irmãs porem pode ser por causa do transplante ou restos de tanino, porem sua aparência esta melhor que suas irmãs (coloração). quanto a Dionaea do festival, infelizmente não tive bons resultados porem acredito que será as mudas mesmo pois as mesmas estavam em situação complicada, e acredito que ainda ficou um pouco de tanino nesse novo substrato tb, sendo que apenas 1 sobreviveu e esta se desenvolvendo.
PS.: muito bem pessoal, como parte de minha experiencia estou inserindo novas especies no teste.
D. burmannii

D. burmannii Red

atualizando outros.
Dionaea das doações, mesma que postei logo acima, porem com 1 semana depois, e mais próxima (+detalhes)

Dionaea 02 (recuperação do teste com caqueira de tijolo, agora com 100% fibra de coco, esta aparentando querer se recuperar)

Semeadura de Biblys ja nasceu umas 4 sementes em breve posto foto delas.