Olá pessoal, tudo bem?
Já tive uma dionaea, mas foi comprada pronta já. Ela morreu, unfortunately, e agora quero plantar a minha.
Então, já vi alguns tópicos aqui, já consegui tirar algumas dúvidas mas algumas ainda persistem.
- Quantas sementes podem sem plantadas em um vaso? Tem limite ou posso plantar quantas quiser?
- 500g de Sphagnum já é suficiente? Esse serve? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... deas-p-_JM
- Realmente é necessário ferver o musgo antes de plantar?
- Posso plantar em um vaso grande, ou tem que ser naqueles pequeninos?
- No início, quando ainda é semente, posso deixar direto no sol?
- Vi em um lugar que uma pessoa fez uma mini estufa com uma simples caixa de plástico transparente. Isso é viável? Se não, tem algum exemplo de uma mini estufa que não saia muito caro?
- Também vi que as sementes tem uma capa que impede a absorção de água e por isso demoram a germinar. Isso é verdade? Se sim, tem alguma forma de "tirar" essa capa?
-Elas realmente são muito frágeis para vento? No começo posso deixá-las no vento? (minha casa só pega sol sem pegar vento num quarto e por pouco tempo).
- A minha plantinha que morreu eu molhava 1x ao dia. É necessário molhar mais que isso?
Se tiverem algum link de tutorial para iniciantes de como plantar também gostaria que linkassem aqui (não achei nenhum hehe).
Desde já agradeço a todos.
Dúvidas (primeira dionaea)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
AbçStabys escreveu:
- Quantas sementes podem sem plantadas em um vaso? Tem limite ou posso plantar quantas quiser?
R- Não há um limite para semear, porém recomenda-se a utilização de germinadoras e só depois de germinadas fazer o transplante para o vaso definitivo.
- 500g de Sphagnum já é suficiente? Esse serve? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... deas-p-_JM
R- Sim.
- Realmente é necessário ferver o musgo antes de plantar?
R- O bom senso recomenda, mas não é obrigatório.
- Posso plantar em um vaso grande, ou tem que ser naqueles pequeninos?
R- Em germinadoras preferencialmente.
- No início, quando ainda é semente, posso deixar direto no sol?
R- O local deve ser muito bem iluminado e em algum momento do dia receber a luz do sol.
- Vi em um lugar que uma pessoa fez uma mini estufa com uma simples caixa de plástico transparente. Isso é viável? Se não, tem algum exemplo de uma mini estufa que não saia muito caro?
R- Existe no fórum inúmeros exemplos de mini-estufa.
- Também vi que as sementes tem uma capa que impede a absorção de água e por isso demoram a germinar. Isso é verdade? Se sim, tem alguma forma de "tirar" essa capa?
R- Não é necessário.
-Elas realmente são muito frágeis para vento? No começo posso deixá-las no vento? (minha casa só pega sol sem pegar vento num quarto e por pouco tempo).
R- Pode usar uma proteção confeccionada com garrafas pet.
- A minha plantinha que morreu eu molhava 1x ao dia. É necessário molhar mais que isso?
R- A rega para a Dionaea deve ser feita preferencialmente por capilaridade e o seu 'solo' deve ficar sempre úmido/encharcado.
Se tiverem algum link de tutorial para iniciantes de como plantar também gostaria que linkassem aqui (não achei nenhum hehe).
R- LINK
-
- Newbie
- Agradeceu: 3 vezes
Agora você gerou mais algumas dúvidas x)
O que seria a rega por capilaridade? E o que seria iniciar o plantio em uma germinadora? (não entendo nada mesmo de cultivo)
Tentei dar uma olhada no Google mas não achei nada confiável.
Qual o tempo médio para começar a brotar a dionaea?
O que seria a rega por capilaridade? E o que seria iniciar o plantio em uma germinadora? (não entendo nada mesmo de cultivo)
Tentei dar uma olhada no Google mas não achei nada confiável.
Qual o tempo médio para começar a brotar a dionaea?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Rega por capilaridade nada mais é do que deixar um pratinho com água embaixo do vaso.
Plantio em germinadora é o mesmo que semear em potinhos de café e depois replantar as mudas jovens para o vaso definitivo. Como estão em vasos provisórios pode-se usar apenas musgo Sphagnum para germiná-las.
Abaixo deixo alguns links úteis que devem ser lidos a risca por todos aqueles que estão iniciando no hobby:
Identificação de Sphagnum
Tipos de água
Higienizando e reciclando substrato
Higienizando areia de construção
Minha 1ª experiência com dormência induzida
Plantio em germinadora é o mesmo que semear em potinhos de café e depois replantar as mudas jovens para o vaso definitivo. Como estão em vasos provisórios pode-se usar apenas musgo Sphagnum para germiná-las.
Abaixo deixo alguns links úteis que devem ser lidos a risca por todos aqueles que estão iniciando no hobby:
Identificação de Sphagnum
Tipos de água
Higienizando e reciclando substrato
Higienizando areia de construção
Minha 1ª experiência com dormência induzida
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Vinilokão:P:D
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradecimentos: 97 vezes
Ahnn, bem vindo shusahsuahus.
Dá para fazer uma estufa com garrafa pet
Dá para fazer uma estufa com garrafa pet

Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
-