Tipos de Águas

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Tipos de Águas

Mensagem por MarcielS »

Água Natural
São as águas que estão nos oceanos, mares, rios, lagos, etc. Essas águas são impuras porque apresentam em dissolução, sais, gases, microrganismos, matéria orgânica, etc.
São chamadas de águas minerais quando se apresentam muito ricas em compostos salinos inorgânicos.

Água Mineral
São as águas que, pela qualidade ou quantidade de certas substâncias dissolvidas nelas naturalmente dissolvidas, podem exercer ação terapêutica.
Algumas devem ainda às suas virtudes em relação à temperatura com que se apresentam, podendo esta ser às vezes muito elevada. As águas minerais dividem-se em cinco grupos, dos quais uns se caracterizam apenas pela predominância quantitativas de certas substâncias e outros pela existência de princípios ativos com fins medicinais.

Água acidula, gasosa ou carbônica
Seu caráter ácido é devido a existência de gás carbônico dissolvido em quantidade muito superior que poderia comportar a pressão atmosférica:
H2O(l) + CO2(g) ? H2CO3(aq) ? H+(aq) + HCO3-(aq)
Essas águas, carregadas de gás carbônico nas camadas profundas do solo, onde são favoráveis as condições de pressão, enfraquecem com rapidez produzindo a efervescência, até chegar a superfície (é exatamente o que acontece quando se abre uma garrafa de água gaseificada).

Água alcalina
Devem as suas propriedades principalmente ao bicarbonato de sódio (NaHCO3) que está presente junto com excesso de gás carbônico. Os ânions, bicarbonato (HCO3-) e hidróxido (OH ) são os responsáveis pela alcalinidade da água.

Água salina
São as águas em que apresentam certos ânions tais como: sulfatos (SO42-), cloretos (Cl-), brometos (Br-), iodetos (I-), entre outros.

Água magnesiana
Águas que contém sulfato de magnésio (MgSO4) e cloreto de magnésio (MgCl2).

Água sulfatada
Águas que contém sulfato de sódio(Na2SO4) misturado com carbonato de sódio (Na2CO3) e cloreto de sódio (NaCl).

Água cloretada
O principal composto encontrado é o cloreto de sódio (NaCl) que encontra-se dissolvido junto com cloreto de potássio (KCl), cloreto de magnésio (MgCl2) e cloreto de cálcio (CaCl2).
Água bromo-lodetadas

Além de conterem cloretos, possuem também uma pequena porção de brometos e iodetos, cujos efeitos terapêuticos são incontestáveis.

Água sulfurosa
Também denominadas de hepáticas, devem as suas propriedades a sulfetos solúveis tais como, sulfeto de sódio (Na2S) e as vezes ao ácido sulfídrico (H2S), que lhes conferem o odor característico de ovos podres.

Água férrea ou ferruginosa
Possuem algum sal de ferro, que lhes confere um sabor adstringente.

Água carbonatada
O seu princípio ativo é o carbonato de ferro II (FeCO3), dissolvido em excesso de gás carbônico, que tem a vantagem de atenuar o sabor e facilitar a digestão.

Água subterrânea
Resultam da acumulação em camadas de rochas impermeáveis, geralmente após percorrer grandes extensões. É um agente químico e físico das rochas.
Trazem em razão disto, quase sempre muita substâncias dissolvidas como sais minerais, matérias orgânicas, substâncias em suspensão, gases, etc. Via de regra são águas de bom aspecto (límpidas e transparentes). Quando atravessa terrenos calcários, pode apresentar-se dura (bicarbonato de cálcio). Algumas vezes apresentam grandes quantidades de sais dissolvidos (ferro, manganês, zinco, etc.) que tornam impróprias para o abastecimento e também para o uso industrial.
As águas subterrâneas são identificadas de duas formas: o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação. O segundo se encontra na zona-saturada, um pouco afastado da superfície, em virtude dessas características se faz necessária a construção de poços artesianos para retirar água desses locais.

Água superficial
São águas dos rios e dos lagos, e também aquelas provenientes de minas, da chuva ou do degelo, que percorrem uma grande extensão de superfície antes de chegar ao mar, lago ou rio. Estas águas são geralmente de baixa dureza. Normalmente, se enriquecem de sais solúveis e trazem detritos e materiais em suspensão. Certos lagos são enriquecidos com águas superficiais carregadas de sais dissolvidos. São os chamados lagos salgados, os quais, seja efeito do terreno, seja por serem provenientes de antigos mares, ou pela evaporação contínua, alcançam uma elevada concentração de sais dissolvidos que chegam a alcançar mais de 20% como o Mar Morto, Mar Cáspio e o grande lago salgado (EUA).

Água do mar
São águas de maior concentração salina, podendo apresentar até 35 g/L. Contém aproximadamente 3,5% de sais dissolvidos, dos quais, 2,7% são de cloreto de sódio, e o restante está distribuído entre compostos de 30 elementos químicos como: potássio, bromo, iodo, magnésio, cálcio, entre outros. Exerce uma forte ação corrosiva sobre os metais, podendo, todavia ser usada como água de refrigeração.

Água da chuva
Podem conter dissolvidos: ácido nítrico, ácido nitroso, gás carbônico, nitrogênio, oxigênio, etc., todos originários da atmosfera. Do mesmo tipo, são as águas procedentes da neve. A água da chuva é a água natural mais pura (3 mg de resíduos).

Água pura ou destilada
É a água que foi obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura (que contém outras substâncias dissolvidas). Enquanto que a água que bebemos (água potável) é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é, em princípio, uma substância pura.
Utilizada em laboratório ou industrialmente como reagente ou solvente, sendo também utilizada nas baterias dos automóveis e nos ferros de "engomar" a vapor (por forma a evitar a deposição de calcário). Contém unicamente moléculas de água. Pode ser produzido em laboratório, por meio da combustão do gás hidrogênio.
Na Natureza, ela ocorre sob a forma de chuva. Também poderá ser considerada destilada a água recolhida dos desumidificadores e a libertada pelos aparelhos de ar condicionado.
Apesar de a água destilada ser normalmente considerada uma substância pura, toda a água que esteja em contato com a atmosfera irá dissolver dióxido de carbono (entre outros gases). Na prática, muito dificilmente poderemos assegurar a pureza total de uma água destilada. Isto pode ser comprovado pelo fato de a água da chuva apresentar um pH inferior a 7 unidades, isto é, ligeiramente ácido, e não neutro (pH = 7) como seria caso a água fosse efetivamente pura.
Note-se que a água da chuva é naturalmente acidificada pela absorção do dióxido de carbono atmosférico, não estando este fato dependente da libertação de gases poluentes (apesar de poder ser agravado) originando a chuva ácida.
Pode ser consumida sem quaisquer problemas desde que a alimentação contenha os íons necessários ao nosso organismo. É até possível que o consumo de água destilada possa prevenir ou diminuir o risco de aparecimento de pedras nos rins. Por exemplo, em diversos países da Ásia, são comercializadas diversas marcas de água destilada para consumo humano. No entanto, o consumo desta água desmineralizada não deverá ser assumido como benéfico para toda a gente, uma vez que o seu efeito no organismo dependerá de diversos fatores, a maior parte dos quais não controlamos. Em determinadas situações, poderá provocar carências iônicas e desmineralização.

Água deionizada
Obtida por meio da deionização.
Deionização - processo utilizado em laboratórios e indústria para produzir solventes puros, isentos de íons, com grande destaque a para a água.
Na produção da dita água deionizada procede-se passando a água a tratar por uma coluna com grãos de uma resina de troca iônica.
No caso das resinas de troca catiônica, esta trocará seus íons hidrogênio (H+) por contaminantes catiônicos, como os cátions (cálcio, magnésio, ferro, alumínio, manganês, cobre, zinco, cromo, níquel e outros cátions metálicos e cátions diversos).
As resinas aniônicas trocam seus íons hidroxila (OH-) por sua vez pelos contaminantes aniônicos (clorato, clorito, cloreto, sulfato, sulfito, sulfeto, nitrato, nitrito, fosfato, fluoreto e outros ânions, além da sílica).
As resinas de troca iônica são polímeros orgânicos geralmente sulfonados e derivados do estireno e do divinilbenzeno, sob a forma de pequenas partículas geralmente esféricas (com diâmetro menor que 0,5 mm).
A pureza da água na saída do processo pode ser determinada pela medição de sua condutividade elétrica, que sempre será reduzida de acordo com a eficiência da purificação.

Água potável ou água doce
Utilizadas para serem consumidas e para uso doméstico. As águas potáveis nunca são puras sob o ponto de vista químico; possuem sempre em solução substâncias, tanto sólidas como gasosas. O abastecimento de água potável é um grande problema, quer seja por razões de saúde pública, que seja pelas implicações econômicas.
Dada a dificuldade de se encontrar mananciais em condições de fornecer água potável, torna-se necessário altos custos nas instalações para o tratamento dos mananciais disponíveis.
As águas para abastecimento público são provenientes de poços fundos, artesianos, lagos, rios ou ainda de mananciais artificiais.
Qualquer água potável, antes do consumo direto, faz-se invariavelmente pesquisas bacteriológicas, testes físicos e testes químicos sobre três aspectos: compostos salinos, gases e matéria orgânica.
As boas águas potáveis possuem de 150 a 500 mg de compostos salinos por litro. Estes compostos salinos são constituídos principalmente de: bicarbonato de cálcio [Ca(HCO3)2], bicarbonato de magnésio [Mg(HCO3)2], cloretos (Cl1-) e sulfatos (SO42-), que a água vai dissolvendo em sua passagem pelo solo.
Possuem sempre em solução uma certa quantidade de ar atmosférico, que varia entre 25 e 50 cm3/ litro. O papel deste ar é muito importante; porque as águas que não o contém, são pesadas e indigestas. Os gases dissolvidos consistem em oxigênio, nitrogênio e gás carbônico; mas a sua proporção é diversa, porque, sendo o gás carbônico e o oxigênio mais solúvel do que o nitrogênio, a sua proporção tornam-se maiores no líquido do que na atmosfera.

Caracteristicas físico-químicas das águas para o abastecimento
Aspecto.............................................................. Límpido
Odor........................................... Nenhum ou levemente a cloro
Cor........................................................ Recomendável até 10
Turbidez.......................................................................Até 5
Resíduo seco........................................................Até 500 ppm
Oxigênio consumido..............................................Até 2,5 ppm
Ferro................................................................... Até 0,3 ppm
Cloretos................................................... Até 50 ppm, em cloro
Nitratos.................................................................Até 10 ppm
Cloro................................................................... Até 0,3 ppm
Os cloretos e nitratos (também nitritos e amônia) indicam, quando elevados, uma poluição da água.
Deverão ser isentos de germes patogênicos e de coliformes.

Água para abastecimento das cidades
Águas dos rios ou lagos são filtradas, em filtros de areia, ficando eliminadas as impurezas em suspensão; as bactérias patogênicas, como as responsáveis pelo tifo e cólera, são eliminadas por tratamento com cloro (bactericida). Este processo de purificação não elimina os sais dissolvidos, os quais são necessários ao organismo humano, e para dar gosto à água.

Água filtrada
Mesmo que a água que abastece a cidade já tenha sido filtrada (tratada) é recomendável uma filtração doméstica, durante a qual, verificam-se processos de purificação, gaseificação e resfriamento. A purificação ocorre durante a passagem da água pelo filtro de porcelana, e em contato com metais bactericidas como a prata. A gaseificação, que torna a água mais leve, é obtida na queda das gotas, as quais dissolvem mais oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc. O resfriamento verifica-se durante a vaporização da água nas paredes de barro, pois a vaporização é um fenômeno endotérmico.

Água dura
Uma água que contém mais de 500 mg de sais calcários por litro, não mata a sede, dificulta a digestão e não pode ser utilizada para alguns fins domésticos, como a lavagem de roupa e o cozimento de legumes.
Tais águas, denominadas salobras pesadas ou duras recebem mais particularmente o nome de selenitosas, quando possuem sulfato de cálcio (CaSO4) em grande quantidade. Estas águas podem ser melhoradas, adicionando-se carbonato de potássio (K2CO3), pois, da dupla decomposição entre este sal e o sulfato de cálcio, resultam em carbonato de cálcio, que se deposita e pode ser separado, e sulfato de potássio (K2SO4), que faz com que a água sirva para muitos usos como domésticos como industriais:
CaSO4 + K2CO3 ? CaCO3(s) + K2SO4


Os inconvenientes das águas duras são vários, dentre eles podemos citar: as incrustações nas caldeiras que pode provocar uma explosão, uma distribuição heterogênea do calor que pode provocar o fenômeno de calefação, um maior consumo de sabão nas lavagens e na formação de uma crosta branca no fundo das panelas.

Por outro lado, a água dura não é prejudicial à saúde, sendo, ao contrário, um agente de calcificação dos ossos, principalmente dos dentes.

Conforme o tipo de sal que a água possui em dissolução podemos classificá-la em dureza temporária e água de dureza permanente. A primeira é aquela que com facilidade podemos transformá-la de água temporariamente dura em água mole (águas com pequena porcentagem de bicarbonato de cálcio ou de magnésio). A segunda é aquela que só com processos especiais podemos transformá-la de água permanentemente dura em água mole (águas que contém sulfatos de cálcio e magnésio).

Água mole
Grande número de indústrias necessita de “água-mole”, principalmente quando é utilizada em caldeiras, o qual uma crosta produzida pela “água dura”, ao rachar, produz excesso de vapor, e, portanto um excesso de pressão, o qual explode a caldeira.

Água oxigenada
É um líquido viscoso, incolor, inodoro, solúvel na água em todas as proporções, formando uma solução de peróxido de hidrogênio, H2O2(aq), que recebe o nome de água oxigenada. Apresenta densidade de 1,458 g/cm3. Soluções concentradas são altamente tóxicas e irritantes; fortemente oxidante; perigo de incêndio e explosão. Decompõe-se com grande facilidade quando aquecido ou em presença de hidróxidos ou exposto à luz, por isso é vendido em frasco escuro e não muito cheio:
H2O2(aq) ? H2O(l) + ½ O2(g) +23,6 Kcal
O peróxido de hidrogênio costuma ser preparado e utilizado em solução aquosa (água oxigenada). A concentração de oxigênio, liberado por unidade de volume da solução.
Assim se 1 cm3 (ou 1 litro) de uma solução de água oxigenada é capaz de liberar 10 cm3 (ou 10 litros) de oxigênio nas CNTP, diz-se que se trata de água oxigenada a 10 volumes.
Desta forma, a água oxigenada a 10 volumes é a solução aquosa de peróxido de hidrogênio de modo que, 1 volume desta solução libera 10 volumes de oxigênio, nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão).
Na indústria prepara-se água oxigenada a 100 volumes (100 cm3 de oxigênio e 1 cm3 de solução), que é a solução mais concentrada que possuímos no comércio, recebendo o nome de Peridrol. Nesta concentração, a água oxigenada adquire, propriedades explosivas, podendo ser usada em situações de emergência como explosivo (explosivo de Bamberger).
Nas desinfecções de feridas, emprega-se água oxigenada a 5 ou 10 volumes, e, como alvejante de cabelos a 20 volumes.

Água sanitária
A Água Sanitária é uma solução que contém 2.5% de cloro ativo em água.
Assim a dona de casa está utilizando água sanitária na limpeza de banheiros, desinfecção dos alimentos, limpeza da caixa d´água etc., e não “cloro”, como se costuma ouvir. A água sanitária, mesmo sendo diluída, possui forte poder germicida.
Curiosidade: quando utilizado na desinfecção de água potável, a concentração de cloro é da ordem de 0.0002%, um percentual 12 mil e 500 vezes menor que seu teor na água sanitária.

Água de cal
A água de cal pode ser utilizada na Medicina contra dispepsia ácida, na construção civil no preparo da argamassa e caiação das paredes.
Ca(OH)2(aq) + CO2(g) ? CaCO3(s) + H2O(l)
Neste caso, a formação do CaCO3(s) turva a solução da água de cal.
O óxido de cálcio – CaO – não existe livre na natureza. É obtido por decomposição do carbonato de cálcio - CaCO3 denominado de calcário – que é encontrado na natureza em grandes quantidades:
Em laboratório é utilizado para caracterizar a presença de gás carbônico.

Água de barita
É uma solução de hidróxido de bário – Ba(OH)2 denominado de barita – obtido por reação do óxido de bário – BaO com água.
BaO(s) + H2O(l) ? Ba(OH)2(aq)
É usado de maneira idêntica a água de cal para a detecção de dióxido de carbono pela reação característica.

Água de cristalização
A água de cristalização é a água que se encontra presente nos compostos cristalinos em determinadas proporções. Muitos sais cristalinos formam compostos hidratados contendo uma, duas ou mais moléculas de água por molécula de composto.
A água de cristalização está presente no cristal de várias maneiras. As moléculas de água podem simplesmente ocupar posições na rede cristalina ou podem formar ligações com os ânions (íons negativos) ou cátions (íons positivos) presentes.

Água mãe
Na cristalização fracionada a mistura de sólidos é dissolvida em água e a solução é submetida à evaporação. Quando a solução ficar saturada em relação a um componente, o prosseguimento da evaporação do solvente acarretará a cristalização gradativa do referido componente, que se separará da solução.
A solução, contendo o componente cuja saturação ainda não foi atingida, fica sobre os cristais do outro e é chamada ÁGUA MÃE de cristalização.
Este processo é utilizado nas salinas, por exemplo, para obtenção de sais da água do mar, onde a água evapora e os diferentes tipos de sais cristalizam-se separadamente.
ref: Wikipédia, Copasa, Sabesp.

As melhores águas para o cultivo de plantas carnivoras são as águas da chuva e a água pura/destilada. 8-)
...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente tópico Marciel : joia : . Se eu tinha alguma dúvida referente a água, esta foi sanada de forma clara e objetiva.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Blackwolf
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Jul 2012, 18:48
Localização: Joao pessoa

Mensagem por Blackwolf »

caramba, tem ate agua sanitaria rsrsrsr....Super completo vlw pelo topico extremamente util e bastante esclarecedor.


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

:o ,cara ótimo tópico,pra mim só exitiam 2 tipos de água distintos,o que dá pra beber,e o que não dá pra beber,mas agora,vi que existem varias "especies de água",parabéns o tópico é muito bom! : joia :


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por mairalisboa »

olá!!

eu queria esclarecer uma duvida em relação a água para as Pcs.

aqui no meu prédio a água é de poço e não sei se posso usa-la para regar as plantas. Por enquanto estou mais na água da chuva e na destilada, mas seria super mais prático se a d poço pudesse ser usada!

se sim, precisa tambem deixa-la 48h em descanso?


obrigada!


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Você pode usar sim, mas também terá de deixar ela descansar por 48h...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Eu utilizo agua do poço artesiano do meu sítio!!

é bem mais pratico do que ficar colhendo agua de chuva ou comprando agua destilada! haha


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Se ela for pura, sem adição de cloro ou outra porcariada, pode ultilizar sim : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
pedrovinicius
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Ago 2012, 14:43
Localização: Vila Velha, ES

Mensagem por pedrovinicius »

tenho algumas duvidas sobre a água que posso dar as pc's, aqui vai:
1- posso usar água de aquário?
2- e o filtro?
3- água fervida?
4- essa é estranha, mas eu vi no google, água de chuveiro quente, pois com o o cloro em contato direto com a resistência, ele sai, da certo?

bom é isso :D
obrigado.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Pedro.

Use,
  1. Água de chuva;
  2. Água destilada;
  3. Água descansada (48h);
  4. Água do ar condicionado.
A água fervida retira apenas parte do cloro. A história do chuveiro é lenda. 8-)

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem