Substrato para dioneia
- Wictor
- Membro ativo (3)
- Agradecimentos: 36 vezes
Substrato para dioneia
Eu comprei sementes de dioneia pela internet, eu sei que o substrato recomendado é o sphagnum, mas em minha cidade não dá para encontrar esse musgo. Então, posso usar apenas areia misturada à fibra do coco para planta-lá e germinar? Se não for possível onde posso encontrar o musgo a um preço acessível na internet e com frete barato.
"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Wictor
- Membro ativo (3)
Rodrigo, qual a função do substrato exatamente? E eu vi em alguns sites e vídeos que a fibra de coco era a melhor alternativa ao xaxim.
"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
- Yuri_Gpi
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 82 vezes
Para as carnívoras, principalmente dar um bom suporte à planta e dar a água necessária pra sobrevivência da planta.w1999 escreveu:Rodrigo, qual a função do substrato exatamente? E eu vi em alguns sites e vídeos que a fibra de coco era a melhor alternativa ao xaxim.
Sim é a melhor alternativa ao xaxim, mas não pra carnívoras, por conter uma substancia toxica chamada tanino, que queima a raízes. No inicio do meu cultivo já tentei germinar nesse substrato, mas não consegui.

Abraços, Yuri F. Ávila
- Wictor
- Membro ativo (3)
Yuri, encontrei este tópico: coco-x-tanino-t2257.html. O tratamento usado aí pode dá certo?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Wictor, ouça a voz da experiência e esqueça a fibra de coco. A mesma só se presta para cultivar Nepenthes e mesmo assim depois de devidamente tratada para eliminar o tanino.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Yuri_Gpi
- Membro ativo (4)
Não há alternativas pra germinação. O pó/fibra de coco, só pode ser usado em nepenthes(em idade adulta). Acho muito difícil você conseguir germinar, imagina chegar na fase adulta. Para remover o tanino do coco, você teria que deixa-lo "branco", pois o tanino é um dos responsáveis pela coloração marrom do produto.w1999 escreveu:Yuri, encontrei este tópico: coco-x-tanino-t2257.html. O tratamento usado aí pode dá certo?
Como disse o Rodrigo...
Wictor, ouça a voz da experiência e esqueça a fibra de coco. A mesma só se presta para cultivar Nepenthes e mesmo assim depois de devidamente tratada para eliminar o tanino.
Abraços, Yuri F. Ávila
- Yuri_Gpi
- Membro ativo (4)
Marcos Ono: https://www.facebook.com/marcosmarciaono?ref=ts&fref=ts
Como lhe havia dito o kg úmido é 15,00. Compro dele.
Como lhe havia dito o kg úmido é 15,00. Compro dele.
Abraços, Yuri F. Ávila
-