Yoü And I - Carnívoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Yoü And I - Carnívoras

Mensagem por g_Ribeiro »

E ae Gnt, Blz? Há uns tempos eu estava pensando na minha história de como conheci as plantas carnívoras, e então resolvi criar um tópico, onde todos nós podemos contar nossas hstórias completas (Ou resumidas). Tô esperando pra saber a história de vocês. : joia :

g_Ribeiro.
PS: Minha história abaixo V
V


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

g_Ribeiro:
Bom alguns já conhecem minha hisstória, e tal... Mas resolvi escreve-la aqui. A mais ou menos uns cinco meses, estava vendo um provrama no National G. Channel, onde as pessoas se inspiravão na natureza para criar objetos para o "uso" humano, e a escolhida do programa que eu via era a lingua do camaleão. Aí os estudantes montaram equipamentos e tal, e um dos grupos montou seu equipamento inspirado na lingua do camaleão, porém com pelos virados para baixo. "Nosso projeto foi inspirado na fantástica lingua do camaleão, e no modelo de captura das famosas plantas insetívoras conhecidas como nepenthes", porém até então eu não sabia nem que planta carnívora existia. Uns cinco minutos dps de ouvir falar dessas "Nepenthes :roll: " eu fui para o google -é claro :geek: - e vi fotos das nepenthes e suas armadilhas e logo fiquei fascinado. No mesmo dia proucureu sites que vendiam PC's e fui para no clássico carnívora shopping, porém estava sem $$ e comprei sementes de uma tal de "Drosera"... uma semana dps as sementes chegaram aqui junto com aquele substrato simples, plantei as sementes, e até hoje elas não nasceram... Mais não desanimei e assim que consegui dinheiro, comprei minha primeira muda de nepenthes (Gracilis x Mirabilis). E daí fiquei fascinado pelas belas Canívoras, mesmo só tendo uma. O tempo foi passando e eu sempre comprando mais e mais e mais PC's (no carnív. Shopp.). Dps conheci outros sites, e um cara aí conhecido com Marcos Ono!? E comecei a compras + Droseras, Sarras e outras. Hoje eu dia, tenho uma lista diversificada de PC's, que vai desde a nepenthes Gracilis x Mirabilis (Tenho até hoje. Não para de crescer) aos +d40 Sleedings da belíssima darlingtonia califórnia.
Essa é minha história. Conte a sua também.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Bom, desde riança sempre fui muito curioso e curtia criar e cultivar algumas "esquisitices". De vez em quando aqui em Natal aparecia Dionaeas a venda e eu aproveitava, mas elas nunca duravam muito. Um belo dia, em 2009 tive um insight: "Será que tem sementes ou mesmo adultas de plantas carnívoras pra vender no Mercadolivre?"

Pesquisei e encontrei bastante coisa. Li, me informei muuuito nos fóruns e então comprei substrato e sementes. No começo é dificil dar tudo certo. Mal consegui germinar Droseras e Dionaeas mas com Sarras germinei muito bem, só que não íam muito longe. Encontrei uma Neps alata numa loja aqui na cidade e levei. A danada cresceu rápido feito bambu e comecei a vender suas estacas e mudinhas, o que foi me dando dinheiro pra comprar mais sementes, Sphagnum, e pra montar um viveiro, o que fez com que eu tivesse maior sucesso no cultivo e ele se tornasse economicamente auto-sustentável e até desse algum lucro.

A partir daí as germinações deslancharam e hoje tô com certa variedade de Droseras (ainda predominam as mais comuns), alguns exemplares de Dionaea, Byblis e 6 espécies de Nepenthes, sendo uma delas, claro, a N. alata.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Bom, vamos lá...
Lá pelos 13 anos, fiquei sabendo por um amigo que numa floricultura aqui tinha plantas carnívoras, eu fiquei fascinado e fui lá ver, tinha uma dionaea e uma sarracenia, não estavam a coisa mais linda do mundo, mas eu queria muito comprar, e a escolha foi óbvia: a dionaea. Eu pesquisei na internet como cuidar e logo achei que seria um desafio, me lembro que a água descansada eu fazia em garrafas PET fechadas, ( :oops: ) e ela não tomava a quantidade de sol que precisava, eu acho que tinha receio de deixar no sol direto. Eu também gostava de mexer nas armadilhas, me lembro que não fechavam muito rápido, devia estar meio debilitada. Até que um dia de final de semana saímos e ficamos o dia todo fora de casa, quando voltamos a dionaea tava murcha e marrom, estava começando a secar... Eu fiz de tudo mas ela morreu no outro dia... :cry:
Uns anos se passaram, e não lembro como, minha curiosidade por essas plantas se reacendeu, e eu me registrei num fórum pra saber mais.Isto foi por volta do final de 2010, começo de 2011.... Eu lembro que comprei seeds de d. indica e drosera capensis, mas como eu não tinha o bendito musgo, não nasceram... Me lembro perfeitamente como fiz o substrato sujo de xaxim e fibra de coco, dentro de uma garrafa PET deitada...Lembro também de uma seed germinada que acho que era dionaea, que acabou não crescendo, (essa história toda foi uma confusão de xaxim, coco, algodão, etc...Nem me lembro direito...) Depois ganhei no fórum uma mudinha do musgo pra cultivar e seeds de d. capensis, capensis alba e d. venusta, as capensis germinaram aos montes pra minha felicidade, e cresceram aqui, mas hoje só resta uma capensis alba e pequena ainda... Depois eu fui trocando e consegui outras espécies, muitos seedlings morreram, comprei duas mudas e tou aqui devagar ainda e sem lugar bom pra deixar as plantas.... :roll:
Bom, desculpem pela história grande! :lol:
-Ah, esqueci um detalhe, no meio dessa confusão, antes de plantar as seeds das capensis eu consegui o bendito musgo na cidade vizinha, minha única fornecedora até agora, infelizmente, porque o musgo lá já é velho... :x


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

OPA !
Minha historia e assim :
A 9 meses , eu fui embora mais cedo da escola (fingindo dor de cabeça :lol: ) , meu pai tinha que comprar um pouco de terra para suas plantas , fomos a uma floricultura , ao chegar , fui direto para as orquídeas e bonsais , no meio dos bonsais , eu vi um negocinho pequenino e verde , olhei de perto , vi uma boquinha .....
Não aguentei , comprei minha primeira plantinha carnívora , um pouco de terra para replanta-la e um vasinho maior ,
Cheguei em casa , fui entrar na internet para ver como replantar minha plantinha , achei o fórum , nem cheguei a me apresentar , fui no jeito de usuário não registrado mesmo ... li então que tinha que ter um tal de musgo sphagnum !
Joguei a terra de lado , fui numa floricultura , achei ele , tava uns 15 reais um pacotinho !
Comprei mesmo assim , replantei-a , depois , voltei ao computador para pesquisar mais , então descobri as Droseras , Nepenthes e varias outras...
Então vi um tal de Marcos Ono na internet vendendo uma lista enorme de plantas !
Fui no CEASA depois de 1 semana , comprei umas 7 plantinhas ....

Hoje , estou já com uma certa quantidade de plantas e experiencia.... :D

Espero que gostem !
Boa sorte !
T+++ : joia :


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Há 3 anos atraz...foi quando comecei meu cultivo de plantas carnívoras...eita tempos kkk..


Eu era curioso, sempre fui, apaixonado por coisas exoticas que não é tao facil se ver por ai...eu sempre me perguntava se realmente existiam plantas carnivoras ate que certa vez, por curiosidade pesquisei na internet e vi lá suas fotos, eu nao acreditei quando vi que realmente eram reais e fui lendo cada vez mais sobre elas kk...e um dia disse assim para minha mãe: ''mãe depois me dá uma planta carnivora???'' kkkk... e ela disse com tom de humor ''kkk':
''Sim se eu encontrar por ai alguma eu compro para voce...'', depois de um tempo minha mae me dá a noticia que viu em uma floricultura uma planta carnivora, que a moça disse que era carnivoras mas nao sabia o nome...eu fiquei todoo feliz, fomos lá e buscamos a planta, assim que eu á vi fiquei fascinado com o exoctismo daquela planta e seus jarros dependurados...pagamos 25,00 na planta, que depois pesquizei e descobri que se tratava de uma Nepenthes alata...dai comecei a pesquizar mais, porem não o suficiente, fui parar em um sait ...onde comprei uma Drosera spatulata depois de um tempo recebi a planta e outra bde brinde, fiquei muito feliz, já eram tres plantas que queria muito!! Então resolvi mudalas de vasos, pela minha falta de experiencia, e com ajuda de minha mae que tmbm nao tinah experiencia, compramos dois vasos desses para plantas grandes bem fundos..uns 30 cm fundura, largura..( grande...) coloquei poedaços de pedras adubos, pó de coco areia....e plantei as plantinhas cada uma em um vaso destes kkk...depois foram definhando...definhando...e morrendo..foi uma tristeza imenssa...ate minhas Droseras morreram esverdeadas e feias...e minha enpenthes alata durou mais..mas nunca deu se quer um jarro no meu cultivo nakela epoca...ai deixei ela dentro de casa pindurada na parede do meu quarto, ate que ela se foi aos poucos...entao muito chtaedo decidi parar de cultivar..mas então minha mãe me deu força...e entao aquilo me deu animo novamente, peasquizei mais e mais, ate achar um forum chamado Plantas Carnivoras BR..lá aprendi coisas como substratos adequados, etc tamanhos dos vasos, e tal..aten que vi onde eu estava errando e começei novamente!...procurei com esforço pelo tal musgo sphagnum ate que encontrei, e ate hoje compro neste lugar..comprei sementes aos montes plantas novas e minah primeira Dionaea...fiz tudo correto, ao meu ver as plantas viveram bem e cresceram bem deram sementes...e se foram..mas quando se foram as sementes delas eu ja havia plantado e ja haviam germinado..e meu cultivo estava crescendo e evoluindo....ate que conheci este forum, o Carnivoras.com e aqui estou até hoje, meu cultivo evoluiu muito, compleot cerca de 3 anos de cultivo e amor pelas plantas carnivoras...já as encontrei ate em habitat oque na primeira vez, foi algo incrivel para mim...e por ai vai muita historia kk...minha mãe me ajudou muito e me ajuda até hoje...ela dis que as plantas são mais dela que minhas que quando eu viajos elas ficam ate mais bonitas..e sinceramente eu acredito nisso tmbm...minha mãe leva jeito com as carnivoras, é como se eu e ela cultivassemos juntos :D :D NJos ultimos tempos quase não tive nenhuma perda de plantas...e elas se multiplicam cada vez mais, pessoas como Léo leonelo, Bruno Millan , Felipe Steintaler, Roberta Duval, são pessoas que tmbm em ajudaram muito no meu cultivo, : joia : e a quem sou grato por longo tempo,...pretendo que esse vicio do bem e gostoso com essas plantas esteja comigo ate a hora final, e que eu descubra muitos outros hobies e aventuraras para entrar de cabeça como essa, e desejo isso a todos que tmbm acham que vale a pena...Grande abraço, espero que não tenha falado muito kk : gamer :


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

Tuso começou eu tinha uns 7 anos e vi uma drosera pra vender em uma exposisão chamada flor Pará, me encantei por ela e meu pai comprou, mas como eu era pequeno(e leso) a droserinha morreu :cry: .
Quando já estava com 10 anos fui de novo nessa exposisão e gastei toda minha mesada em PC's comprei uma Ping, Uma Drosera, uma Sarra purpurea e duas Neps( uma suspeito que era alata, a outra nao faço a minima ideia posso postar fotos depois), como já tava maiorsinho e tinha um pouco mais de consciencia me informei de como cuidar delas, e ao chegar em casa fui pesquisar na internet, passaram alguns meses(acho que 5) eu eu e minha familia iamos para Fortaleza passar 20 dias e eu pedi para a empregada aqui de casa cuidar das minhas plantas, mesmo eu explicando tudo direitinho a drosera, a ping e a sarra morreram, as neps ficaram feinhas mas sobreviveeram, porém na utima utima semana de férias fui para uma cidade vizinha com minha tia quando voltei as neps tavão piores, e com o tempo morreram depois comentei com a minha mãe e ela disse que também acho estranho elas definharem pois quando chegamos de fortaleza e ela viu as neps feinhas ela colocou fertilizantes sem me avisar :evil:
Nunca perdi o interesse pelas PC's ai agora resolvi retomar meu cultivo que recomecei em maio e está indo bem.
Bem é essa a minha história
T+
Editado pela última vez por pedromegale em 27 Set 2011, 12:34, em um total de 1 vez.


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Historias bem diferentes.. mais boas de se lerem.
Bah.. sempre fui e sou até hj, muito curioso, curioso a ponto de deixar as pessoas com raiva de tanto porque? pra quê ? o que ? .. até eu me acho chato..kkkk
Sempre que via em livros e revistas e na TV falando sobre plantas carnivoras ficava fascinado pedindo bis pela materia, ficava sempre imaginando que era algo impossivel de se conseguir, pensava que pelo fato de ser ´carnivora´eu só conseguiria importando..
Assim foi indo, até que vi em um livro fotos e uma breve explicação sobre drosera e dionaea, mas ainda tinha me deixado um gosto de bis. Então fui pesquisar na internet e livros, encontrei as droseras, que sempre me chamaram a atenção pelas goticulas... Logo fui procurar quem as vendi-as, encontrei no Mercado livre afim de comprar baratinho...
Comprei sementes de Droseras e Dionaea, como sou muito preservador, evitei plantar todas de uma só vez, já que eu nao tinha o tal sphagnum, e até serviria pra mim ver ao menos as primeiras folhinhas com goticulas e armadilhas da dionaea, só isso pra mim bastaria.. plantei em materia organica, onde mofaram e não germinaram, começei a visitar o plantascarnivorasbr.com , mesmo sem me cadastrar visitava todos os dias, me tornei membro e conheci como era o cultivo das carnivoras que tinha comprado...
Revirei a cidade onde moro ( é bem pequeninha :D) e não havia encontrado o tal sphagnun... não aceitava poder plantar apenas no tal musgo e fui pro algodão, onde germinei algumas spatulatas ( ainda acho que elas germinaram de raiva, pois todos os dias eu ficava encarando as micro sementes, esfregando o vasilhame no olho..kkk) depois de um tempo encontrei em um lugar que tinha esquecido de procurar, e foi só alegria...
Transplantei e ocorreu tudo bem com as germinadas..
POxa é isso ai.. fui adquirindo experiencia com os descuidos e tropeços.


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

To adorando ler essas histórias... : joia :


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

g_Ribeiro escreveu:To adorando ler essas histórias... : joia :
Eu também todas muito curiosas.
PS: a minha tem inicio tragico perdi 6 plantas


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem