XAXIM - não vai ter mais jeito para usar

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pois é J4ck,

Existe a lei mas não há fiscalização.
Cabe a nós cultivadores passar pra frente essa informação a fim de evitar/impedir o uso do xaxim por pessoas alheias a esse problema.

"Enquanto houver demanda, haverá extração!" :evil:


tfat98

Mensagem por tfat98 »

quem não compra DVD pirata?se você comprar o xaxim e ultiliza-lo por um muito tempo,pode ficar sem peso na consiencia!


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

O que tem haver dvd pirata? Eu não compro, tudo que eu quero pego de graça na internet!

:kkk4:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

tfat98
Eu não compro... Compartilhar coisas na internet... Um filme que você comprou por exemplo não é crime... Mas vender algo que é compartilhado e de graça é falta de vergonha na cara...

O mesmo ocorre com o xaxim...

"Enquanto houver demanda, haverá extração!" :evil:


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

MarcielS escreveu:Pois é J4ck,

Existe a lei mas não há fiscalização.
Cabe a nós cultivadores passar pra frente essa informação a fim de evitar/impedir o uso do xaxim por pessoas alheias a esse problema.

"Enquanto houver demanda, haverá extração!" :evil:
: joia :
Se cada usuario do forum quando fossem em floriculturas em suas cidades, e denunciasse a autoridades competentes que a loja "X" esta vendendo xaxim, com certeza logo logo nao achariamos mais esse material a venda, e isso ajudaria a especie ameaçada :mrgreen: .
Levando em conta o numero de membros e os diversos locais em que cada um reside, conseguiria-se "ferrar" o esquema de muitos "mateiros", atravessadores e logistas , e menos xaxim seria retirado das matas :geek:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Com certeza Daniel...
Aqui as floriculturas parece que se concientizaram e não vendem... o que vende aqui é as tal de lojas de 1,99... Já vi em umas 3...
Aqui denuciar nem adianta... Pois eles estão mais interessado em quem extrai madeira de lei, pois o suborno é maior...
Isso que ferra tambem... pra chegar nas lojas tem muitos(ou todos) que molha a mão de quem fiscaliza pra passar batido...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Essa é para os grandes conhecedores, pesquisadores, etc.

Muita gente tem vasos de xaxins bem velhos, tipo 20 anos ou mais, eu tinha em minha antiga casa diversos vasos desses. Eu plantava samambaias, avencas, etc. e depois de um tempo elas tomavam conta do vaso e precisavam ser transplantadas.

Bom, minha pergunta é;
É possível usar esses vasos de xaxins antigos nas carnívoras, e qual a eficácia?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Olá Paulo, eu não não sou um grande conhecedor e nem pesquisador, mas vou responder de 'gaiato" :roll:
Quando higienizamos lascas e torroes de xaxim, fazemos isso para tornar o xaxim utilizavel de forma segura na composição do substrato. O xaxim contém altas quantidades de Tanino, e essa substancia é nociva quando em contato com as raizes então tratamos antes para nao termos problemas quanto a isso.

A dificuldade de tratar um vaso de xaxim é enorme, e não chega a ficar seguro o suficiente para receber por exemplo Nepenthes.

Um outro ponto que não pode deixar de ser levado em consideração, é que as raizes das Neps irão se misturar entre as fibras do vaso de xaxim, e quando acontecer de precisares transplantar a planta do vaso, irá ter que quebrar muitas raizes : bad :

Alem disso que foi dito, a quantidade de xaxim usada para fazer um vaso, poderá proporcionar uma grande quantidade de xaxim desfiado, que devidamente higienizado podera ser utilizado na mistura do substrato de varios vasos ao invéz de 1 só.
Eu acredito que o xaxim quando misturado em proporções adequadas é muito bom para plantas como Nepenthes, mas precisa ser tratado adequadamente antes do uso, porisso que sempre que pego xaxim velho, tenho o trabalho de desfia-lo, e deixo de molho algum tempo, depois escorro e lavo, entao fervo e lavo novamente, so depois esta bom para ser utilizado. Mas nem todos tomam esses cuidados antes da utilizaçao.
è possivel usa-lo sim, mas no teu lugar eu iria destroçar o vaso, e desfiar oque fosse possivel, e usar esse material como disse antes : joia :


Não vejo beneficio nenhum em usar vaso de xaxim. : cafe :


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

O beneficio em usar vaso de xaxim acredito eu... é que o vaso respira... assim baixando a temp um pouco... Mas eu vou mais com a cara de vasos de barro...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

j4ck_666 escreveu:O beneficio em usar vaso de xaxim acredito eu... é que o vaso respira... assim baixando a temp um pouco... Mas eu vou mais com a cara de vasos de barro...
Sim, o vaso de xaxim facilita a aeração do substrato (desde que não esteja compactado) e mantem a temperatura mais baixa que a do ambiente. Mas está em 'vias de extinção'! Então não resta dúvidas. Não compra vaso de xaxim e nem seus derivados! : bad :

Quanto ao fato de ter adquirido vasos de xaxim hà muito tempo, devemos lembrar que hà 20 anos ninguem falava sobre aquecimento global, então não tem porque ter neuras por isso. Não descarte, use e reutilize! : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem