XAXIM - não vai ter mais jeito para usar

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Eu na minha ignorância, acho que como o xaxim é retirado de uma samambaia, deve ser propagado pelos esporos produzidos pela samambaia. Falei besteira?


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Topico interessante Paulo!

A situação do xaxim é muito complicada, pois devido a "cultura" popular do uso desse material no cultivo de samambaias e orquideas estimulou durante anos a aquisição deste material, oque gerou muita renda a mateiros e floriculturas. Hoje em dia por mais que esteja realmente proibida a venda deste material, ainda é facil encontra-lo em diversas floriculturas, na forma de "vasos" , placas e na forma triturada.

Pelo que conversei com um amigo e biologo que trabalha no Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (INPA), o pé de Xaxim (Dicksonia sellowiana) não se reculpera do corte que os "mateiros" fazem, logo o especime cortado deixa de existir. Pior que quem compra vaso de xaxim contribui mais que aqueles que compram lascas e farrapos, pois a busca dos mateiros por plantas cujo caule pode-se fazer vasos e ornamentos é maior, pois a procura e o valor de revenda é consideravelmente superior.
Ainda sobre isso, penso que assim como a lei seca, a lei 9.519/92 (Código Florestal) não é cumprida devido a precaria situação dos orgãos competentes. E pela falta de iniciativa da populaçao que se omite ao invés de denunciar aos orgão competentes.

O artigo 31 da Lei 9.519/92 (Código Florestal) proíbe a coleta, o transporte e a venda de xaxim.Além disso, a Resolução 278/2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) suspende as autorizações de manejos florestais para corte e exploração de espécies ameaçadas de extinção em todo o território nacional atéque sejam estabelecidos critérios técnicos, cientificamente embasados, que garantam a sustentabilidade da exploração e conservação genética das populações exploráveis.

Parágrafo único- Responde pela infração qualquer pessoa, física ou jurídica, que participe da cadeia produtiva ou de distribuição do xaxim " Dicksonia Sellowiana", bem como aquele que por qualquer modo a cometer, concorrer para sua prática ou dela se beneficiar. https://www.aorquidea.com.br/xaxim.html+extra" onclick="window.open(this.href);return false;ção+do+xaxim&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

na minha opinião o xaxim é um otimo componente para misturar em substratos como os de cultivo de Nepenthes, porém é necessario testar outros materiais para não utilizarmos mais o xaxim, pois indiretamente estamos sendo participativos nesta ocorrencia eminente de extinção da especie em habitat natural.
Mesmo que seja dito que fulano tem autorizaçao para extrair sabemos que isso não procede, trata-se de uma tentativa de ludibriação, afim de evitar possiveis denuncias sobre a pratica do comerciante :geek:
Alem disso, para quem ja tem xaxim em casa, existe a possibilidade de reciclar o material afim de reutiliza-lo na composição de substrato. Vasos velhos podem ser desfeitos e o material higienizado vindo a proporcionar uma boa quantidade de xaxim, e assim evitando-se a compra. O xaxim demora muito para se decompor, entao seria otimo reciclar oque ja se possui. O Desperdicio é um luxo que não podemos usufruir neste caso.

aff.. cansei de escrever :mrgreen:

Abraço


Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Ops então o meu é ilegal... Agora já comprei, já era... hehehe


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

geralmente eu reciclo o xaxim pegando dos vasos que as pessoas jogam fora...
pergunta rapida:sementes de droseras(burmanni,intermedia...)germinam em xaxim puro???


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Guiga, germinam sim. O maior desperdicio de xaxim da minha vida foi numa jardineira de droseras,
na época eu tinha um restinho de sphagnum (nem 10g em comparação com o saquinho q vinha 30g).

Isso pra uma jardineira de mais ou menos 30x12cm, foi cerca de 90% de xaxim...

Não só burmanii e intermedia germinaram, como capensis (alba e tipica), D. indica 'pale pink flour' e D. spatulata.

Basicamente todas as sementes que joguei, e agora a jard está sofrendo de super lotação! ehehe

PS: Onde que as pessoas jogam fora? Tem um lixinho aqui em casa pow! ehehehhe

abrx.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

crytech escreveu:Guiga, germinam sim. O maior desperdicio de xaxim da minha vida foi numa jardineira de droseras,
na época eu tinha um restinho de sphagnum (nem 10g em comparação com o saquinho q vinha 30g).

Isso pra uma jardineira de mais ou menos 30x12cm, foi cerca de 90% de xaxim...

Não só burmanii e intermedia germinaram, como capensis (alba e tipica), D. indica 'pale pink flour' e D. spatulata.

Basicamente todas as sementes que joguei, e agora a jard está sofrendo de super lotação! ehehe

PS: Onde que as pessoas jogam fora? Tem um lixinho aqui em casa pow! ehehehhe

abrx.
Mas as sementes germinam na mesma velocidade que quando estão no sphagnum ?


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Guiga, estão mais saudáveis e cresceram mais (e mais rápido) do que as plantadas em sphagnum puro.

:magico:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

oba agora eu estou animado :lol: :D :yahoo: : dance :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Ehehehe, apenas observe a quantidade de sol e água! E tem que ferver o xaxim e tal...

Só não compre xaxim, se você ver vendendo em algum lugar seja chato e questione o vendedor até a morte! eheheh : joia :


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

é soda isso... o xaxim era o melhor substrato que tinha... =/... agora só quem ja tem ele... Ele tem um nivel de nutrientes(vi não sei aonde) ou alguma poção magica... que ajuda as PCs, Orquideas ou qlqr planta q seja plantada ali... E não prejudica as pcs... é froid...

O maior problema é que... Tem pra vender...
Ai você ve aquele xaxinzão la dando sopa... você pode comprar pq ja ta ali, alimentando a extração ilegal ou não comprar e ficar durando um bom tempo se remoendo e se perguntando "e se eu tivesse comprado? ja tava ali mesmo...".

=/


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem