Dioneia murchando e com armadilhas nova empretecendo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
brunosantiago
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jan 2018, 21:36
Localização: Paque Independencia /Medianeira-PR
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Dioneia murchando e com armadilhas nova empretecendo

Mensagem por brunosantiago »

Eai galera
Sou iniciante no cultivo de PCs e não sei o que fazer ,comprei uma dioneia a 4 dias na floricultura e logo que cheguei fiz a troca do substrato para sphagnum+areia, a planta que ja não tava das mais bonitas na floricultura começou a empretecer as novas armadilhas e hoje me deparei com uma destas armadilhas murchando. Alguém sabe o que pode ser feito para que ela sobreviva?
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail]https://imgur.com/XZ8wSW6.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

essa estava na floricultura, 99,9% a muitos dias sem sol. você a expôs diretamente?

se sim, junto a troca de substrato, foi muito para uma planta não aclimatada e já debilitada (fraca).

vamos torcer para ela se recuperar, boas sorte, mas ela não está bem e você corre o risco de perder. :cry:

vamos ser otimista! deixe a sua planta em local que pegue somente o sol da manhã ou da tardinha, o mais fraco. após 3/4 dias aumente o tempo em duas horas por mais 3 ou 4 dias, e continue assim até o tempo máximo de sol. mas atenção, por hora sempre água abaixo, local de sol fraco e poucas horas de sol e aguarde o recuperar da planta lentamente. no momento o recuperar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Unforgible
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Jan 2018, 09:50
Localização: Fortaleza/Ceará
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Unforgible »

Pode seguir a dica do Edson, tá funcionando com a minha. E outra coisa que eu faço e parece estar funcionando, eu fiz uma estufa de garrafa pet, e depois dela ficar as horas no sol fraco eu coloco dentro da estufa com água embaixo e deixo lá o dia todo em um lugar com claridade, sem contato direto com o sol.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Unforgible escreveu:Pode seguir a dica do Edson, tá funcionando com a minha. E outra coisa que eu faço e parece estar funcionando, eu fiz uma estufa de garrafa pet, e depois dela ficar as horas no sol fraco eu coloco dentro da estufa com água embaixo e deixo lá o dia todo em um lugar com claridade, sem contato direto com o sol.
Apenas cuidado com isso, não é interessante ficar trocando a planta de lugar, principalmente nos primeiros dias, que ela estará mais estressada..
O correto e deixar em algum lugar e não mexer mais. : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

brunosantiago escreveu:Eai galera
Sou iniciante no cultivo de PCs e não sei o que fazer ,comprei uma dioneia a 4 dias na floricultura e logo que cheguei fiz a troca do substrato para sphagnum+areia, a planta que ja não tava das mais bonitas na floricultura começou a empretecer as novas armadilhas e hoje me deparei com uma destas armadilhas murchando. Alguém sabe o que pode ser feito para que ela sobreviva?
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail]https://imgur.com/XZ8wSW6.jpg[/thumbnail]
Posso estar enganado, mas pode ser excesso de água também, isso facilmente faz a planta abortar as traps, principalmente nas dios de feira, pois estas chegam a ficar dias sem receber água, então estão acostumadas com bem pouca umidade, sugiro você deixar o nível bem baixo por enquanto, e acima de tudo, não ficar mexendo.. : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
brunosantiago
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jan 2018, 21:36
Localização: Paque Independencia /Medianeira-PR
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por brunosantiago »

Edson Poscai escreveu:essa estava na floricultura, 99,9% a muitos dias sem sol. você a expôs diretamente?

se sim, junto a troca de substrato, foi muito para uma planta não aclimatada e já debilitada (fraca).

vamos torcer para ela se recuperar, boas sorte, mas ela não está bem e você corre o risco de perder. :cry:

vamos ser otimista! deixe a sua planta em local que pegue somente o sol da manhã ou da tardinha, o mais fraco. após 3/4 dias aumente o tempo em duas horas por mais 3 ou 4 dias, e continue assim até o tempo máximo de sol. mas atenção, por hora sempre água abaixo, local de sol fraco e poucas horas de sol e aguarde o recuperar da planta lentamente. no momento o recuperar. : joia :

Obrigado ! Vou deixar ela quieta neste lugar so pega umas 3 horas de sol por dia .Tomara que ela fique bem


Avatar do usuário
brunosantiago
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jan 2018, 21:36
Localização: Paque Independencia /Medianeira-PR
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por brunosantiago »

Felipe Siebert escreveu:
brunosantiago escreveu:Eai galera
Sou iniciante no cultivo de PCs e não sei o que fazer ,comprei uma dioneia a 4 dias na floricultura e logo que cheguei fiz a troca do substrato para sphagnum+areia, a planta que ja não tava das mais bonitas na floricultura começou a empretecer as novas armadilhas e hoje me deparei com uma destas armadilhas murchando. Alguém sabe o que pode ser feito para que ela sobreviva?
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail]https://imgur.com/XZ8wSW6.jpg[/thumbnail]
Posso estar enganado, mas pode ser excesso de água também, isso facilmente faz a planta abortar as traps, principalmente nas dios de feira, pois estas chegam a ficar dias sem receber água, então estão acostumadas com bem pouca umidade, sugiro você deixar o nível bem baixo por enquanto, e acima de tudo, não ficar mexendo.. : joia :
Realmente ela estava totalmente sem agua quando a comprei vou tentar isto também ,tomara que der certo.Obrigado !


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Unforgible escreveu:Pode seguir a dica do Edson, tá funcionando com a minha. E outra coisa que eu faço e parece estar funcionando, eu fiz uma estufa de garrafa pet, e depois dela ficar as horas no sol fraco eu coloco dentro da estufa com água embaixo e deixo lá o dia todo em um lugar com claridade, sem contato direto com o sol.
Não faça isso!
Primeiro: Estufa não é aconselhado para quem pode manter a planta no sol. Estufas são aconselhadas para nepenthes que curtem umidade mais alta e menos sol. Dionaea em estufa é dar chance pra fungo tomar conta.
Segundo: Mudar a planta de lugar causa muito mais problema do que resolve (só pensar que elas tem raiz por um motivo).


: joia :


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Unforgible
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Jan 2018, 09:50
Localização: Fortaleza/Ceará
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Unforgible »

Aos dois, obrigado pela correção, eu tinha pensado na estufa porque a noite aqui onde eu moro está muito mais fria do que o normal e ventando mais, mas vou seguir o conselho de vocês e não usar mais a estufa. : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

qdo se usa a estufa, jamais a deixamos em sol. senão cozinha tudo.

se vier a usar estufa, esta somente em locais sem sol. com sol jamais! : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem