Dionaea domada?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

rdrgobra escreveu: Acho que como os órgãos reprodutores masculinos ficam próximos ao órgão feminino pode acontecer a polinização sem precisar da nossa ajuda, mas não custa nada dar uma ajuda.
Vi em um documentário sobre Darwin que sementes geradas por fertilização cruzada produzem plantas relativamente mais fracas e menores do que as que foram geradas por reprodução sexuada. Mais ou menos algo parecido com consanguinidade. Mas não sei se ocorre com as D. muscipula, lá eles usaram outra planta.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Obs.: O curioso é que não as polinizei e mesmo assim a "safra" foi relativamente boa. Será que realmente é preciso polinizar manualmente esta PC?
aqui tb não polinizo mais as flores das dios e elas rendem muitos frutos/sementes, Rodrigo. Já notei passeando pelas flores umas abelhinhas (ou mosquinhas) verde metálico... aqui eu acredito q sejam elas q façam a polinização em meu cultivo.... aqui elas aparecem mais pela manhã, até umas 10h... depois somem...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

w1999 escreveu:Vi em um documentário sobre Darwin que sementes geradas por fertilização cruzada produzem plantas relativamente mais fracas e menores do que as que foram geradas por reprodução sexuada. Mais ou menos algo parecido com consanguinidade. Mas não sei se ocorre com as D. muscipula, lá eles usaram outra planta.
entendo que seja exatamente o contrario que você falou amigo, quanto mais se mantem a mesma genética menos se aperfeiçoa a resistência, observe isso por exemplo os cachorros vira-lata são considerados os mais resistentes e ganham em disparada dos "puro sangue", outro exemplo o peixe tambacu que e o cruzamento do tambaqui com o pacu, ficou um otimo peixe com o tamanho do tambaqui e a alimentação do pacu gerando uma genética bem melhor. em plantas vemos vários exemplos mais conhecidos como transgênicos que e feito em laboratório mais e praticamente a mesma coisa ou a enxertia (laranja no pé de Limão entre outros)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

smart2 escreveu: entendo que seja exatamente o contrario que você falou amigo, quanto mais se mantem a mesma genética menos se aperfeiçoa a resistência, observe isso por exemplo os cachorros vira-lata são considerados os mais resistentes e ganham em disparada dos "puro sangue", outro exemplo o peixe tambacu que e o cruzamento do tambaqui com o pacu, ficou um otimo peixe com o tamanho do tambaqui e a alimentação do pacu gerando uma genética bem melhor. em plantas vemos vários exemplos mais conhecidos como transgênicos que e feito em laboratório mais e praticamente a mesma coisa ou a enxertia (laranja no pé de Limão entre outros)
Exatamente Ricardo, desculpe-me pelo erro grotesco. Quis dizer que plantas que se auto-polinizam geram descendentes mais fracos, enquanto as que fazem polinização cruzada geram descendentes com variedade genética mais fortes e resistentes. Zero pra mim.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Senhor Bellsprout escreveu:
Pendragon escreveu:Se fosse uma Dionaea trazida diretamente dos EUA ela realmente demoraria um ou dois anos pra se adaptar à diferença entre a primavera brasileira e a americana. No entanto todas as dionéias nascidas no Brasil (por clonagem ou por semente) já nascem "sabendo" quando é a nossa primavera. Isso porque o gatilho interno para a planta iniciar floração ou entrar em dormência são elementos como fotoperíodo (quantidade de horas de sol que a planta recebe) e umidade do solo.
Dessa eu não sabia, pensei que depois que germinavam demorava um bom tempo para as plantas aprenderem sobre as estações diferentes de seu hábitat.
Não apenas plantas, mas sementes importadas também precisam de tempo para se adaptarem.
Tenho muitas dionaeas germinadas aqui, mas que foram importadas, essas precisarão de um bom tempo para se aclimatarem.
As sementes que obtive foram frutos de polinização por insetos, se a planta está num lugar sem inseto ou dentro de uma estufa a polinização terá que ser feita de forma não natural, ou seja usando os métodos já apresentados aqui no fórum.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem