Primeira postagem - minha nepenthes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Evandro, aparenta não ter sphagnum, só fibra de côco?

olha ela aparenta necessidade "urgente" tente retirar o possivel da fibra sem afetar ou se aproximar da raízes, coloque sphagnum esterilizado (cozido 5 a 10 min, e cortado em média 2 cm) o qto antes (sempre é 1/2 a 1/2, neste caso acho melhor puro, até ela se recuperar). aguarde as dicas do Rodrigo, Marciel e amigos q irão completar ou corrigir estas palavras, antes não mecha. boa sorte


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O meu ex-Alatão ficou plantado apenas em chips de coco por mais de três anos e nesse período gerou 4 brotos basais (3 deles com tamanhos que variavam de 1, 5 a 2 metros de altura) e 3 ramificações laterias, todas bem grandes.

O ramo principal tinha cerca de 3 metros e só podei a planta porque não havia mais por onde ela crescer. Diante disso, não creio que apenas a fibra de coco sem musgo é um empecilho para o desenvolvimento desta ou de quaisquer outras Neps. Desde que o substrato permaneça úmido a planta sobreviverá...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Evandro Moers
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Jun 2015, 08:56
Localização: Arroio do Meio RS Brasil
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Evandro Moers »

Edson Poscai escreveu:Evandro, aparenta não ter sphagnum, só fibra de côco?

olha ela aparenta necessidade "urgente" tente retirar o possivel da fibra sem afetar ou se aproximar da raízes, coloque sphagnum esterilizado (cozido 5 a 10 min, e cortado em média 2 cm) o qto antes (sempre é 1/2 a 1/2, neste caso acho melhor puro, até ela se recuperar). aguarde as dicas do Rodrigo, Marciel e amigos q irão completar ou corrigir estas palavras, antes não mecha. boa sorte
Edson, ela tem fibra de coco por cima somente, coloquei pois acreditava manter melhor a umidade do musgo abaixo, mas se não é indicado vou retirá-lo.

Rodrigo Costa, acreditava que fosse necessário podar a planta em virtude de os brotos laterais retirarem muita energia da planta mãe. mas se não é necessário, vou deixá-la crescer para ver qual altura ela chega. :lol: Só vou completar com musgo tratado e fazer um gabarito para ele crescer.

Posso aproveitar para trocar de vaso? Li aqui no fórum que os da cor preta não são muito indicados devido a reterem muito calor.

Obrigado!!

Evandro Moers


"Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las."
Andre Saut
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Edson, ela tem fibra de coco por cima somente, coloquei pois acreditava manter melhor a umidade do musgo abaixo, mas se não é indicado vou retirá-lo.
Evandro o Rodrigo esclareceu. eu somente complementaria em 50% de fibra e 50% de sphagnum, preparados, até uns 2 cm onde pela imagem as raízes estão brancas. e como estão bem, só trocaria o vaso em ago/set, qdo for separar os brotos, se for o seu gosto. qto ao vaso, se puder evitar a cor preta melhor.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Evandro Moers
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Jun 2015, 08:56
Localização: Arroio do Meio RS Brasil
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Evandro Moers »

Vou fazer isso, completar com mais musgo até cobrir as raízes, e depois quando chegar a primavera, troco de vaso e deixo crescendo.

Muito obrigado a todos pela ajuda!! : joia :


"Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las."
Andre Saut
Avatar do usuário
Evandro Moers
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Jun 2015, 08:56
Localização: Arroio do Meio RS Brasil
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Evandro Moers »

Bom, como dito anteriormente por mim comprei algumas sementes pela internet, no impulso é claro.
Digo que foi no impulso pois, se tivesse usado um pouco o meu cérebro lembraria que agora está começando o inverno e as temperaturas aqui no sul não são propícias para o plantio de sementes nesta época. :roll:
Seguem fotos do material recebido:
Aos que conhecem sementes de nepenthes, são ou não são de Nepenthes?
Imagem
Semente desconhecida, deixar na geladeira por um mês ????
Imagem

Minha duvida:Será que posso colocar as sementes em musgo e ir regando mesmo sendo inverno, ou espero e só coloco as sementes no musgo na primavera? Caso deva esperar, posso deixá-las dentro dos saquinhos?

Recebi sementes de outras plantas, mas estas eu acredito que devo esperar até a primavera para fazer a semeadura:
ImagemImagemImagem

Sei que são muitas perguntas, mas não gostaria de perder as sementes. :?


"Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las."
Andre Saut
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sinto lhe dizer mas as primeiras sementes não são de Nepenthes e muito menos de quaisquer outros géneros de PCs conhecidos.

Melhor sorte da próxima vez :cry: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Quando comecei eu fiz uma compra no mercado livre de sementes de Neps e vinha essa da grama vermelha ( kochia ) de brinde acredito ser do mesmo vendedor.... e como o Rodrigo disse não são sementes de Neps.
Abç


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Fico pasmo ao ver como tem tanta gente de má índole nesse mundo. :evil:

Abç


Avatar do usuário
Evandro Moers
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 34
Registrado em: 07 Jun 2015, 08:56
Localização: Arroio do Meio RS Brasil
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Evandro Moers »

Bom, já que não são sementes de nepentes, vou plantar e ver que matinho me venderam... :(


"Ontem, tal qual um carcereiro, dei água a todas as plantas aprisionadas nos vasos, não foi eu quem as prendeu, mas fui eu que não tive coragem de libertá-las."
Andre Saut
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem