Maresia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Maresia

Mensagem por csmufo »

Olá, amigos!

Dia 9 irei passar uns dias na praia e pode ser que não tenha com quem deixar minha dio. Minha dúvida é: estando minha casa a 4 quadras do mar, a maresia seria prejudicial a ela? Obrigado à todos!

Claudio Möller


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Maresia - "... resultado do transporte e dispersão pelo vento das gotas de água salgada formadas pela rebentação das ondas, ou pelo desfazer das vagas  em situações de tempestade, formam-se gotículas de água do mar, que após evaporação durante o transporte atingem elevadas concentrações de sais minerais, particularmente de cloreto de sódio. Como os sais em geral não são solúveis no ar atmosférico , o transporte destas gotículas pelo vento, e depois o transporte dos cristais de sal formados pela sua evaporação , constitui o principal mecanismo de transporte aéreo da sais marinhos." - Wikipedia.

Oi Claudio.

Entendi que vai levá-la com você para praia. É isso mesmo?

Penso que não terá problemas. Acredito que somente a longo prazo o acúmulo de sais sobre o substrato possa causar danos a sua Dionaea. Por um período curto nada acontecerá.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tudo bem que o acúmulo de saís é prejudicial as plantas a longo prazo, mas se parar para pensar caso a coisa fosse tão seria assim teríamos uma porção de membros nesta comunidade impedidos de cultivar PCs pelo simples fato de morarem em cidades litorâneas.

A meu ver, até prova o contrário, isto não passa de um mito.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Isso mesmo! Levaria ela pra praia (não para a beira, claro hehehehe). Muito obrigado pelas respostas! Vou levar o Mr. Cuddles pra conhecer o litoral então! Abraços! :mrgreen:

Claudio Möller


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Nunca observei algum cultivo proximo ao mar...aqui no nosso país temos pc´s assim. Eu acho que não haverá problemas mas creio que você deverá poupá-la do vento...é ele quem carrega as partículas de sal.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

Kra fiz uma viagem recente pra Rio das ostras no Natal.,. A Casa ficava mais distante... Cerca de 1,8 km da praia... Não tive problemas com nenhuma PC... Nem nepenthes nem as dionaeas e nem drosera... E não se engane pensando q a maresia num chegava lá, duas cadeiras de ' Praia' de ferro estavam guardadas num quarto fechado... Adeus para as cadeiras.... Lixo...


Contudo, acho q a maresia temporária não é problema para as plantas.. Até pq a água destilada da rega vai equilibrar as coisas...


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Pessoal, obrigado pelas respostas e desculpem a demora em responder, pois acabo de voltar da praia. Deixei a dio no pátio, tomando sol, com pouquíssimo a zero de vento. Está tudo bem. Valeu!


Responder