Algumas macros

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

A flor da primuliflora é branquinha?? Acho q ainda não havia visto a flor dela.... aguardarei ansiosa pela atualização das suas fotos!! :P


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mais uma atualização, amigos:

Foto 28 - D. peltata

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 1373993932[/thumbnail]

De 30 sementes semeadas, apenas esta germinou :( . Conversando com um membro do CPUK, o mesmo me disse que as vezes o nascimento das demais atrasa, vindo a nascer nos meses seguintes :mrgreen: .

Foto 29 - P. moctezumae x hemiepiphytica

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 41406b.jpg[/thumbnail]

Eis uma de minhas Pings preferidas com a característica "roseta de hibernação", comum no Inverno. Na Primavera esta PC irá deslanchar o seu desenvolvimento, aonde mostrará toda a sua beleza.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pegou o jeito das 'macros' heim Pinguiculeiro! :D

Parabéns, as fotos estão cada vez melhores!

Abç


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Bela ping e D. peltata, essa vai ficar bem grande um dia, por enquanto são apenas macros :roll:
Fiquei imaginando como algumas Pinguiculas farão para formar rosetas de inverno por aqui :roll:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gabriel,

Se suas Pinguiculas recebem luz natural, elas saberão pelo fotoperiodo.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Mais uma atualização, amigos:

Foto 28 - D. peltata

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 1373993932[/thumbnail]
Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

A foto dessa peltata esta muito bonita, eu não consigo fazer macros dessa qualidade com a minha atual câmera.

Quanto ao lance da germinação da peltata eu tenho um mudinha aqui, mas germinou muito que morreram devido ao excesso de carvão no substrato.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:A foto dessa peltata esta muito bonita, eu não consigo fazer macros dessa qualidade com a minha atual câmera.
Ué amigo, mas a sua câmera não é uma FujiFilm FinePix S2950 :roll: ? No site da Fuji consta que ela produz fotos macro a até 2 cm do objeto :? .
Paulo escreveu:Quanto ao lance da germinação da peltata eu tenho um mudinha aqui, mas germinou muito que morreram devido ao excesso de carvão no substrato.
Viva :yahoo: !!! Até que enfim conseguiu germinar esta PC, a muito você estava atrás dela. Parabéns e sucesso no cultivo dela.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Juliano Alves escreveu:Belas macros Rodrigo principalmente a P. primuliflora que é possível ver as gotículas na flor :shock:. Agora fico pensando: Qual a utilidade da mucilagem na flor?

Abraços!
Acho que nesse caso não é uma questão de utilidade, mas sim de que a haste e as folhas da planta, são recobertas com o mesmo tecido que as folhas.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Rodrigo, muito boa sua câmera, as fotos estão ótimas. : joia :

Geralmente a haste floral tem bem menos pelos com mucilagem de captura mas a existência deles pode estar relacionada com o tipo de polinizador que a planta favorece. Geralmente, os agentes polinizadores são, na sua maioria, voadores, em primeiro lugar as abelhas depois vespas, moscas, borboletas e até besouros, sem contar beija-flores e morcegos. Aliás, qual é o polinizador principal da P. primuliflora?

Além disso, o fato da flor estar longe das armadilhas devido sua haste comprida, mostra que a polinização cruzada, na maioria das espécies, é feita por insetos voadores. Nesse caso, se os pelos da haste contribuem para captura e ainda assim não afetam a polinização, isso é passado como adaptação durante a evolução. Formigas também podem polinizar mas nesses casos não são o alvo da planta e assim elas são usadas mais como presas.

Já viram alguma foto de inseto capturado pela haste floral?

Abço.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Boa sorte com a D. pelata e as pinguiculas estão indo muito bem, a P. moctezumae x hemiepiphytica ta bem legal, a minha está assim também, encoclida de frio :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem