Aldrovanda vesiculosa
[img]http://www.focus.it/Allegati/2011/4/ave ... 409846.jpg[/img]
Talvez esta seja a PC mais difícil de se manter em cultivo, uma vez que além de aquática ela e rara, a mesma esta ameaçada de extinção na Europa, África, Ásia e Oceania (Austrália), seus locais de origem. A planta apesar de ser parecida com uma Dionaea (suas armadilhas tem as mesmas características) compartilha um ancestral comum com as Droseras.
Obter sementes dela é um verdadeiro desafio, porém mesmo que isto seja possível, fazê-las germinar é um "parto", pois a água necessita estar numa certa temperatura ou nada feito. Outro problema encontrado na germinação dela são o PH correto (a água precisa ser ácida) e a competição com algas, pois estas podem por sufocar as sementes que ficam boiando.
Byblis gigantea
[img]http://farm6.staticflickr.com/5301/5773 ... b308_z.jpg[/img]
A maior das plantas do género Byblis também é uma das mais problemáticas para germinar, necessitando que suas sementes sejam tratadas por GA3 ou então submetidas a um processo térmico que consiste na queima de folhas secas no topo do vaso, para simular um incêndio, o que libera substâncias essenciais para sua germinação.
Darlingtonia californica
[img]http://www.coloradocarnivorousplantsoci ... bras10.jpg[/img]
Além de difícil germinação, suas semementes necessitam de estratificação a frio (cerca de 4º C), as seedlings (mudas) precisam de cuidados especiais, pois se as raízes sobreaquecerem a planta definha até a morte. Na realidade, mesmo plantas adultas não suportam alta temperaturas em seu rizoma/raizes, de forma que manter esta planta no cultivo e um verdadeiro desafio.
Cephalotus follicularis
[img]http://4.bp.blogspot.com/-jDQsXsjIcAo/T ... ularis.jpg[/img]
Esta também é um desafio, pois há relatos de sementes que germinaram 9 meses depois de semeadas. O uso de GA3 é uma incognita, visto que não existe um consenso sobre este ácido ajudar na germinação dos Cephs.
Dionaea muscipula
[img]http://content65.eol.org/content/2011/1 ... 80_360.jpg[/img]
A Dionaea é um coringa. Digo isto, pois uma parte dos hobbystas a germina com facilidade e outros não, sendo que eu me enquadro na segunda categoria. Pra piorar existe a questão da necessidade de estratificação, a frio, das sementes desta espécie. Em minhas buscas na internet cheguei à conclusão de que isto foi um mito propagado no inicio do hobby (lá pelos anos 60) e que depois se mostrou infundado. Mesmo assim uma parte significativa da comunidade carnivoróloga adota este método, independente das opiniões contrárias a esta técnica.
Drosera cistiflora
[img]http://content63.eol.org/content/2011/1 ... 80_360.jpg[/img]
Da mesma forma que a Roridula, esta PC necessita de estratificação termoquímica e, caso não passe por esta técnica, as sementes podem não germinar ou demorar até 3 anos para nascer .
Drosophyllum lusitanicum
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... adrona.jpg[/img]
O "Pinheiro-baboso" português, antigamente classificado como uma Drosera esta PC atinge um bom diâmetro, mostrando-se uma planta exuberante. O problema e germinar suas sementes, pois se não forem frescas aí só escarificando elas (técnica que consiste em lixar ou cortar a ponta da semente e expor o seu interior) e depois tratá-la por 3 dias numa solução com GA3.
Heliamphora tatei
[img]http://www.heliamphora.de/images/dscf5689_579.jpg[/img]
Esta planta origunária da América do Sul (região dos Tepuis, fronteira do Brasil com a Venezuela e Guiana) e difícil de se manter em cultivo (pelo fato de ser Highland, ou seja, de de elevadas altitudes), porém isso nem se compara perto da dificuldade em se obter sementes dela. Germiná-las então, aí só com muita paciência.
Pinguicula algida
[img]http://www.pflanzen-im-web.de/files/Sta ... _gross.jpg[/img]
Planta de clima subpolar, nativa da Russia (Sibéria) sendo quase que impossível mantê-la em cultivo, pois necessita de condições "mui sui generis" para se desenvolver. Obter e germinar sementes dela? Esqueça, não ha relatos de que esta PC tenha sido introduzida em cultivo.
Nepenthes villosa
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... illosa.jpg[/img]
Eu poderia dizer que todo o género Nepenthes é de difícil germinação, no que não estaria errado, mas aí eu incorreria no mesmo problema apresentado com a geminação de sementes de Dionaea, ou seja, o que é difícil para mim pode não ser para o outro. Diante disso a escolha da planta acima se justifica pelo fato dela ser uma descoberta recente, estar ameaçada de extinção e, sendo assim, a disponibilidade de sementes dela no mercado é quase nula. Alia-se a tudo o que disse, o fato que você terá que esperar de 3 meses a 1 ano até que alguma semente dela resolva dar o ar da graça.
Roridula dentata
[img]http://www.coloradocarnivorousplantsoci ... 20(22).JPG[/img]
Esta proto-carnívora, nativa da África do Sul, é considerada de difícil germinação. Segundo o que li é necessário utilizar o método de estratificação termoquímica que consiste em submeter às sementes a um "banho" numa solução de GA3 por 2/3 dias, semear elas em turfa ou Sphagnum, juntar umas folhas secas e depois atear fogo. Se tudo correr bem em 1/3 meses ela irá germinar.
Bom, vou parando por aqui. Se alguém mais souber de outra PC/PPC que seja difícil de germinar, pode postar aqui para podermos discutir sobre este assunto.
Até a próxima e fiquem na paz.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Fonte:
https://cupetinte.blogspot.com.br/2011/ ... laris.html
https://eol.org/pages/5471286/overview
https://www.dragonhaven.plus.com/carniv ... onaea.html
https://www.coloradocarnivorousplantsoc ... rnica1.htm
https://commons.wikimedia.org/wiki/File ... adrona.jpg
https://www.heliamphora.de/01b021930e07 ... d6306.html
https://www.pflanzen-im-web.de/pflanzen ... terwor.php
https://commons.wikimedia.org/wiki/File ... illosa.jpg
https://www.coloradocarnivorousplantsoc ... entata.htm