Ajuda com a minha Dionea Muscipula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Aproveitando esse tópico, estou precisando de ajuda em umas seedlings de dionaeas.

Eu não entendo o que está acontecendo, nas mais velhas as folhas que nascem ficam amareladas e o pior umas mais novas está começando nas sementes já estão com as pontas das folhas pretas.

Aqui vão as fotos, na primeira com as folhas amareladas e na outra com as pontas pretas.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=590[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=591[/thumbnail]

Será que é problemas no substrato? Eu usei uma mistura de sphagnum, perlita, vermiculita e carvão.
Elas ficam numa estufa com 18hs por dia de luz e com sistema de ventilação. Pragas não existem mais, isso tenho certeza.

Se eu trocar por sphagnum puro será que melhoram? Detalhe tenho 6 mudas de dionaeas em que também está acontecendo coisa semelhante e estou usando a mesma composição de substrato, nessas estou pensando em retirar todas as folhas queimadas e replantar o rizoma em sphagnum puro.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, segundo uma observação do Marciel, as Dionaeas vivem em um ambiente de solo arenoso e sendo assim, seria melhor cultivá-las em sphagnum + areia de quartzo. Dê uma olhada nesta foto e verá que a dica dele parece ser a correta:

[img]http://www.goldendelighthoney.com/tes/D ... lytrap.jpg[/img]

Obs.: Por experiência própria não aconselho o uso de vermiculita, pois a mesma deteriora rápido. Minha Dionaea estava plantada em um vaso com sphagnum + vermiculita e com 5 meses, o substrato ficou emprestável. Eu fui obrigado a trocá-lo, uma vez que estava exalando um fétido odor de "fossa".

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte:

https://www.goldendelighthoney.com/tes/ ... _text.html" onclick="window.open(this.href);return false;


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Dizem que a vermiculita ajuda na formação de cianobactérias, e pelo que parece elas prejudicam o desenvolvimento de plantas pequenas...
será que não seria melhor trocar mesmo de substrato?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Então,

Eu tenho apenas sphagum, não encontrei areia de aquário aqui na cidade. Estou pensando em areia de construção e tratar como já indicado por aqui.

O estranho é que tenho plantas em que o substrato contém vermiculita e não tenho tido problemas que são pinguiculas e nepenthes, os problemas que tive com nepenthes foram com uma praga. Talvez seja porque o substrato para elas é com baixa umidade.

Um outro componente muito indicado é a perlita, mas eu percebi que quando passei a usar no substrato o índice de algas aumentou.

As seedlings eu vou tentar salvar colocando em sphagnum puro e as mudas num substrato na base de 1:1 de areia e sphagnum,

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Dando um up nesse tópico para um novo relatório.

Terminei de fazer os transplantes das dionaeas a 1:30hs da manhã, ou seja agora a pouco.

Fui radical, troquei o substrato por uma composição de 1:1 de sphagnum e areia de construção.

Achar areia de construção me tomou quase toda a tarde, andei muito porque por aqui tem muita construção, mas percebi que estamos na era da reciclagem e estão usando muito material de demolição.
No final consegui areia de rio e fiquei horas lavando com agua fria até ficar bem clara e depois fervi por 2 vezes trocando a agua.

O que achei estranho é que na minha cidade Osasco a areia de construção é bem branca, pelo menos era e vinha de portos de areia. Sei que na região de Mogi tem ou teve um e num municipio ao lado de Osasco tinha um enorme.
Aqui a areia de construção é marrom e também bem fina e para clarear deu um trabalho tremendo.

Quanto aos transplantes eu fiz primeiro nas seedlings o que foi mais fácil pelo tamanho, lavei elas em agua corrente de torneira mesmo e depois dei um banho rápido com SuperThrive e coloquei nos copinhos de café novos.

Quanto as mudas o trabalho foi maior, praticamente cortei quase todas as folhas, deixando as que ainda não estavam pretas e fiz o mesmo procedimento de lavar com agua corrente e depois um banho de ST.
Das seis mudas 5 estão com o rizoma branco e grande e apenas uma tinha um rizoma pequeno, mas estava branco, essa praticamente ficou sem folhas.

Agora é aguardar e ver o resultado, eu espero que ter sucesso. Quanto ao substrato que eu estava usando vou deixar secar bem, isso vai durar meses e quando precisar vou usar nas nepenthes depois de muito fervido, pois elas não reclamaram desse substrato porque a umidade é pequena.

Agora com relação a vermiculita e perlita estou com os dois pés atrás, tanto um como o outro podem virar ninho de bacterias e outros agentes, pois são bem porosos. Com a perlita existe um agravante como já relatei, no substrato em que uso ele cria muita alga.

É isso aí, abraços


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
monster_arth
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2012, 17:30
Localização: Taquara/RS
Agradecimentos: 4 vezes
Contato:

Mensagem por monster_arth »

Fazer transplantes é sempre demorado e trabalhoso, manter tudo asséptico demora mas compensa... Quanto a perlita, uso em alguns vasos, e são os únicos que não criaram algas, já os que tem apenas areia e perlita estão com algas verdes por tudo


[ ]'s
Arthur Petry
Lucas
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Out 2012, 11:18
Localização: Contagem MG

Mensagem por Lucas »

Ressuscitando o tópico...

Preciso de ajuda.. Tenho uma DM Red Dragon que comprei do Ono..
Ela tem 6 armadilhas ao todo, sendo 3 armadilhas funcionais, uma apodrecendo e duas crescendo.
até aí, tudo bem..
Só que uma das armadilhas que está crescendo já ta apodrecendo antes mesmo de abrir e terminar de se desenvolver D:
O que pode ser? isso é um sinal que ta acontecendo algo com a planta, ou é normal e não preciso me preocupar?
detalhe: a outra armadilha está crescendo normalmente até agora. Sem qualquer problema aparente.

Como ela chegou a pouco tempo, e está passando pelo processo de adaptação do ambiente e substrato, deixo ela tomar sol direto apenas de 14h às 16h, que é o horário que o sol está mais fraco. Estou fazendo certo?
Quanto a rega, procuro deixar o substrato bem encharcado, molho o substrato 2 vezes por dia e estou constantemente borrifando água nas folhas. (com água descansada)

Peço desculpas a todos, talvez sejam perguntas com respostas óbvias demais, mas sou novo no cultivo, e quero começar com o pé direito..

Abs povo o/


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

É normal isso acontecer enquanto a Dionaea está se adaptando ao novo ambiente. Já que você comentou que outra armadilha esta surgindo e aparentemente está OK, não há com que se preocupar.

Obs.: Não borrife água diretamente nas folhas (armadilhas) da Dionaea. Se quiser regar a planta use um pratinho com água embaixo do vaso e complete-o toda vez que o nivel baixar muito.

Não se esqueça de lavar o mesmo a cada 3 dias para evitar a proliferação do mosquito da Dengue.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá pessoal!
Bem, acredito que no caso do Lucas (se a planta ainda estivar viva) se resolve com água + luz. O substrato está (na foto) totalmente seco e a planta só definhou prq, ao meu ver, ela inciou o lançamento de uma haste floral se as condições de ambiente não eram favoráveis.
No caso do Paulo, acho que agora vai dar certo. Deve ter sido problema com o pH do solo. Verificou isso?

Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Lucas
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Out 2012, 11:18
Localização: Contagem MG

Mensagem por Lucas »

Caio - Essa DM já se foi. :/ Só me restou a minha Red Dragon que veio do Ono, que ta se recuperando muito bem. *-*' amanhã acho que ela abre uma nova armadilha :)'

Rodrigo - Obrigado Rodrigo. Parece que ta dando certo.. aquela armadilha que tava boa, amanhã já deve abrir. o/

Abs o/


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem