Está é a haste floral que espero a tanto tempo?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Cara! que bacana!
Tomara que dê certo!!!

Eu ainda nao me decidi se deixo a haste da minha Red Dragon ou se tento um haste-cutting!! hahahah

Ao mesmo tempo que leio tópico de pessoas que tiraram e obtiveram outra muda, sou daqueles que acredita que se a natureza produziu a haste, é porquer ela consegue suportar!
Gosto de deixar a natureza seguir seu rumo.

Mais confesso que tenho muito medo de perder minha red dragon tao querida! :(


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

b.alecio escreveu: ...Eu ainda nao me decidi se deixo a haste da minha Red Dragon ou se tento um haste-cutting!! hahahah
... sou daqueles que acredita que se a natureza produziu a haste, é porquer ela consegue suportar!
... confesso que tenho muito medo de perder minha red dragon tao querida! :(
Bruno, você não tem muito tempo para decidir o que fazer.

Dependendo em qual estágio de desenvolvimento está a haste da sua planta você não deve mais cortá-la. O corte da haste floral deve ser realizado no início do seu desenvolvimento (até 2 ou 3cm), depois disso não adianta mais cortar. 8-)


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

SERIO?! NINGUEM ME FALOU DISSO!!

Acho que ja pssou disso... se nao passou, ela deve estar bem nesse estagio! e se por um acaso eu deixo a haste e começo a notar q a planta começa a se deteriorar devido a haste?
Tem alguma ação a fazer ou ja é tarde?

Outra dúvida, a partir de quanto tempo posso considerar uma planta "adulta"?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

b.alecio escreveu: ...se nao passou, ela deve estar bem nesse estagio! e se por um acaso eu deixo a haste e começo a notar q a planta começa a se deteriorar devido a haste?
Acredito que não acontecerá essa deterioração da planta por estarmos próximos da estação adequada a floração (primavera).
b.alecio escreveu: ...a partir de quanto tempo posso considerar uma planta "adulta"?
O Marcos Ono costuma vender Dionaeas jovens, a partir dos dois anos de idade. A Dionaea pode ser considerada 'adulta' a partir do terceiro ano.

Sua planta deve ter mais ou menos essa idade. : joia :


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

MArciel,

Li que não é recomendavel deixar florar uma planta jovem!
E agora?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

E aí Bruno, blz..

Se sua planta é jovem mas tem muitas folhas grandes, você poderia tentar a propagação vegetativa foliar (leaf cutting) e deixaria ela florescer porque mesmo perdendo a planta, o número de sementes pode ser grande e você tem grande chance de conseguir mais plantas assim... É o que eu faria.

Mas a época é propícia pra florescer, acho que não vai perder não... tudo depende das condições que você cultiva. Dê bastante sol e água e pronto...
Alimentando ela regularmente com insetos ela não vai ficar fraca a ponto de esgotar as energias.. afinal é pra isso que as armadilhas servem.

Abç.


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

b.alecio, eu deixei minha haste crescer porque queria muito ver a flor! Mas o pessoal diz que as vezes acontece da planta morrer após a haste, porque as vezes a natureza da planta de deixar os filhos é maior que a necessidade da propria existência.

Mas como você disse, também acredito que se ela lançou a haste, é porque tem energia suficente para tal. Minha DM, no primeiro ano, tentou lançar uma haste, mas era mutante, e por outros motivos (gato comeu), ela praticamente morreu e no ano seguinte não soltou haste. Este ano, após passar por uma hibernação natural, a haste veio e deixei a natureza seguir seu rumo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bruno acho que isto já foi explicado a você, em todo caso preste atenção para não ficar repetindo perguntas:

Realmente não é aconselhável deixar uma planta jovem florir, porém desde que ela esteja saudável, pessoalmente, não vejo problemas em deixar a natureza seguir seu rumo. No caso de sua "Red Dragon", o próprio Ono te aconselhou passar a "foice" na haste, neste caso siga os conselhos dele, pois trata-se de uma pessoa que cultiva PCs a mais de 20 anos e tem um profundo conhecimento sobre o assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Obrigado pelas dicas ivan!

MAs entao... uns dizem pra nao alimentar pois isso tmb gasta energia. Outros dizem para alimentar!

Eu fico confuso! vejo tópicos de pessoas que conseguiram florir. Outro de pessoas que a planta não flore e a PC fica debilitada... entao me preocupo bastante com isso


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pensando melhor, faça o seguinte...
nós estamos dando palpite SEM VER a sua planta.. coloque alguma foto pra termos uma noção dela... aí fica mais fácil.

Eu acho que se você cortar a haste mesmo nesse estágio, você garante que a planta sobreviva, já que é essa sua preoupação, mas o haste cutting não fica garantido...

Mostre a planta aqui ou naquele tópico que você criou... ;)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem