Está é a haste floral que espero a tanto tempo?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Marciel tentei aqui agora rapidinho, mas não tenho palitinhos e peguei um de churrasco.. parece muito dificil! vou ver se consigo alguma coisa menor... tem que fazer o polén ficar bem la no meinho paradinho mesmo?


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Pessoal, é o terceiro dia da flor e ela já ta assim:

[img]http://img560.imageshack.us/img560/9104/dsc04729xm.jpg[/img]

:( O que aconteceu de errado? Nesses três dias eu fiz a polinização, mas se ela estiver morrendo, talvez não dê as sementes?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Posso estar enganado, mas acho que a flor aceitou a polinização e sendo assim sua existência não é mais necessária. Em breve ela irá formar o receptáculo das sementes. Boa sorte pra você, em breve serei eu polinizando a minha Dionaea.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Não está enganado Rodrigo, é isso mesmo...
... A flor está morrendo sim rsrsrs, só uma parte dela.
Leandro, depois que os grãos de pólen germinam e ocorre a fecundação isso é natural acontecer com a flor, você vai perceber as pétalas secarem e o receptáculo, logo abaixo das pétalas, começa a ''inchar'', pois o ovário da flor cresce e forma o fruto.

Legal, tomara que dê muitas sementes
: joia :


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Nossa, fico feliz de saber disso mas, poxa, a flor é tão linda! Me sinto mal agora por ter destruido a flor em tão pouco tempo... Se eu soubesse que seria assim acho que teria deixado pra fazer a polinização mais pra frente.

O Rodrigo disse de uma forma tão profunda "...e sendo assim sua existência não é mais necessária."

Só pra constar aqui, eu fiquei com uma dúvida quanto a necessidade, em quantidade, de polén que seria necessario para polinizar a planta. No dia que abriu a flôr eu coloquei dois grãos de polén no estigma, e no segundo dia as pétalas já estavam se dobrando para dentro. Ou seja, bastou aquela quantidade quase única para a planta aceitar a polinização.

Obrigado aos amigos que ajudaram!

Se tudo der certo logo venho com dúvidas de como recolher as sementes e planta-las!

A empolgação continua haha! :D


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Leandro, os grãos de pólen são muito pequenos, visíveis individualmente apenas ao microscópio, então acredito que você tenha polinizado com uma grande quantidade de grãos já no primeiro dia. O que você pegou deve ter sido 2 aglomerados de grãos, talvez até a antera inteira, que é onde eles são produzidos.
Mas fique tranquilo, cada grão que germina e fecunda uma oosfera (óvulo) gera uma semente. Então se você pegou dezenas deles poderá ter muitas sementes, desde que a planta esteja saudável e em condições propícias para produzi-las.


Só por curiosidade, dê uma olhada nessa foto do pólen da Dionaea:
[thumbnail=center]https://ngm.nationalgeographic.com/2009 ... ap-714.jpg[/thumbnail]
Foi tirada em microscópio eletrônico de varredura, e colorida por computador. O grão é esse verde com bolinhas cor de rosa bem no centro da imagem, que parece ser dividido em 3 partes mas é uma coisa só.

Esse trabalho é do fotógrafo Martin Oeggerli e publicado na National Geographic:
https://www.pphotography.net/2010/09/macro-photography-by-martin-oeggerli.html
https://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/05/100503_galeriapolen_ba.shtml

Cada família de planta tem um tipo específico de grão de pólen e isso permite identificar até os gêneros e espécies. São muitos formatos diferentes, muito bonito.

Espero que dê tudo certo.

Abc.
Editado pela última vez por ivan em 28 Ago 2012, 19:29, em um total de 1 vez.


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Ivan obrigado pela resposta. Vendo por esse lado, deve ter sido bastante mesmo logo no primeiro dia, mas como eu não amassei elas, e estavam do mesmo tamanho, por mais que estivessem granuladas, achei que fosse tudo aquilo mesmo... (a antera eu arranquei hoje sem querer, na ultima tentativa de polinização :oops: )

Não fazia idéia de como eram os pólens! Inacreditável como, mesmo microscópicos, são ricos em detalhes. Não é a toa que essas coisas geram outras vidas. O da DM parace um brócolis kkkkkkk


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Concordo Leandro, cada vez que conhecemos a natureza só temos o que admirar, particularmente a simetria das coisas vivas.

Interessante que os pólens não são os gametas das plantas, são estruturas que evoluíram para transportar os gametas. Fazendo uma comparação com os animais, o que seria o espermatozoide das plantas está dentro de cada grão, por isso ele germina e o gameta masculino é transferido por um tubo até o gameta feminino da flor.


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Exatamente! Assim que li um pouco e vi imagens sobre essa fase da polinização, percebi que o método de procriação dos seres vivos é basicamente o mesmo. Os orgãos reprodutores das plantas se assemelham muito aos nossos. A parte feminina da planta, com o estigima e o tubo que leva o polén ao óvulo. Sem contar as formas que acabam lembrando as similaridades também.

A natureza esconde muita coisa complexa, até numa plantinha, pequena e frágil.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Se aquilo por cima do estigma for pólem com certeza ela aceitou a polinização e está se desmanchando, espero que formem bastante sementes : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem