Resultado da minha tentatida de germinação

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

As algas atrapalham o desenvolvimento das plantas?Uma duvida que me veio na cabeça agora


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

Sim Marcos....elas sufocam as sementes e as mudas pequenas....
aqui nunca perdi nada por causa delas....inclusive tenho uma sementeira com um monte de seedling surgindo acima da cada de algas.....estranho hein?! rsrs


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Realmente as algas são uma praga cara enchem o saco :x
Roberta, nascendo acima das algas como foi isso!? :o


Fabioo Castro.


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

não sei te dizer Fabio...simplesmente...o potinho tem muito tempo que tá fechado...agora resolver sair seedlings!!
vamos acompanhando...t+


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Vinicius e Igor, eu teria mais cuidado com esse sol, ainda mais se tratando de Teresina. Nesse caso, de 7 as 11 é mais do que suficiente pra essas Droseras e até mesmo pra Dionaea. Falo isso porque mais tempo que isso pode esquentar demais.

Pra não acharem que é exagero meu, olha só o meu caso: moro em Natal, que é bem menos quente que Teresina. Minhas plantas pegam sol apenas umas 3 horas, das 9 até perto do meio dia e estão gostando muito. Dionaeas avermelhadas e germinando rápido, Droseras bem vermelhas e crescendo rápido, Byblis germinando com 5 DIAS, praticamente zero perda de seedlings, enfim, todos os indicadores de que as condições estão satisfatórias. Quando eu dava sol o dia inteiro tinha todo tipo de problema.

Essa questão de "quanto mais sol melhor" não funiona muito bem aqui no Nordeste, então, na minha opinião, dê no máximo o sol que você já está dando. Se elas não estiverem indo bem deve ser outro problema, pois posso te GARANTIR que 3 horas de sol já bastam para que se desenvolvam muito bem por aqui e mais que isso mata elas com certa frequência.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vinicius,
Parabéns pelas germinações! : joia :

Graco,
É por isso que sempre digo que "levamos enorme vantagem sobre o resto do mundo".

Temos dimensão continental, com todas as variações climáticas possíveis e cultivadores espalhados por todo o país.
A divulgação de experiências pessoais, mais a troca de informações e o conhecimento adquirido por cada um de nós em sua própria região, nos levará a um patamar importante no cultivo de plantas carnivoras.

Valeu, como de costume, sempre atento e colaborando com informações importantes. 8-)


viniciusdm
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 07 Fev 2011, 20:36
Localização: Teresina - PI

Mensagem por viniciusdm »

Graco
Pois é aqui é bem quente mesmo, acho que o sol de Teresina tem a mesma intensidade do sol de Natal, mas ai tem o MAR, aqui tem 2 rios que deixam o clima mais umido mas não esfria nada. Eu comprei uma Dionaea há uns 3 anos atrás ai pedi dicas na internet, só que sempre me falavam "bota numa estufa pra fica mais umido, e deixa o mais tempo possível no sol". Ai você imagina o que deu, sol dia inteiro + estufa fechada = dionaea frita. Mas agora já aprendi.
Marciel
O Brasilsão é isso mesmo. Acho que agente tem muita sorte por ser deste tamanho e ter tanta diferença entre um ponto e outro. Cada lugar tem suas particularidades, e no hobbie das carnívoras isso significa que cada lugar tem um tipo de cuidado diferente. Daqui do nordeste (Terra do Sol do Meio-Dia) até em São Paulo (Terra da Garoa) é tão diferente, e te, tantas possibilidades de carnívoras.


Planto essas comedoras de moscas por causa do desafio, porque um dia esses cuidados valerão a pena, porque se eu plantasse um pé de feijão ele não daria a mesma emoção.
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Esse lance de estufa aqui no nordeste acho que não cola é como o nosso amigo já falou "sol dia inteiro + estufa fechada = dionaea frita." Já perdi umas mudinhas por causa disso.Só coloco uma vasilha de colocar alimentos nela quando ta chovendo e ainda é pra não molhar.


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Graco escreveu:Vinicius e Igor, eu teria mais cuidado com esse sol, ainda mais se tratando de Teresina. Nesse caso, de 7 as 11 é mais do que suficiente pra essas Droseras e até mesmo pra Dionaea. Falo isso porque mais tempo que isso pode esquentar demais.

Pra não acharem que é exagero meu, olha só o meu caso: moro em Natal, que é bem menos quente que Teresina. Minhas plantas pegam sol apenas umas 3 horas, das 9 até perto do meio dia e estão gostando muito. Dionaeas avermelhadas e germinando rápido, Droseras bem vermelhas e crescendo rápido, Byblis germinando com 5 DIAS, praticamente zero perda de seedlings, enfim, todos os indicadores de que as condições estão satisfatórias. Quando eu dava sol o dia inteiro tinha todo tipo de problema.

Essa questão de "quanto mais sol melhor" não funiona muito bem aqui no Nordeste, então, na minha opinião, dê no máximo o sol que você já está dando. Se elas não estiverem indo bem deve ser outro problema, pois posso te GARANTIR que 3 horas de sol já bastam para que se desenvolvam muito bem por aqui e mais que isso mata elas com certa frequência.
As minhas sementes ficavam num sombrite 70% (não foi ideia minha), e achei que era pouca luminosidade, começaram a dar algas, e passei a deixar tomar o sol de 3 da tarde pra frente.... Agora devido a posição do sol tem pouca área com sol direto, por isso agora estou deixando no terraço... Lá tem um local onde dá pra pegar sol da manhã até perto do meio dia, depois fica protegido do sol direto e é bem claro, acho que vou deixar as sementeiras lá!
Mas essas informações confundem a gente, em muitos lugares diz que droseras gostam de sol direto... :?
Você diz que 3 horas de sol é suficiente, mas até para plantas adultas?

Ah, vi agora um tópico em que falava-se de germinações em sol pleno, olha ai:
viewtopic.php?f=27&t=1126" onclick="window.open(this.href);return false;
Assim a gente se confunde! :lol:


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Igor e Vinicius, pelo que leio e pelo que testo, eu concordo plenamente com o cnceito de que "quanto mais sol melhor". O que contece é que, em lugares muito quentes acaba sendo perigoso deixar as plantas o dia inteiro no sol. Perdi várias Dionaeas, Sarras e Droseras até entender que é melhor sacrificar um pouco do vermelho delas e dar menos sol do que dar sol o dia inteiro pra elas ficarem vermelhonas e morrerem a torto e a direito.

O certo mesmo é o cultivador em cada testar pra ver o que fica melhor na sua cidade. Aqui em Natal, na minha casa, até que me provem o contrário, a fórmula tem sido essa (umas 3 ou 4 horas de sol), mas em outros lugares a coisa deve variar.

Tenho aversão a essas regras rígidas, como se cultivar plantas ou qualquer ser vivo fosse uma receita de bolo. Temos que testar e procurar justamente ver onde esses conceitos podem mudar, pois só assim crescemos em conhecimento e experiência. Olhando pra como eu cultivo hoje vejo que é bem diferente do que lia pela internet afora. Cada caso é um caso. Temos as linhas gerais (muita água, muia luz, solo ácido, umidade) que não tem como mudar, mas os detalhezinhos vão variando pra cada situação.

Na Europa, nos EUA e no Sul acho que se pode dar tranquilamente 6, 7,8 horas de sol dependendo da época do ano. Já aqui em Natal (que nem é tão quente assim, com recorde histórico de 34C) um dia vacilei e deixei umas droseras num local diferente, onde pegava sol o dia todo. Viraram palha!

O lema é ver onde se deve quebrar esses conceitos gerais e testar, testar, testar...


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem