Leaf Cutting de Drosera Madagascariensis

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Leaf Cutting de Drosera Madagascariensis

Mensagem por Leonardo Costa »

Tudo bem pessoal? Estou compartilhando com vocês um leaf cutting que fiz e deu 100% de acerto :lol:
Infelizmente eu não acabei marcando a data que realizei estes leaf, mas hoje eles devem estar com cerca de 1 mês e meio. Resolvi fazer com a D. Madagascariensis, pois tinha somente um cultivar sobrevivente por aqui e sem perspectivas de sementes, compartilho a emoção em conseguir clonar um cultivar que é o seu último rsrsrs. MUITO BOM! : joia :

Realizei o corte de leafs novos e sadios, coloquei numa bandejinha fechada, como se fosse uma estufa, sob o musgo sphagum puro. Deixei em meia luz / luz solar indireta. Abria a estufinha a cada 1 semana mais ou menos para auxiliar na troca de ar. Alguns leafs eu enterrei as pontas do lado cortado no musgo, fazendo uma "cama" em cima e outros ao lado como podem ver nas imagens, deixei sob o musgo sem enterrar. Neste teste, os que estavam com a ponta dentro do musgo nasceram primeiro os demais demoraram mais de uma semana para vingarem, sendo o último brotando somente agora depois de aprox. 1 mês do primeiro.

Imagem
Bandeja com sementeiras com musgo puro

Imagem Imagem
Primeiras brotações, o primeiro a brotar foi o que estava com a ponta (do lado do corte) enterrada no musgo.

ImagemImagem
Hoje estão assim.

Imagem

: joia :


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Parabéns Leonardo, estão ótimas :oki:
Nos mantenha atualizados!


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Obrigado Cauê! Eu vou atualizando o desenvolvimento delas sim! : joia :


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Show de bola. Aqui eu faço na água, pois aqui tem muito gnats e eles comem as raízes muito rapidamente, assim no musgo é muito mais rápido e certeiro. Parabéns!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 27 Out 2020, 13:49 Show de bola. Aqui eu faço na água, pois aqui tem muito gnats e eles comem as raízes muito rapidamente, assim no musgo é muito mais rápido e certeiro. Parabéns!
Obrigado Enniolima! Eu estou fazendo testes com água tbm...dentro daqueles potinhos de coleta de urina kkkk eram os únicos que achei por aqui que tinham uma boa vedação..coloquei dentro desta mesma estufinha e estou no aguardo. Você deixa os seus como?


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Leonardo Costa escreveu: 27 Out 2020, 15:36
enniolima escreveu: 27 Out 2020, 13:49 Show de bola. Aqui eu faço na água, pois aqui tem muito gnats e eles comem as raízes muito rapidamente, assim no musgo é muito mais rápido e certeiro. Parabéns!
Obrigado Enniolima! Eu estou fazendo testes com água tbm...dentro daqueles potinhos de coleta de urina kkkk eram os únicos que achei por aqui que tinham uma boa vedação..coloquei dentro desta mesma estufinha e estou no aguardo. Você deixa os seus como?

Eu uso um pote plástico todo transparente, inclusive a tampa, e deixo uma luminária led em cima. O ideal é usar água destilada, mas se não tiver, água de chuva também serve, uso bem pouquinho, não deixo as leafs submersas não. Nunca se deve usar armadilhas velhas, sempre as novinhas, mesmo caso que você faz aí no musgo. Abraço!

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 27 Out 2020, 15:56
Leonardo Costa escreveu: 27 Out 2020, 15:36
enniolima escreveu: 27 Out 2020, 13:49 Show de bola. Aqui eu faço na água, pois aqui tem muito gnats e eles comem as raízes muito rapidamente, assim no musgo é muito mais rápido e certeiro. Parabéns!
Obrigado Enniolima! Eu estou fazendo testes com água tbm...dentro daqueles potinhos de coleta de urina kkkk eram os únicos que achei por aqui que tinham uma boa vedação..coloquei dentro desta mesma estufinha e estou no aguardo. Você deixa os seus como?

Eu uso um pote plástico todo transparente, inclusive a tampa, e deixo uma luminária led em cima. O ideal é usar água destilada, mas se não tiver, água de chuva também serve, uso bem pouquinho, não deixo as leafs submersas não. Nunca se deve usar armadilhas velhas, sempre as novinhas, mesmo caso que você faz aí no musgo. Abraço!

Imagem
Que Show Enniolima! já quero tentar fazer um igual por aqui rs. Obrigado pelas dicas das leafs novinhas e verdes, sabia que era necessário leafs muito novas, porem q não sabia da questão do avermelhado, muito bom adquirir este conhecimento! No meu caso eu deixei as leafs boiando dentro do potinho fechado, vi umas imagens parecidas em sites gringos e estou copiando. Vale o teste! Mas farei um pouco mais para frente igual o seu método tbm para testar aqui. Grato! : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parabéns pessoal, gostei de ver os exemplos de vcs. : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 27 Out 2020, 18:28 Parabéns pessoal, gostei de ver os exemplos de vcs. : joia : : joia :
Obrigado caro Edson! juntos vamos nos aperfeiçoando cda vez mais! : joia :


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Pessoal, ultima atualização deste post. Todas as Droseras Madagascariensis vingaram e está semana eu realizei o transplante para o vaso definitivo, já que alcançaram o teto da estufinha rs. Segue imagem e abraços a todos. : joia :

Imagem

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem