nepenthes "molhada" e não de cresce.

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Santolin
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Fev 2020, 18:28
Localização: Chapecó-SC
Agradeceu: 3 vezes

nepenthes "molhada" e não de cresce.

Mensagem por Santolin »

Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Estou com uma nepenthes que não sei qual a.especie, pois ganhei um pedacinho que cresceu numa planta completa.

Problema q troquei ela de vaso a uns 2 meses atrás e ela simplesmente parou de crescer, dar jarros e está toda "suada" / molhada mesmo nas folhas secas. As folhas apresenta furos e estão tortas, como se o buraco tivesse sido feito com força, deixando a folha ”torta” ou "amassada" ao redor do buraco, às vezes afetando a folha num todo.

Fotos da planta:
https://ibb.co/mNd84Pc
https://ibb.co/NZT6gkp
https://ibb.co/vDfY7Cm
https://ibb.co/Pt9FdQj


HTTP 404.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma publicação de 23-Fev-2020. estava trancada. devido ter passado tantos dias, acabou sendo esquecida.

peço desculpas pelo ocorrido, agradeço o contato por mp. : joia :

***

nosso amigo Marciel, poderá lhe orientar melhor. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

que substrato você está usando? tem outra nep e só nessa está apresentando isso? voltou para o mesmo lugar?

estranho ser após a troca do substrato, e 2 meses já tempo bastante para recuperação da mesma.

após saber os detalhes de minhas dúvidas, talvez lhe indique borrifar enxofre dimy. mas primeiramente saber os detalhes e ouvir o Marciel. : joia :

***

viewtopic.php?f=2&t=9231&p=110223

viewtopic.php?f=2&t=9230


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Santolin
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Fev 2020, 18:28
Localização: Chapecó-SC
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Santolin »

Edson Poscai escreveu: 16 Mar 2020, 20:25 que substrato você está usando? tem outra nep e só nessa está apresentando isso? voltou para o mesmo lugar?


estranho ser após a troca do substrato, e 2 meses já tempo bastante para recuperação da mesma.

após saber os detalhes de minhas dúvidas, talvez lhe indique borrifar enxofre dimy. mas primeiramente saber os detalhes e ouvir o Marciel. : joia :

***

viewtopic.php?f=2&t=9231&p=110223

viewtopic.php?f=2&t=9230

Foi a única que foi trocada na casa de um amigo que estava me ensinando a fazer a troca de substrato. O substrato é subsval com perlita e musgo Esfagno. Só com a adição de perlita comparado com o substrato anterior.

Na verdade ela foi piorando, agora ela tá começando a crescer aos poucos, porém ainda está soltando uma substância grudenta que lembra seiva e as folhas que estão nascendo estão vindo já com os buracos avermelhados e eles estão ficando cada vez maior

https://ibb.co/bRgKZdV
https://ibb.co/Rjdh75m

A planta voltou para o lugar dela na sacada aqui de casa que uso de estufa, para a mesma incidência solar e quantia de água que ela recebia antes de dar esses problemas nas folhas.

Eu até achava que era algum insetos, mas não encontrei excremento e nem os insetos.


HTTP 404.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

 ! Mensagem de: Paulo
Santolin,

Por favor se apresente e altere o hospedeiro de imagens em suas postagens para o IMGUR ou Tapatalk se estiver no aplicativo de celular.
Outros provedores de imagens não são aceitos pelo fórum devido ao fato de passado algum tempo as imagens somem.
Sua ultima postagem não será aprovada enquanto isso.
Espero a compreensão.


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

lhe pedimos a você publicar as fotos corretamente.
você foi informado antes, mas nada adiantou... releia os tópicos indicados. a mensagem passada.


***


atenção, copiar endereço da imagem. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Santolin
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Fev 2020, 18:28
Localização: Chapecó-SC
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Santolin »

Peço desculpas, não tinha percebido pelo texto que os tutoriais eram para mim, pensei serem uma assinatura, mais uma vez peço desculpas, tomarei mais cuidado em minhas futuras postagens.

Respondendo as suas perguntas Edson:

O substrato é subsval com perlita e esfagno;
Tenho outras nepenthes, 1 graciliflora e a que está doente, a qual não sei o nome, e apenas ela apresenta o problema;
Ela voltou para o mesmo lugar habitual dela, uma sacada fechada que uso de estufa, mesma incidência solar e mesa quantidade de água.

O substrato foi trocado em 15 de dezembro de 2019, na casa de uma amigo que estava me ensinando como mudar a planta de vaso, ela estava antes só no esfagno e subsval.

Ela apresenta algo que acho ser seiva, em grande quantidade, por toda a superfície dela, sendo que vai diminuindo a concentração conforme se aproxima das folhas mais jovens; os pontos vermelhos, visíveis nas fotos, estão também distribuídos pela planta, eles vão criando uma depressão até romper o tecido da folha e ir se expandindo, toda a planta apresenta esse pontos, mas nas folhas mais novas ela é mais proeminente. A planta recentemente começou a timidamente gerar 1 jarro, mas 10x mais devagar do que ela fazia e na folha mais afetada, duas últimas fotos.

Também procurei sinal de insetos, mas não encontrei excrementos e nem as criaturas. O que me fez desistir dessa ideia pq as manchas aparecem praticamente nos mesmos lugares da planta. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas as folhas mais antigas secaram totalmente, mas mesmo secas tinham grossa camada de seiva, ou o que quer que seja o líquido grudento que está revestindo a planta.

Como não consegui editar o post original eu vou colocar tanto as fotos mais novas com as antigas, já que estou colocando-as na IMGUR.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na foto abaixo, verifica-se que os furos estão se formando antes mesmo da folha ficar pronta, ambas são as fotos mais novas.

Imagem

Imagem

Eu acabei comprando, mas não usando, um antifúngico chamado difenoconazole, só que ao ler parece que ele ataca ferrugem, pinta preta e oídio e como esses fungos não se encaixam no meu problema fiquei com medo de acabar intoxicando a planta de bobeira.

Desde já agradeço.


HTTP 404.
Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Não está aparecendo as fotos amigo,já tentou pelo celular usando tapatalk?É mais fácil na minha opinião,experimente!


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6355
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1942 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o fungicida que eu costumo usar e indicar é o enxofre dimy e o SBP a base de água. SBP pouco, distante. ambos sem sol, aplicados preferencialmente após 18:00hs.

este não sei ser um fungo ou ser um inseto invasor que vem sugar a folha,

eu faria uma tentativa com o SBP a base de água. *pouco, distante, horário tardinha.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Santolin
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Fev 2020, 18:28
Localização: Chapecó-SC
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Santolin »

Edson Poscai escreveu: 20 Mar 2020, 16:54 o fungicida que eu costumo usar e indicar é o enxofre dimy e o SBP a base de água. SBP pouco, distante. ambos sem sol, aplicados preferencialmente após 18:00hs.

este não sei ser um fungo ou ser um inseto invasor que vem sugar a folha,

eu faria uma tentativa com o SBP a base de água. *pouco, distante, horário tardinha.
Vou encomendar ele pela internet e fazer um teste. Se melhorar ou não eu vou informar aqui. Só uma dúvida, Edson, devo ter um borrifador exclusivo pra cada um deles ou posso usar o mesmo para ambos sem preocupação de resíduos se misturarem.

e Caua lima, estranho, aqui fiz um teste e aparece no computador do meu amigo. Mas vou começar a utilizar o tapatalk.


HTTP 404.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem