Dioneia muscipula em substrato de XAXIM e SPHAGNUM?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Alexplorer escreveu: 18 Dez 2019, 11:05
Jmpjs escreveu: 18 Dez 2019, 10:25
Alexplorer escreveu:Jmpjs.
Vou trocar pelo substrato de SPHAGNUM mesmo.
Para dar continuidade a experiencia.

Tenho gasto um bom tempo online aqui no fórum, solicitando ajudar dos doutores. Vejo um monte de usuários online assim como Moderadores. Tenho me perguntado...
Será que somente o Edson (Moderador) é conhecedor de Dionaea Muscipula aqui nessa comunidade?
Não existe outra citação de qualquer outro membro que possa ajudar?
Me sinto como um doente que busca informações sobre a doença e ao mesmo tempo tenta buscar alguma outra opinião medica.
Pronto falei!
Tem o maurovalek ele me ajudou muito em uma dúvida que eu eu tinha.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Acredito que tenha mesmo.
Vamos aguardar.
Alex,

Não se sinta abandonado. As 'atividades' no fórum mudam de acordo com a época do ano e estamos na pior delas (Festas de Final de Ano). Muita gente está mais preocupada onde vão passar as férias. :lol:

Os 'moderadores' são cultivadores experientes e consagrados cada qual em sua preferência de cultivo. Uns são policultivadores, que é caso do Edson que entende bastante também do gênero que é do seu interesse (Droseraceaes).

Pode não parecer, por falta de interação na postagem, mas a comunidade está acompanhando sua experiência, pois é do interesse de todos.

Minha opinião, o durável, aerado e inerte xaxim já é consagrado, e somado ao musgo sphagno é um excelente substrato para plantas. No mais, é esperar para ver os resultados da sua experiência.


... : joia :


Avatar do usuário
Alexplorer
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2019, 09:01
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Alexplorer »

MarcielS escreveu: 18 Dez 2019, 16:19
Alexplorer escreveu: 18 Dez 2019, 11:05
Jmpjs escreveu: 18 Dez 2019, 10:25 Tem o maurovalek ele me ajudou muito em uma dúvida que eu eu tinha.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Acredito que tenha mesmo.
Vamos aguardar.
Alex,

Não se sinta abandonado. As 'atividades' no fórum mudam de acordo com a época do ano e estamos na pior delas (Festas de Final de Ano). Muita gente está mais preocupada onde vão passar as férias. :lol:

Os 'moderadores' são cultivadores experientes e consagrados cada qual em sua preferência de cultivo. Uns são policultivadores, que é caso do Edson que entende bastante também do gênero que é do seu interesse (Droseraceaes).

Pode não parecer, por falta de interação na postagem, mas a comunidade está acompanhando sua experiência, pois é do interesse de todos.

Minha opinião, o durável, aerado e inerte xaxim já é consagrado, e somado ao musgo sphagno é um excelente substrato para plantas. No mais, é esperar para ver os resultados da sua experiência.


... : joia :
ADMINISTRADOR

Obrigado por suas palavras e conhecimento.
Vamos q vamos.

Estou seguindo a primeira opção dada pelo Edson.
E vou seguir a segunda opção tbm.

Sigo a risca as orientações médicas.
:lol:


MEU CORAÇÃO É UMA PLANTA CARNÍVORA MORTA DE FOME.
Avatar do usuário
Alexplorer
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2019, 09:01
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Alexplorer »

1° dia de água 24h. Hoje tempo ficando ruim no RJ.


Imagem
Sphagno

Imagem
Xaxim

:roll:


MEU CORAÇÃO É UMA PLANTA CARNÍVORA MORTA DE FOME.
Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Alexplorer escreveu:1° dia de água 24h. Hoje tempo ficando ruim no RJ.


Imagem
Sphagno

Imagem
Xaxim

:roll:
A do xaxim está melhor que a do Esfagno,só que a do Esfagno tem mais armadilhas,interessante isso,acho que vai dar mais "resultado" a do xaxim,parabéns amigo,conseguiu mudar minha opinião!

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Alexplorer
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2019, 09:01
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Alexplorer »

Jmpjs, Amigo.
O Xaxim é tbm excelente para substrato de DIO, mais não se iluda com isso. O Sphagno tbm é excelente. Precisamos saber o que esta acontecendo com a q esta no Sphagno.
Já percebi que existe armadilhas novas no Sphagno.
Lembra la atras q isso aconteceu com a que esta no substrato de Xaxim. Morreram as armadilhas mais velhas e deu essas novas ai que podes ver.
Então o negocio é aguardar mesmo.
Mais tarde posto as fotos do 2º dia de 24 horas de água nas duas.
Vamos que vamos.


MEU CORAÇÃO É UMA PLANTA CARNÍVORA MORTA DE FOME.
Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Roubaram a que estava com a "utricularia"
Roubaram a que estava melhor,acho que expliquei errado.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

bom dia meu amigo. acho bem louvavel seu experimento, irei meinterar de todo conteudo para poder dar uma opnião maiz exata. peço desculpas se não acompanhei como deveria, pois como o Marciels disse, epoca ruim, ,muti trampo aqui tb, alem do banco de sementes q tem me tirado umas noites de sono...

com uma ideia como a sua q tive a alguns anos atraz que comprovei q a fibra de coco tb bate de frente com os melhores substratos porem deve-se tomar certos cuidados com ela...

acredito q o xaxim tb deva ter os mesmo problemas (tanino) porem ate onde sei ele era o substrato base mais antigo. oq sempre digo e q as plantas carnivoras em geral gostão da mesma coisa... uma base que não contenha adubo (mito quase sendo quebrado tb) ou seja INERTE e umiade, ae se casar um substrato q retem agua ajuda a manter mais ate em areia pura ela iria se dar bem.

então alguns pontos a serem observados antes de resultados.

1 substrato e inerte
2 substrato retem agua
3 vida util do substrato e no minimo superior a 1 ano
4 degradação do mesmo e lenta
5 mantem substrato aerado (fofo)

nesses pontos varios itens se encaixam
areia de quartzo (ou de filtro de piscina) a de rio nem sempre algumas degradam e liberam minerio de ferro...
isopor
fibra de coco
musgo
turfa
perlita

entre outros
acredito q logo de cara o xaxim deve se observar o item 1 e 3 pois o resto acredito q passa de boa, em especial o item 1 pois se houver presença de Tanino nela oq acredito q haja pode ser algo muito prejudicial as PC e q deve ser removido sem duvida

outra questão e q para as plantas essa epoca algumas ja entram em dormencia (lembre-se q dezempre e neve andam junto, neve e hibernação tb) hibernação não significa q vai voltar a uma Batata mais q ao menos desaceleram seu crescimento e q cada planta reage de uma forma no mesmo ambiente. todos os resultados devem ser observados a curto prazo com peso dos processos e a longo praso no desenvolvimento... ou seja cada mudança q seja uma girada no vaso, uma mudança de 20cm de distancia ja e uma mudança nos proximos 3~5 dias terá algum sintoma de leve a grave a longo prazo poderá se recuperar de boa, mais so pq ela sentiu não significa q o substrato e o pior ou melhor.

agora vou ler desde a primeira pagina e ver quais foram as dicas, a tarde ou assim q der respondo novamente.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Jmpjs escreveu:Roubaram a que estava com a "utricularia"
Roubaram a que estava melhor,acho que expliquei errado.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk
Ixi comentei errado kkkk

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Alexplorer
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2019, 09:01
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Alexplorer »

smart2 escreveu: 19 Dez 2019, 12:56 bom dia meu amigo. acho bem louvavel seu experimento, irei meinterar de todo conteudo para poder dar uma opnião maiz exata. peço desculpas se não acompanhei como deveria, pois como o Marciels disse, epoca ruim, ,muti trampo aqui tb, alem do banco de sementes q tem me tirado umas noites de sono...

com uma ideia como a sua q tive a alguns anos atraz que comprovei q a fibra de coco tb bate de frente com os melhores substratos porem deve-se tomar certos cuidados com ela...

acredito q o xaxim tb deva ter os mesmo problemas (tanino) porem ate onde sei ele era o substrato base mais antigo. oq sempre digo e q as plantas carnivoras em geral gostão da mesma coisa... uma base que não contenha adubo (mito quase sendo quebrado tb) ou seja INERTE e umiade, ae se casar um substrato q retem agua ajuda a manter mais ate em areia pura ela iria se dar bem.

então alguns pontos a serem observados antes de resultados.

1 substrato e inerte
2 substrato retem agua
3 vida util do substrato e no minimo superior a 1 ano
4 degradação do mesmo e lenta
5 mantem substrato aerado (fofo)

nesses pontos varios itens se encaixam
areia de quartzo (ou de filtro de piscina) a de rio nem sempre algumas degradam e liberam minerio de ferro...
isopor
fibra de coco
musgo
turfa
perlita

entre outros
acredito q logo de cara o xaxim deve se observar o item 1 e 3 pois o resto acredito q passa de boa, em especial o item 1 pois se houver presença de Tanino nela oq acredito q haja pode ser algo muito prejudicial as PC e q deve ser removido sem duvida

outra questão e q para as plantas essa epoca algumas ja entram em dormencia (lembre-se q dezempre e neve andam junto, neve e hibernação tb) hibernação não significa q vai voltar a uma Batata mais q ao menos desaceleram seu crescimento e q cada planta reage de uma forma no mesmo ambiente. todos os resultados devem ser observados a curto prazo com peso dos processos e a longo praso no desenvolvimento... ou seja cada mudança q seja uma girada no vaso, uma mudança de 20cm de distancia ja e uma mudança nos proximos 3~5 dias terá algum sintoma de leve a grave a longo prazo poderá se recuperar de boa, mais so pq ela sentiu não significa q o substrato e o pior ou melhor.

agora vou ler desde a primeira pagina e ver quais foram as dicas, a tarde ou assim q der respondo novamente.
Olá Dr: smart2,
Hoje tenho problemas com a DIO que esta no substrato de Sphagno.
A que esta no substrato de Xaxim, esta indo bem, com vários brotos de armadilhas novas por vim.
A que esta no Sphagno, tem varias armadilhas morrendo, mais também tem algumas novas saindo.
Isso aconteceu com a DIO q estava no Xaxim. Morreram e deu logar a varios brotos novos.
Então estou seguindo o que disse o Edson, de colocar água 24 horas, pois eu colocava água somente no calor e sol, retirando quanto o tempo estava ruim e chovendo.

Prezo muito sua ajuda.
Fico ansioso pelos seus comentários mais tarde.


MEU CORAÇÃO É UMA PLANTA CARNÍVORA MORTA DE FOME.
Avatar do usuário
Alexplorer
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2019, 09:01
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Alexplorer »

Amigos.
3° dia de água 24h da DIO no Sphagno.


Imagem


MEU CORAÇÃO É UMA PLANTA CARNÍVORA MORTA DE FOME.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem