Fabio Castro - Atualizada (08/10/2011)

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Novidades!!
Dei uma pequena contada nas minhas germinações de dionaeas e constatei pelo menos 33 brotações de 100 plantadas em um mês, alguém sabe dizer se é um bom número visto que foram plantadas bem mais?
De qualquer forma estou feliz com este número pois acrecenta em experiência pra mim com germinações de dionaeas e vai para minhas anotações.
Sei que ainda poderão vir algumas mais atrasadinhas mas... quando consertar a máquina eu posto fotos. : joia :
Não custa nada comemorar : dance : :yahoo: : drinks : :dance3: !!!!
Valeu galera.



Fabio Castro.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

POW 33 dioneas é muito legal em!
Da primeira vez que plantei acho que plantei umas 14 e nasceram 12 se nao nasceu tudo
nao me lembro

mas plantei outra vez umas 60 e só nasceram umas 7... :roll:

Tomara que nasçam mais por ai
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Pow, 100 sementes e 33 germinaçoes... tah legal nao, a taxa deveria ser melhor fabio. ^^
Mas com certeza outras irão germinar nao te preocupa.
Com esse montao de sementes você deveria ter feito um teste, envolvendo tantas sementes plantadas normalmente e tantas sementes escarificadas plantadas.

Aqui sementes escarificadas ja chegaram a demorar 6 dias pra germinar, todas as sementes que plantei estavam assim e nasceram todas :)

mas nao perca a empolgação, 33 seeds germinadas é legal pra caramba, vai poder observar que crescem até rapido, e poder fazer um bog cheiao de dionaeas (ficaria d+ ). Tambem podes aproveitar e fazer uma graninha vendendo futuramente algumas mudas :D

Uma ideia: cria um topico sobre essa experiencia toda no forum de Dionaeas, daew podes contar tudo la com fotos e detalhes, seria legal e util tambem pois sempre rolam iniciantes querendo saber sobre isso :mrgreen:


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Estou ao mesmo tempo feliz com as brotações e ao mesmo tempo apreensivo sei que mais irão brotar!
Felipe, Valeu pela força to confiante!! : joia :
Daniel. Em relação a escarificação como tu faz?
Algumas sementes eu até fiz mais ou menos esfregando em uma superfície áspera para a quebra da casca dela pois é uma semenbte de casca dura né?!
Só que fiquei com medo de não saber o ponto então parei em algumas e o mais engraçado foi que elas nasceram com uma semana e outras com GA3 nasceram por volta de duas semanas sendo que eu errei
na concentração do ácido,de concentração entre 700 ppm a 1000ppm para sementes de casca dura eu fiz 100 ppm, colocando o experimento a perder :x E as normais sem GA3 ou escarificação algumas nasceram com 3 semanas e outras estão por nascer :roll:
Ai ai vivendo e aprendendo, se eu escrevi alguma besteira por favor me corrija!!
Abraço.


Fabio Castro.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Que bom que estão germinando! Provavelmente ainda germinam mais... No mínimo umas 50 tem que germinar =)
Depois posta umas fotos... Se for fazer o mega bog vai ficar muito legal... Nunca ví bog com muitas dionaeas, no máximo são sempre umas 4...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Fabio, na verdade a escarificação eu nao fiz, quem fez por mim foram os correios durante o transporte da carta com as sementes :)
Elas chegaram todas com as cascas quebradas, estavam praticamente nuas. (obrigado correios) ^^

Na minha opiniao a melhor forma de fazer isso nas sementes de Dionaeas é quebrando a casca, se tiveres muitas sementes podes tentar quebrar a casca com pequenas pancadinhas até conseguir trincar a casca, entao fica facil de remove-la.

Tem um topico legal sobre isso, da uma lida que vale a pena viewtopic.php?f=26&t=1042" onclick="window.open(this.href);return false; :D


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Parabéns Fábio! Não deixa de ser uma boa quantidade de seeds germinadas em um mês. Vale muito pela experiência e satisfação. Tenho certeza que foi a maior alegria. Agora é cuidar das pequenas seedlings e pensar em como melhorar o método que você usou para aumentar a taxa de germinção de dionaeas. É isso, parabéns novamente! : joia :


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 64 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

caraca...é sedling que não acaba mais...e mais virão...tenho certeza!!
cara... você usou diversos metodos de germinação...isso é muito bacana...principalmente se você conseguiu acompanhar o desenvolvimento todos de cada caso...isso rende um belo tópico!! e com isso ajuda muita gente a se decidir de qual metodo usar...

Eu enviei uam sementes de Dionaea para o Marcos em Fortaleza e realmente chegaram todas com as cascas quebradas e algumas inutilizaves...ele semeou e nasceu muito mais rápido que as que eu extratifiquei para então semear e em fim germinar....
a ideia é boa...e a experiencia vai calejando até a gente saber exatamente o ponto certo de cada coisa!!
Devia estar muito orgulhoso do seu feito!! e se não tiver depois para onde enviar as mudinhas...a casa Assis está de portas abertas para elas...rsrsrs
parabens!!!
t+


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Olá galera!
Bruno- Valeu pela força cara, este número de 50 era o que eu tinha em mente mais ou menos 50% do plantado e com sorte até mais depois de grandinhas espero fazer um bom bog de dionaeas espero que fique legal!!
Daniel-Os correios cada vez melhor hein, já entregam as sementes escarificadas Hahaha :lol: Valeu por me lembrar do tópico foi bem útil, todas as informaçoes são bem vindas! : joia :
Marciel- Realmente é uma quantidade legal estou super feliz e com certeza a experiência vale muito, aprendendo cada vez mais obrigado : joia :
Roberta- Obrigado pela força. É utilizei alguns métodos que eu achei que seria interessante para anotações e usar como experiência para frente :) Estou pensando em reunir informações para fazer um tópico para utilizarmos como discussão para aprendizado. Ah! espaço vamos ter aqui tá Hahaha :lol: :lol:
Lembrando que todas as minhas sementes foram extratificadas por 20 dias a frio!
Outra coisa importante de se notar é que algumas sementes foram plantadas em copos de café dentro de uma stufa e outras num solo definitivo já na forma de um futuro bog, recebendo a mesma quantidade de sol durante o dia com a diferença da stufa de vidro manter o calor e a umidade por mais tempo até durante a noite, mas o que não alterou o tempo de germinação.
Isso me fez concluir que necessário é ter: (um solo higienizado + umidade correta + uma fonte de luz no meu caso o sol) e as brotações virão!!
No mais é só isso valeu pela força galera mais uma vez com certeza todos foram muito importantes para o meu cultivo obrigado! Os manterei informados falow!!



Fabio Castro.


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Sacanagem...todo mundo consegue fazer a N. Kashiana X Ventricosa dar ascidios rápido menos eu,ta demorando pra crescer...
Abraços e ótimo cultivo : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem