Apesar destas manchas, sua planta aparenta estar saudável, e ela é bem bonita!
Eu cortaria estas folhas, como o Marciel disse. Elas estão apenas fazendo a fotossíntese, já que não possuem mais ascídeos. Aguarde a opinião dos amigos mais experientes, pois pode ser que alguém saiba o que é estas manchas.
Abç
Manchas brancas
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Nina,
Isso aí leva jeito de ser oídio.
O oídio permanece dormente nos órgãos vegetais e na matéria orgânica durante o inverno, iniciando seu crescimento na primavera e verão, devido as altas temperaturas.
O controle e prevenção se dá destruindo as folhas, ramos, flores e frutos afetados. Faça compostagem, enterre ou queime. Assim, ao destruir os esporos, eliminam-se os novos focos da infecção.
O oídio que dá em um gênero de planta, não ataca outro gênero, portanto fique de olho nas suas Nepenthes (caso tenha outras plantas desse gênero).
Lembrando que o gênero Nepenthes é, das plantas carnivoras, a mais resistente.
Abç
Isso aí leva jeito de ser oídio.
O oídio permanece dormente nos órgãos vegetais e na matéria orgânica durante o inverno, iniciando seu crescimento na primavera e verão, devido as altas temperaturas.
O controle e prevenção se dá destruindo as folhas, ramos, flores e frutos afetados. Faça compostagem, enterre ou queime. Assim, ao destruir os esporos, eliminam-se os novos focos da infecção.
O oídio que dá em um gênero de planta, não ataca outro gênero, portanto fique de olho nas suas Nepenthes (caso tenha outras plantas desse gênero).
Lembrando que o gênero Nepenthes é, das plantas carnivoras, a mais resistente.
Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Se for oídio use enxofre em pó molhável para combater essa doença. Essa substância mostra-se fatal para este fungo e mal algum fará a sua planta. Em floriculturas ou lojas de jardinagem você encontra fácil esse produto, portanto mãos a obra que que sua Neps precisa de sua ajuda.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Tem uma receita mais simples ainda para se combater esses fungo; trata-se de uma solução composta por 95% de água e 5% de leite cru (pasteurizado também pode ser usado ). A mesma foi testada e aprovada pela Embrapa conforme pode-se ver no link que segue:
Leite cru e água: receita barata da Embrapa para combater o Oídio
Até a próxima e boa sorte por aí .
Abs,
Rodrigo F. Costa
Leite cru e água: receita barata da Embrapa para combater o Oídio
Até a próxima e boa sorte por aí .
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- gustavoeiras
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
Vivendo e aprendendo!
Minhas neps tem essas manchas brancas ha um tempão. E eu achei que fosse normal por que elas não aumentam nem diminuem.
Borrifei feite com água como o Rodrigo passou a receita. Agora vamos ver se some essas manchas.
Abç
Minhas neps tem essas manchas brancas ha um tempão. E eu achei que fosse normal por que elas não aumentam nem diminuem.
Borrifei feite com água como o Rodrigo passou a receita. Agora vamos ver se some essas manchas.
Abç
O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
-