Um dano ambiental que poderia ter sido evitado

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Um dano ambiental que poderia ter sido evitado

Mensagem por rdrgobra »

Não sei qual a opnião de vocês quanto a introdução de espécies exóticas em um ambiente aonde elas inexistem, mas já lhes digo que isso não é legal e o motivo é que corre-se o risco desta empreitada sair do controle e a planta/animal vir a se tornar uma praga. Esse problema esta acontecendo na Irlanda com duas espécies de PCs; a S. purpurea e a Darlingtonia californica.

Ambas foram introuzidas nos lagos e margens dos rios no entorno de Dublim (há relatos de que exitam populações destas PCs no interior do país) e se espalharam de forma espantosa, em partes devido ao fato de não existirem predadores naturais para essas plantas (sim amigos, PCs como quaisquer outras plantas são predadas por outros seres vivos) e pelo ambiente favorável a sua proliferação.

No link abaixo, que encontrei no CPUK, esta relatada esta histótia com fotos das plantas vivendo livremente em solo irlandês:

Populações naturalizadas de S. Purpurea e Darlingtonia californica

Vale ressaltar que o problema de tal introdução indevida, esta no fato destas plantas competirem de forma desleal com outras PCs que vivem no local, podendo contribuir para sua futura extinção. Um exemplo disso é que na região da Irlanda aonde elas se encontram, há alguns sítios de D. anglica que correm risco de desaparecer ante a expansão populcional destas plantas :shock: . Algumas das fotos contidas no link, mostram as populações desta Drosera tendo que partilhar o ambiente com estas "invasoras" :x .

Obs.:

1) A um programa do governo local que prevê a retirada destas plantas das áreas mais críticas e, consequente venda (ao consunidor final), doação (a jardins botânicos) de forma que seja garantido a tais espécimes invasores viver em um lugar aonde não causaram problemas a flora regional.

2) Leis ambientais mais rígidas fram criadas e agora quem for pego introduzindo espécies exóticas paga pesadas multas podendo ser processados pelo Estado irlandês, caso sejam reincidentes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Junte essas plantas 'invasoras' com os 'desastres ambientais' promovidos pelo homem, logo diversas espécies de pcs nativas vão desaparecer.

Está aí algo a se preocupar e não deixar que aconteça no ambiente das pcs brasileiras.

Ótimo tema!

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Isso já foi mencionado a algum tempo aqui no fórum, o que não foi citado anteriormente foi a introdução de plantas carnívoras na natureza aqui no Brasil.

De qualquer forma imagino que seriam poucas as especieis que poderiam sobreviver naturalmente em nosso clima.

Eu acho que até seria um bom tema para um tópico procurar plantas que poderiam se adaptar naturalmente aqui no Brasil.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel -
MarcielS escreveu:Junte essas plantas 'invasoras' com os 'desastres ambientais' promovidos pelo homem, logo diversas espécies de pcs nativas vão desaparecer.
Aí esta um outro bom tema a ser explorado. Futuramente irei dedicar algumas linhas sobre este assunto, aguarde e verá ;) .

Paulo -
Paulo escreveu:Isso já foi mencionado a algum tempo aqui no fórum, o que não foi citado anteriormente foi a introdução de plantas carnívoras na natureza aqui no Brasil.
Eu tinha a impressão de ja ter lido algo a respeito aqui, porém procurei e como não achei resolvi escrever a respeito deste assunto baseado num tópico antigo do CPUK. Tem alguma ideia aonde esta o antigo tópico que fala desta questão?
Paulo escreveu:De qualquer forma imagino que seriam poucas as especieis que poderiam sobreviver naturalmente em nosso clima.

Eu acho que até seria um bom tema para um tópico procurar plantas que poderiam se adaptar naturalmente aqui no Brasil.
Gostei da ideia, vou fazer uma pesquisa e se achar algo crio um tópico abordando este assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Ouvi falar de um cultivador brasileiro que em uma das podas em suas D.filiformis, jogou as folhas no brejo no fundo da casa dele. Diz se que elas cresceram muito bem e lá estão até hoje kk
Não lembro se vi no PCBr isso...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Já sei quem foi o "indivíduo" que fez essa proeza Fernando :evil: , mas ele não chegou a introduzir a D. filiformis na natureza 8-) . Ele teve um momento de lucidez e pediu a opinião dos demais membros do PCBR e aí já viu né, levou uns puxões de orelha e desistiu do seu intento. Bom, pelo menos foi o que ele disse :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder