[thumbnail=center]https://news.bbcimg.co.uk/media/images/ ... v366nm.jpg[/thumbnail]
As plantas carnívoras são conhecidas por atrair insetos com néctar, cores e cheiros. Mas o brilho azul sedutor revela um novo mecanismo de captura em algumas espécies.
O estudo, publicado na revista Biologia Vegetal , foi realizado por cientistas de Jawaharlal Nehru Tropical Botanic Garden e Instituto de Pesquisa em Thiruvananthapuram, Kerala, na Índia.
"Estas emissões azuis não eram conhecidas nas armadilhas de plantas carnívoras", disse o membro da equipe de pesquisa do Dr. Sabulal.
"Para o melhor de nosso conhecimento, este é o primeiro estudo relatando tão fortes e distintas emissões de fluorescência no reino vegetal."
Sinais significativos
A equipe encontrou as emissões azuis fluorescente, causadas por mecanismos moleculares, em ascidios de plantas Nepenthes e Sarracenia e em Vênus Flytraps (Dionaea muscipula).
O brilho azul foi revelado nas laterais internas da Dionaea (Vênus Flytraps) quando digitalizado em 366nm UV. A fluorescência azul distinta apareceu nas tampas, tubos do jarro, e peristomes.
A maioria dos insetos e outros artrópodes podem perceber regiões ultravioleta do espectro eletromagnético. Os anéis azuis fluorescentes que emitem a partir dos peristomes das plantas carnívoras pode ser muito atraente para os insetos.
Estas emissões fluorescentes também seria perceptível em condições de pouca luz, o que significa que também pode atrair presas noturna.
[thumbnail=center]https://news.bbcimg.co.uk/media/images/ ... v366nm.jpg[/thumbnail] Os peristomes de Nepenthes gracilis aparece como pista de aterrizagem muito atraente para as presas.
O brilho também pode atrair visitas de pequenos mamíferos, como ratos, morcegos e musaranhos.
Para testar a significância de fluorescência azul como um dispositivo de rapina-atração, a equipe cobriu os peristomes de plantas carnívoras indianos (Nepenthes khasiana) que crescem nos jardins botânicos, revestindo-os com um extrato não-fluorescente.
O sucesso das plantas em capturar presas reduziu drasticamente no período de 10 dias, quando suas emissões azuis estavam escondidos. Isto indica que a fluorescência azul é artifício muito significativo para atrair a presa.
Segundo o estudo, a descoberta de fluorescência das plantas em condições de luz azul UV fornece "um novo entendimento para captura de presas em plantas carnívoras e também das interações planta-animal."
refer: BBC
...