Mensagem Comprei minha Dionaea hoje - Está saudável?
-
- Membro ativo (2)
Mensagem Comprei minha Dionaea hoje - Está saudável?
Olá, comprei hoje e ela tem partes bem vermelinhas por dentro. Me pareceu saudável, e não tinham muitas outras pra escolha no local.
Por favor me ajudem.
O substrato está correto?
Devo induzí-la a hibernação, já que no RJ não faz tanto frio, ou não devo hiberná-la esse ano?
Notei que ela tem duas armadilhas que estão pretas. Devo retirá-las?
Se sim, como procedo?
Obrigado.
Por favor me ajudem.
O substrato está correto?
Devo induzí-la a hibernação, já que no RJ não faz tanto frio, ou não devo hiberná-la esse ano?
Notei que ela tem duas armadilhas que estão pretas. Devo retirá-las?
Se sim, como procedo?
Obrigado.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Antes de dizer se é ou não o substrato correto, preciso saber aonde você comprou ela? Quanto as armadlhas pode removê-las sim. Use um estilete ou tesosura pequena. Cuidado para não atingir o rizoma da planta.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (2)
Comprei na Florália de Niterói.rdrgobra escreveu:Antes de dizer se é ou não o substrato correto, preciso saber aonde você comprou ela? Quanto as armadlhas pode removê-las sim. Use um estilete ou tesosura pequena. Cuidado para não atingir o rizoma da planta.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Ela te pareceu saudável?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Neste caso você terá que replantá-la em sum substrato mais apropriado senão ela irá morrer em poucas semanas. Na secção de "Produtores e fornecedores nacionais & internacionais" você pode encontrar alguma dica de onde encontrar o musgo Sphagnum (Esfagno), necessário para o replantio. Procure em lojas de aquarismo, areia de quartzo para compor o substrato junto com o musgo.
Duvidas referentes a dormência, germinação de sementes de Dionaea etc, procure pelo tópico específico no site. Procure usar a ferramanta pesquisar sempre que quiser achar alguma informação extra e, caso não a encontre poste uma dúvida.
Dê uma olhada neste tópicp que o amigo Fernando criou:
aos-iniciantes-o-basico-t2595.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Obs.: Quanto à planta estar saudável, sim ela aparenta estar OK mesmo estanto em um substrato impróprio. No vaso há também algumas Droseras, que podem ser acomodadas em outro vasinho para se desenvolver melhor.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Duvidas referentes a dormência, germinação de sementes de Dionaea etc, procure pelo tópico específico no site. Procure usar a ferramanta pesquisar sempre que quiser achar alguma informação extra e, caso não a encontre poste uma dúvida.
aos-iniciantes-o-basico-t2595.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Obs.: Quanto à planta estar saudável, sim ela aparenta estar OK mesmo estanto em um substrato impróprio. No vaso há também algumas Droseras, que podem ser acomodadas em outro vasinho para se desenvolver melhor.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (2)
Aproveitando o tópico, gostaria que me dissessem se isso que encontrei numa loja do RJ chamada Caçula, é Sphagnum:
- Caio Vinicius
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 22 vezes
- Contato:
Oi Ricardo,
Isso é musgo, mas não é sphagnum. Não serve para cultivo de carnívoras. Já fi o teste. Ele não retém umidade nenhuma e "deixa a água colorida".
Abs.
Isso é musgo, mas não é sphagnum. Não serve para cultivo de carnívoras. Já fi o teste. Ele não retém umidade nenhuma e "deixa a água colorida".
Abs.
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
-
- Membro ativo (2)
Já estou com Sphagnum e areia de quartzo. Posso fazer o replantio mesmo nessa época de inverno, ou devo esperar?rdrgobra escreveu:Neste caso você terá que replantá-la em sum substrato mais apropriado senão ela irá morrer em poucas semanas.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Pode sim Ricardo, pois se esperar até a primavera pode ser que a Dionaea não resista. Aproveite e coloque as Droseras em outro vaso para que se desenvolvam bem. Não se esqueça de postar fotos delas depois do replantio.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
Nao entendi, pq o substrato esta improprio sendo que a planta esta saudavel aparentemente? julgar o substrato pelo local que foi comprado??? na minha opiniao, deixaria este substrato por enquanto, com agua no prato, pois nao deve mata-la, se fosse inadequado, a planta nao estaria nessa aparencia... acho melhor deixar para a primavera ou entao remova uma parte do substrato e mostra no topico para tentarmos ver do que eh composto...rdrgobra escreveu:Neste caso você terá que replantá-la em sum substrato mais apropriado senão ela irá morrer em poucas semanas. Na secção de "Produtores e fornecedores nacionais & internacionais" você pode encontrar alguma dica de onde encontrar o musgo Sphagnum (Esfagno), necessário para o replantio. Procure em lojas de aquarismo, areia de quartzo para compor o substrato junto com o musgo.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Obs: Possuo uma dioneia com o substrato identica a este, e nem por isso morreu....
Abracos
Eder
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Entendi seu ponto de vista Eder, mas lembre-se que cada caso é um caso , afinal é sempre melhor começar no hobby com o pé direito .Nao entendi, pq o substrato esta improprio sendo que a planta esta saudavel aparentemente? julgar o substrato pelo local que foi comprado??? na minha opiniao, deixaria este substrato por enquanto, com agua no prato, pois nao deve mata-la, se fosse inadequado, a planta nao estaria nessa aparencia... acho melhor deixar para a primavera ou entao remova uma parte do substrato e mostra no topico para tentarmos ver do que eh composto...
Obs: Possuo uma dioneia com o substrato identica a este, e nem por isso morreu....
Abracos
Eder
Fique na paz e sucesso no seu cultivo.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-