Indução de mutação em sementes de plantas carnívoras

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
josezay
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jan 2020, 19:34
Localização: União da Vitória - PR
Agradeceu: 10 vezes
Contato:

Indução de mutação em sementes de plantas carnívoras

Mensagem por josezay »

Olá, sou novo no fórum e no mundo das plantas carnívoras, todavia, desde pequeno faço pequenas experiências em plantas (enxertos não usuais, uso de determinadas substâncias, processos, técnicas em geral), onde na fazenda de meus pais existem diversas variedades de plantas frutíferas, algumas são produtos destes testes. Pesquisei bastante sobre plantas carnívoras pois sempre gostei da ideia de fazer o mesmo com elas, e pela curiosidade (pois só as conhecia pelos livros de ciência), toda via as mesmas estão acessíveis a mim apenas agora, onde recentemente fiz algumas aquisições. Pergunta:
-Alguém no fórum possui experiência/conhecimento na indução de mutações genéticas em sementes/gemas/pólem por eletricidade/microondas/UV/EMS/Cafeína/Raio X/Gama/Macumba etc, que possa trocar experiências sobre?
Pretendo iniciar alguns testes em breve após estudar a aquisição de sementes e mudas de algumas espécies para isso, e qualquer dica será bem vinda.


Se não boleio a perna, me resbalo pela garupa e saio junto contigo.
Avatar do usuário
VagnerRoberto
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Mar 2020, 14:40
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por VagnerRoberto »

Geralmente indução de mutações é feita por irradiação com raios UV (bem antes da abertura das flores, ainda no início do processo de meiose), pois os outros métodos são menos ou totalmente ineficazes, o ideal é que seja feito em ambiente controlado para que não ocorra acidentes e com intensidades específicas para irradiar o DNA sem danificar a planta. Conheço bons e maus casos do uso do UV, consegui induzir variegação em uma suculenta da minha coleção, mas tenho um colega que quase ficou cego pois queimou a retina com luz UV.
Ou seja, estude bem sobre isso antes de fazer e não faça de qualquer jeito e poderá ter bons resultados, lembrando que uma mutação não letal e visível é "uma em um milhão".


Até quando, meu deus? ATÉ QUANDO!?!?
aufreuzim
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 22 Jul 2019, 14:44
Localização: Três Ranchos Goiás

Mensagem por aufreuzim »

Vagner ou outros,poderia me dizer que tipo de máquina vocês usam? raio UV..


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem