SARRACENIA SECANDO

Conte um pouco sobre a sua vida pessoal, onde mora, quais são os seus hobbies, etc.
Responder
Thalita
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Jan 2022, 11:47
Localização: São José dos Campos - SP
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

SARRACENIA SECANDO

Mensagem por Thalita »

Oi, pessoal!

Podem me ajudar? Comprei uma sarracenia no garden e ela já estava com algumas folhas secando, mas aparentemente indo bem. FIquei 20 dias fora e, quando voltei, ela ja estava bem mais seca, com folhas tombando.
-Não troquei o substrato, é o mesmo do garden, então não sei exatamente o que é.
-Ela fica be úmia, rego por cima e no prato.
-pega sol de 12h30 às 18h, mas ultimamente aqui ta nublado e chovendo, então ela tem pegado pouco sol
-hoje observei uns pontinhos brancos junto à base.
ImagemImagemImagem

Obrigada!!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

As condições parecem boas. Você se lembra como a planta estava na floricultura? Estava na sombra?
É importante fazermos a aclimatação de plantas que estavam em condições diferentes para as condições que você vai dar para ela. Para as Sarracenias é ir acostumando ao sol pleno pouco a pouco.

O seu caso me parece ser cochonilhas e fungos que se aproveitam. É preciso acabar com as cochonilhas com um inseticida sistêmico, que não são muito baratos e fáceis de achar.

Há algumas receitas caseiras contra cochonilhas, mas não posso assegurar a eficácia delas ou sequer dizer se são recomendadas.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá. Posso estar enganado mas notei na terceira foto novas brotações, para tentar salvar sua planta é essencial fazer a troca do substrato por um novo, de preferência misturar perlila ao musgo para ajudar a drenar a água em excesso. Aparentemente esses pontos brancos são fungos, e na maioria das vezes a causa é excesso de umidade, alguém mais experiente poderia te indicar um fungicida. Quando for fazer a troca do substrato, corte as folhas secas e lave bem as raízes em água corrente.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

lhe sugiro usar fungicida forth (30 ml) mais em conta e seguir a bula. aplicar na planta toda e raízes.

replantio em novo substrato, como dito acima pelo nosso amigo, em sphagnum + perlita. : joia :

***

fazer em sombra, deixar o vaso em sombra por dois dias. repor ao sol primeiros dias por 1/2 período após uns 3-4 dias o tempo máximo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Thalita, concordo com o que os colegas disseram, precisa trocar urgente esse substrato, me pareceu bastante compactado e decomposto. Troca por uma mistura de musgo sphagnum + perlita (proporção de 70/30% ou 60/40%). Tira a planta com cuidado do vaso, lava as raízes em água corrente para tirar o substrato antigo e corta todas as folhas secas que tiver e replanta. Sugiro também utilizar um fungicida e um inseticida para auxiliar na recuperação da planta. Te indico o Fungicida Forth (mesmo indicado pelo Edson) ou o Cupro Dimy, e inseticida indico o Inseticida Dimy ou K-Othrine SC 25 (facilmente encontrado em supermercados, preparar a solução como se fosse para inseto voador). Aplica o fungicida e inseticida em dias alternados e mantém o vaso somente na claridade até notar melhora na sua planta.
Também indico fortemente realizar a rega apenas pelo pratinho (não regar por cima), e com água suficiente apenas para umedecer o substrato e evitar ao máximo encharcar, porque senão vai dar podridão.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Thalita
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Jan 2022, 11:47
Localização: São José dos Campos - SP
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Thalita »

Obrigada, pessoal! Vou levar todas essas dicas em consideração! Acho que ela pode ta tendo excesso de sol e substrto muito úmido, de acordo com o que falara. Agora é tentr salvar, ne!!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Arthur Vinicius escreveu: 19 Jan 2022, 09:53 Thalita, concordo com o que os colegas disseram, precisa trocar urgente esse substrato, me pareceu bastante compactado e decomposto. Troca por uma mistura de musgo sphagnum + perlita (proporção de 70/30% ou 60/40%). Tira a planta com cuidado do vaso, lava as raízes em água corrente para tirar o substrato antigo e corta todas as folhas secas que tiver e replanta. Sugiro também utilizar um fungicida e um inseticida para auxiliar na recuperação da planta. Te indico o Fungicida Forth (mesmo indicado pelo Edson) ou o Cupro Dimy, e inseticida indico o Inseticida Dimy ou K-Othrine SC 25 (facilmente encontrado em supermercados, preparar a solução como se fosse para inseto voador). Aplica o fungicida e inseticida em dias alternados e mantém o vaso somente na claridade até notar melhora na sua planta.
Também indico fortemente realizar a rega apenas pelo pratinho (não regar por cima), e com água suficiente apenas para umedecer o substrato e evitar ao máximo encharcar, porque senão vai dar podridão.
Boa sorte em seu cultivo.
Cupro dimy não Arthur. Jamais... esse mata a mata. tem na composição o sulfato de cobre que é veneno para plantas carnívoras.
e na aplicação, pessoalmente, acho melhor e indico intervalo de no mínimo uma semana. inclusive segunda aplicação com pouco mais de água para a solução ficar mais fraca.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem