Troca de substrato/vaso

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Troca de substrato/vaso

Mensagem por Renio »

Salve galera, tô pensando em trocar a minha nep de substrato e talvez de vaso também se necessário, porém como é a primeira vez que faço esse procedimento to meio receoso em como manusear ela direito sem causar muito estresse e sem causar danos. Se alguém tiver alguma dica ai eu agradeço, o medo de fazer besteira tá grande kkkkkkkkk

O substrato pretendo por sphagnum e perlita só, se tiverem alguma outra recomendação acerca da composição pode mandar.

Seguem algumas fotos dela ai, ta bem bonita cresceu bem nesse começo de primavera, porém sem jarros novos ainda :(Imagem

Enviado de meu SM-A315G usando o Tapatalk



Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Não se preocupe que as Nepenthes no geral não tem raízes tão frágeis. Claro, sempre procure evitar perturbar elas em excesso.

Qual o substrato que está usando agora? Talvez ainda não precise trocar.
Se for um inadequado ou estiver velho, pode ser sphagnum + perlita sim. Se tiver chips de coco, devidamente tratado, melhor ainda!

Sobre os jarros, há quanto tempo está com ela? Quanto sol toma? Como é a rega? Borrifa água nela? Tudo isso é importante para a formação dos jarros : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Renio o que eu faço aqui no meu cultivo é retirar a planta do vaso e ir lavando dentro de um tanque/balde com água para desgrudar o substrato velho das raizes da planta. Se você perceber que está muito grudado, melhor não insistir para não quebrar as raizes. Mas só de fazer o procedimento na água, já ajuda muito e liberar o substrato velho das raizes.
Sobre a sua mistura de sphagnum com perlita, está ótimo! Não acredito que você vai precisar de um vaso maior por enquanto. A planta pode ficar no mesmo vaso, até a próxima troca de substrato.
Conta mais das condições do seu cultivo! Após fazer o replantio é bom não deixar pegar sol direto, apenas claridade. Porque o processo de replantio causa stress na planta. Mas depois de um tempo ela se recupera.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

Valeu pelas respostas galera.

Sobre as condições dela, ela pega sol das 15 ate as 18 porem ela fica atras da minha janela que tem uma pelicula que filtra bastante a luz do sol, deixando ela tomando uma luz mas ´´fresca`` por assim dizer, tanto que ela nem esquenta (porem pretendo trocar ela de lugar e botar em um com mais sombra ainda).

Sobre as regas, eu borrifo agua nela uma vez todo dia, nas folhas, jarros e no substrato, as vezes ate vaza um pouco em baixo e o substrato ta sempre umido. Durante a seca daqui de brasília, que é bem rigida, eu costumava borrifar ate 5 vezes pq o substrato secava rapido demais.

O substrato eu to querendo trocar por ele aparentar estar bem desgastado mesmo. Ela chegou aqui em casa dia 18 de agosto, comprei pelo mercado livre, por isso tambem nao tenho noçao de quanto tempo ela ta nesse substrato, entao quero trocar so pra garantir.

Sobre os jarros, notei hoje que tem uma pontinha dela que ta se desenvolvendo bem, talvez ate vire um jarrinho mesmo, por isso to meio com medo também de trocar de substrato e atrapalhar esse processo dela.

Mas no geral é isso valeu ai pelas dicas Arthur e Cauplantas, vou atualizar aqui qualquer coisa!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Parece que está cuidando muito bem dela Renio : joia :

Se quiser esperar ela dar o jarro para depois transplantar, talvez seja melhor.
Acredito que o sol que ela está tomando agora é suficiente, mas não sei o quão intenso é o sol por aí. É bom elas tomarem um pouco de sol.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sobre as condições dela, ela pega sol das 15 ate as 18 porem ela fica atras da minha janela que tem uma pelicula que filtra bastante a luz do sol, deixando ela tomando uma luz mas ´´fresca`` por assim dizer, tanto que ela nem esquenta (porem pretendo trocar ela de lugar e botar em um com mais sombra ainda).
se possível, faça uma aclimatação e deixe ela tomar esse sol. mas lembre-se da aclimatação. ou outro local com mais sol, se necessário sombrite, mas em resumo, ela irá gostar um pouco mais não de menos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem