Projeto Besouro do amendoim - Criação

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Projeto Besouro do amendoim - Criação

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá Pessoal! Recentemente decidir adquirir um kit start para besouro do amendoim, conversando com nosso amigo Edson Poscai, vi que seria melhor está especie de besouro ao invés do Tenébrio Molitor, mas isso é relativo a realidade de cada um, o besouro do amendoim possui um manejo mais pratico e para mim neste momento é o ideal :lol: Minha intenção neste tópico não é trazer a ficha técnica (podemos ver posteriormente) e sim os passos que dei com este start e ir postando ao longo do tempo se deu certo ou não, utilizando uma gama de informações que adquirir com amigos e internet no geral.
A utilidade das larvas e besouros são obviamente, para nós, a alimentação das carnívoras e afins (peixes, hamsters, pássaros).

Comprei o kit Start no site do Shoppe, paguei R$ 20,00 - sem custo de frete.
O kit informa que possui 100 insetos entre Besouros, pupas e larvas e no substrato ovos.
Chegou desta maneira:
► Exibir Spoiler
A principio estou utilizando 2 recipientes plásticos (aqueles potes de sorvete/açai) que não sejam transparentes.
1 tela mosquiteiro
Cola quente
2 pedaços de caixa de ovos


Saiu o seguinte resultado:
► Exibir Spoiler
► Exibir Spoiler
Segundo as informações coletadas para cultivo destes besouros, os mesmos tem hábitos noturnos, preferenciam a escuridão e ambientes mais quentes. Realizar uma passagem para entrada de ar, é de total importância para se evitar fungos e outros patógenos na colonia. A tela mosquiteiro, evita-se a entrada e saída de insetos em geral.

Manejo:

Fonte de água: Muito se discuti a colocação de alguma rodela fina de alimento que seja úmido na colonia(batata, cenoura, pepino, etc..), em sites informaram que besouros adultos não necessitam uma vez que um amendoim de qualidade já nutri sua demanda e não nota-se diferença numa colonia com vegetais/frutas úmidos ou não. Outros já informam a necessidade de colocar ao menos 1 vez por semana, outros até 3 vezes (semanais) algum alimento úmido para a colonia. Uma outra questão é o tempo para a troca deste alimento, tendo as informações encontradas também divergindo entre si. Por ex: a cada 2 dias (realizar a troca), a cada 7 dias ou dependendo a cada 15 dias (o exemplo dado foi casca de banana). Como estou iniciando o processo, realizarei observações e testes quanto a isso e colocarei aqui no tópico posteriormente. Importante colocar a fonte de água separada dos amendoim para evitar fungos, alguns colocam uma gaze de algodão por cima do amendoim e a rodela de vegetal por cima dela ou simplesmente deixar que não encoste no alimento ou deixar sob a caixa de ovos. No primeiro dia eu coloquei 3 rodelas de cenoura, sendo que os besouros preferiram todos ficarem apenas em uma, ratificando a informação que apenas uma fonte é necessária. Ao menos para uma colonia pequena.

Fonte de alimento: Amendoim torrado, de preferencia sem casca ou com ela quebrada e sem sal. Não há necessidade de outra fonte de alimento ou substrato ( o que já diferencia do tenébrio molitor ), uma vez que já estiverem estregando, é necessário a troca completa dos amendoins, o tempo para isto, dependerá da umidade na colonia e tamanho da mesma.
► Exibir Spoiler
Separação das pupas: As pupas é o estagio de larva para besouro, elas ficam imoveis e notará uma coloração mais branca. Por estarem totalmente nutridas para se transformarem em besouro, possuem todo nutriente necessário e água, sendo predadas por larvas e besouros já adultos da colonia. Por este motivo é necessário a separação manual das pupas em outro recipiente. Após tornarem besouro, é necessário devolver para o recipiente inicial, afim de evitar que se alimente das pupas restante do recipiente. Informações coletas informam que ficam neste estágio por cerca de 1 semana.
Conforme imagem abaixo:
► Exibir Spoiler

Manutenção da colonia: Notará que irá se criar um pó fino dentro do recipiente, são excrementos e restos de amendoim. Sendo necessário a sua retirada completa através de uma peneira para que as larvas, pupas e besouros não sejam jogados fora junto ao pó coletado. Há algumas sugestões de se armazenas este pó coletado em um 3º recipiente, pois nele contem ovos e a medida que as larvas forem nascendo, transferidas para a colonia inicial. O tempo para está manutenção irá depender do tamanho da colonia, como estou iniciando, não tenho um valor em dias para deixar aqui. : joia :
Outra dica é colocar um pedaço de pano/toalha dobrada dentro da colonia, pois as larvas ficarão em seu interior, sendo mais fácil de achá-las e utiliza-las.
► Exibir Spoiler
Até o momento é isso, espero que colegas mais experientes participem com novas informações ou até mesmo correções do tópico. Eu moro em apartamento, e por mais que insetos subam de elevador :lol: :lol: :lol: é muito insuficiente, desde que mudei para apto tenho alimentado minhas Pc's com ração de peixe, mas no caso de dioneias por exemplo, não tenho boas experiencias com este tipo de alimentação.

Abraços! :ola:


Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Parabéns pela expériência amigo!

Lembro quando a anos atrás, recebi uma doação aqui do fórum dos besourinhos..
No começo eram praticamente o mesmo tanto que tu recebeu, no fim ja tinha beeeem mais

Só que na época eu bobiei de não deixar algum furo, algo pra respirar..
Aquilo foi ficando cheio de escrementos, úmido e por fim mal cheiroso (fungos)
Foi me dando preguiça de cuidar, até um dia em que sem querer derrubei, abriu e espalhou um moooooonte pela casa kkkkkkkkkkkkkk

Minha avó ficou meses condenando qualquer besouro q aparecesse como se fosse daquela criação weoiweoiwe
Não lembro nem como me desfiz, ou se foi ela mesma quem fez isso kkkkkkkkkkkkk

Porém hoje em dia já aprendi várias coisas inclusive com as carnívoras, que não desistiria tão facil assim, acho q vou recomeçar a criação.. Também tenho minhocário em casa.

Essa info das Pupas eu não sabia! que esses animais dão uma de canibais :shock: :shock: :shock: :shock: #chokey

Gratidão pelo seu post..
Quem sabe em breve retomamos no fórum doação deles hehe
Abraço!


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Excelente relato Leonardo, muito esclarecedor! Essa é uma boa alternativa para aqueles que cultivam em apartamentos!
Por aqui as moscas já são mais que suficientes :?

Desejo boa sorte com a criação dos besouros : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

briancarnieri escreveu: 21 Out 2021, 03:37 Parabéns pela expériência amigo!

Lembro quando a anos atrás, recebi uma doação aqui do fórum dos besourinhos..
No começo eram praticamente o mesmo tanto que tu recebeu, no fim ja tinha beeeem mais

Só que na época eu bobiei de não deixar algum furo, algo pra respirar..
Aquilo foi ficando cheio de escrementos, úmido e por fim mal cheiroso (fungos)
Foi me dando preguiça de cuidar, até um dia em que sem querer derrubei, abriu e espalhou um moooooonte pela casa kkkkkkkkkkkkkk

Minha avó ficou meses condenando qualquer besouro q aparecesse como se fosse daquela criação weoiweoiwe
Não lembro nem como me desfiz, ou se foi ela mesma quem fez isso kkkkkkkkkkkkk

Porém hoje em dia já aprendi várias coisas inclusive com as carnívoras, que não desistiria tão facil assim, acho q vou recomeçar a criação.. Também tenho minhocário em casa.

Essa info das Pupas eu não sabia! que esses animais dão uma de canibais :shock: :shock: :shock: :shock: #chokey

Gratidão pelo seu post..
Quem sabe em breve retomamos no fórum doação deles hehe
Abraço!
Obrigado brian! realmente, quem sabe mais a frente com o desenvolvimento da colonia, terei prazer em doar aqui no fórum aos colegas. : joia :


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

CauPlantas escreveu: 22 Out 2021, 07:46 Excelente relato Leonardo, muito esclarecedor! Essa é uma boa alternativa para aqueles que cultivam em apartamentos!
Por aqui as moscas já são mais que suficientes :?

Desejo boa sorte com a criação dos besouros : joia :
Sim, aprendi com o amigo Ricardo (smart) que é só deixar frutas ou cascas de frutas perto do cultivo que junta de monte kkkkkk, para apartamento eu achei muito viável estes besouros, inclusive para mudas pequenas, pois são bem pequenos! O tenébrio molitor já é um pouco maior, inclusive as larvas.
Obrigado Cauê, em breve mais noticias sobre esta colonia, pelo visto o crescimento é rápido. : joia :


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Pessoal, uma breve atualização das recomendações:

No post escrevi amendoim torrado, sem sal. E com base em comentários e mais pesquisas sobre, o ideal seria amendoim cru, com casca ou sem e sem sal, pois possuem um teor de água maior, sendo uma fonte úmida para os besouros e larvas. Podemos utilizar ambos, estando ciente que a utilização de amendoins torrados, demandará de uma fonte de água mais frequente para a colônia.

Resolvi realizar a criação das larvas separadas numa 3º vasilha, para não correr o risco de serem predadas pelos besouros, ao menos neste inicio de colonização : joia :


abraços.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem