Pasta para cicatrização? nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Pasta para cicatrização? nepenthes

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá amigos! espero que estejam todos bem!

Em breve terei algumas nepenthes por aqui para realizar estacas e gostaria da opinião dos colegas sobre como realizar uma pasta para cicatrização pós poda. Vi algumas "receitas" pelo youtube, mas gostaria da opinião de vocês! como realizam esta mistura? Até o momento, eu nunca fiz em minhas podas, mas achei interessante ter uma segurança maior para evitar pragas nos cortes... vi pastas com vaselina, propolis, pó de canela e por ai vai. Se você faz alguma, deixa aqui sua receita : joia : vai me ajudar muito!

Desde já, agradeço! :ola:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

só digo, não esquecer de esterilizar o equipamento a ser usado.

até canela em pó aparenta não ter dado certo aqui. prefiro nada usar. mas vejo tbm ser usado esmalte nos cortes, tbm usei, não deu certo comigo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Canela e própolis tem sim propriedades antifúngicas, mas só para alguns tipos de fungos, e no ambiente existe uma gama deles, eu já usei própolis até em Dionaeas aqui, algumas se recuperaram outras não. Vai de cada um usar ou não, ainda mais no seu caso que é no sentido de prevenção.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Eu utilizo canela em pó ou o extrato aquoso de própolis quando faço poda em partes aéreas das plantas (galhos e folhas mais distantes do solo). Não costumo utilizar para selar corte de estacas, porque tanto a canela quanto o própolis vai saindo com a rega, então não vai impedir em nada a proliferação de fungos. Um produto que me chamou a atenção que estão utilizando para cicatrizar/ selar cortes tanto em estacas quanto em podas é o talco antisséptico (talco para chulé), ainda não tenho resultados definitivos do seu uso. Mas em pesquisa percebo que sua composição é realmente benéfica nessa questão de inibir fungos e bactérias e ainda serve de adubo para as plantas.
Por exemplo, aqui estou testando o polvilho antisséptico da granado, ele é composto de talco farmacêutico (silicato de magnésio), óxido de zinco (inibidor de crescimento de fungos e fonte de zinco para as plantas), ácido bórico (ação inseticida, bactericida, fungicida e fonte de Boro para as plantas), enxofre (fungicida, acaricida e fonte de enxofre para as plantas) e fragrância. Existe uma gama de substâncias químicas que atuam na inibição de microrganismos e fornecem nutrientes como zinco, enxofre e boro para a plantas e ao mesmo tempo tem o efeito hidrofóbico (aversão a água) do silicato (talco) que vai impedir que a água lave tudo de uma vez durante uma rega.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

De fato! a água retira oq passamos nelas, acredito que dai que tenha surgido a utilização da vaselina, para tentar permeabilizar um pouco a mistura. Agradeço muito a contribuição de vocês amigos, vou acabar testando essas combinações. Em breve farei podas e a intenção é usar essa pasta nas nepenthes mesmo, nem tanto nas estacas, mas vale o teste tbm! : joia :

Novamente, meu obrigado! :cump:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem