Acompanhamento de cultivo - D. spiralis, capillaris, latifolia, etc. [CauPlantas]

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Acompanhamento de cultivo - D. spiralis, capillaris, latifolia, etc. [CauPlantas]

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal. Obtive sementes de D. spiralis, capillaris e latifolia do Carnívoras Online, tudo tranquilo.
Semeei elas dia 22/11/2020 em musgo fervido por 5 min. e depois lavado com água sanitária.

Update 6/3/21:
► Exibir Spoiler
Dentro de casa, perto da janela, apenas luminosidade:
► Exibir Spoiler
Fora de casa, 3 horas de sol (9:00-12:00) com sombrite 50%
► Exibir Spoiler
Fora de casa, 4 horas de sol (9:00-13:00)
► Exibir Spoiler
Fora de casa, 8 horas de sol (9:00-17:00)
► Exibir Spoiler
Creio que as diferenças no tempo das germinações e quantidade delas não diferem muito entre fora ou dentro de casa. Veremos quanto ao desenvolvimento das seedlings.

Desde já agradeço : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Bom trabalho amigo. Nada de fungos e ciano, a aparência do musgo está muito boa. : joia :

As Capillaris demoram mais um pouco mesmo, tanto a comum quanto a Long Arm, parecem ser mais cascudas que as de outras droseras.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Atualizado com novas informações, mais espécies e dúvidas


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Acho que vocês acabaram não vendo :oops:
Vou postar então por aqui:

Conclusões até agora (6/3/21):
Até 6/3/21, capillaris continua sem germinar. Será que já posso desistir?
Acho que no meu caso é melhor plantar inicialmente dentro de estufa para tentar acelerar a germinação e depois de germinadas, passar gradualmente para o sol dependendo das necessidades de cada espécie. Deixar direto dentro de casa mostrou um desenvolvimento bem lento.

Dúvidas:
1 - Qual é o melhor momento para começar a separar os seedlings? Sei que algumas espécies são mais resistentes e outras mais frágeis, mas não sei exatamente qual. Considerando que tenho para trabalhar spiralis, latifolia, hartmeyerorum, filiformis var. floridana e uma burmannii.
2 - Será que agora compensa começar a alimentar e passar todas para o sol? Para acelerar o crescimento.

Por favor me ajudem :cry: , alguns seedlings parecem estar murchando no tamanho


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Por favor amigo, publique em aberto a ultima foto de cada uma uma delas, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas escreveu: 11 Mar 2021, 08:41 Acho que vocês acabaram não vendo :oops:
Vou postar então por aqui:

Conclusões até agora (6/3/21):
Até 6/3/21, capillaris continua sem germinar. Será que já posso desistir?
Acho que no meu caso é melhor plantar inicialmente dentro de estufa para tentar acelerar a germinação e depois de germinadas, passar gradualmente para o sol dependendo das necessidades de cada espécie. Deixar direto dentro de casa mostrou um desenvolvimento bem lento.

Dúvidas:
1 - Qual é o melhor momento para começar a separar os seedlings? Sei que algumas espécies são mais resistentes e outras mais frágeis, mas não sei exatamente qual. Considerando que tenho para trabalhar spiralis, latifolia, hartmeyerorum, filiformis var. floridana e uma burmannii.
2 - Será que agora compensa começar a alimentar e passar todas para o sol? Para acelerar o crescimento.

Por favor me ajudem :cry: , alguns seedlings parecem estar murchando no tamanho
Oi CauPlantas, vou tentar te ajudar com base no que faço aqui no meu cultivo.
Sobre a D. capillaris, não desiste ainda não, passa um filme PVC (aquele te embrulhar alimentos) por cima do vaso para segurar mais umidade e deixa num lugar de alta claridade. Se daqui um tempo você achar que não vai germinar nada, ai quando for tentar plantar novas sementes, utiliza o PVC desde o inicio.
Aqui eu costumo colocar o filme PVC nos vasos com sementes para além de segurar umidade, protege contra pássaros que tentam roubar musgo (acontece muito comigo) e protege também de vento forte ou chuva para você não perder as sementes.
Recentemente cultivei sementes de Byblis liniflora dessa forma e deu super certo, aí conforme as seedlings vão crescendo eu vou fazendo furos no filme com palito de dente para circular mais ar e depois que a planta atinge um certo tamanho eu retiro o filme.
Sobre as dúvidas:
1- Eu costumo separar minhas seedlings de drosera quando elas tem mais de 3 folhas, quanto ao tamanho eu não costumo medir, então não sei te dizer, vou deixar uma foto que peguei na internet apenas para te dar uma ideia. Durante a separação eu uso aquelas pinças de retirar cabelo (acho elas ótimas, inclusive tem versões maiores), porque ai consigo retirar a planta com as pequenas raízes envolvidas em um pouco de substrato. Em questão de espécie mais resistente ou mais frágil, infelizmente não posso te ajudar, pois não tenho conhecimento. Mas tento pensar que todas são frágeis por serem pequenas :lol: :lol: e precisam de atenção até que estejam maiores e predando insetos.
Imagem
2- Eu não passaria elas para o sol ainda, faz a separação primeiro, aguarda um certo período de adaptação após a separação, sempre oferecendo água e local de alta claridade, quando notar o crescimento das plantas, vai fazendo aquela adaptação para o sol. Quanto a alimentação também recomendo que você deixe para após fazer a separação das seedlings, porque senão vira aquela bagunça de planta com inseto e pode acabar te atrapalhando mais do que ajudando.
Te desejo boa sorte no seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Beleza, vou postar o que está nos spoilers:

Vou aproveitar esse tópico mesmo para postar aqui o andamento de outras espécies que semeei. Essas são a D. hartmeyerorum e filiformis var. floridana que eu comprei com o Beto da Escultura Viva.

Eu plantei elas dentro e fora de casa, onde tem um grupo tomando 4 horas de sol e outro tomando 8 horas, todos sob sombrite 50%. Além disso usei pó de coco para um grupo e sphagnum tratado com água sanitária para o outro. Tudo isso é para ver em quais condições elas vão se desenvolver melhor.

Dentro de casa, perto da janela, apenas luminosidade:

D. latifolia
Imagem
Ela acabou dando uma estagnada no crescimento e algumas acabaram morrendo, mas não sei o porquê.

D. spiralis
Imagem

D. hartmeyerorum
Estufa
Imagem Imagem
Acho que 1 germinação acabou morrendo aqui também.

Sem estufa
ImagemImagem

Fora de casa, 3 horas de sol (9:00-12:00) com sombrite 50%

D. latifolia
Imagem
Foi o vasinho que melhor se desenvolveu

D. spiralis
Imagem

Fora de casa, 4 horas de sol (9:00-13:00)

D. hartmeyerorum
6/3/21
ImagemImagem
Acho que é uma burmannii invasora aqui :D

Fora de casa, 8 horas de sol (9:00-17:00)

D. hartmeyerorum
Imagem

D. filiformis var. floridana
Imagem
Foi a única que germinou dentre todos os outros vasinhos. Será que é por causa do sol?
Na verdade germinaram duas, mas uma acabou morrendo.

As que plantei no musgo no local de 8 horas de sol morreram também, creio que seja por eu ter utilizado um musgo já velho.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

já pode replantar as maiores, bastante cuidado... no novo vaso faça um furo para tipo encaixar, toque levemente aos lados depois de colocado.

ImagemImagem

espere mais um pouco. as demais mais tempo,

ImagemImagem

***

retire com cuidado. use uma pinça sem apertar em apoio na parte de baixo. se possivel ao redor para sair com substrato, que será melhor.
o equipamento para isso, que esqueci o nome, já comprei e perdi uns 2... compro pinça comum e em um apoio reto bato para ele ficar reto.

não se preocupe, tão novas, : joia :

se não tem experiência em replantio, faça com uma de cada vaso em uma semana. observe o resultado. isso lhe dará mais auto segurança.

retire só as maiores, deixe as menores crescerem. só claridade por uns 3 dias. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Obrigado pela ajuda pessoal : joia :
Arthur Vinicius escreveu: 11 Mar 2021, 20:09 Quanto a alimentação também recomendo que você deixe para após fazer a separação das seedlings, porque senão vira aquela bagunça de planta com inseto e pode acabar te atrapalhando mais do que ajudando.
Te desejo boa sorte no seu cultivo.
Na verdade estava me referindo à ração de peixe :mrgreen:


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Já faz um bom tempo desde que não atualizo a situação dessas espécies. Aqui vai um resumo:

1. spiralis: perdi todas, sobrou apenas uma e está bem ruim
2. capillaris: no fim, nenhuma germinou
3. latifolia: perdi praticamente todas também, sobraram apenas duas que estão indo mal
4. hartmeyerorum: perdi algumas espontaneamente, outras por transplante e outras por ação do vento. Sobraram meia dúzia
5. filiformis var. floridana: pelo menos 1 em cada vaso semeado germinou. Algumas acabaram morrendo, mas ainda tenho grande parte
6. burmannii: tentei o transplante, mas morreu depois.

Resolvi criar tópicos para cada uma das espécies, que ainda estão vivas, para ter um tratamento e organização melhores, além de facilitar a consulta depois. Maiores detalhes sobre cada uma delas também estarão nesses novos tópicos.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem