Sobre cortar folhas mortas e haste floral

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
jackehertel
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jun 2021, 09:46
Localização: Blumenau - SC
Agradeceu: 5 vezes

Sobre cortar folhas mortas e haste floral

Mensagem por jackehertel »

Tenho dúvidas sobre cortar ou não as folhas mortas tanto da Drosera quando Dionaea, e também a haste floral da drosera após seca.
Posso fazer sem medo? Ou tem alguma época especifica que é aconselhável fazer isso


Avatar do usuário
pedrodias41
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 25 Mai 2020, 09:03
Localização: Leiria, Portugal
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por pedrodias41 »

Quanto às haste floral da dioneia pode cortar caso não queira nem sementes nem flor.

As folhas totalmente pretas da dioneia pode cortar, é um processo natural, ficam pretas para dar lugar a novas armadilhas


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Depois que colher as sementes da Drosera, pode cortar toda a haste : joia :
Folhas das Drosera é a mesma coisa que o Pedro falou acima, não precisa se preocupar em cortar as velhas. Se quiser cortar por estética, faça quando estiverem completamente secas


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
jackehertel
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jun 2021, 09:46
Localização: Blumenau - SC
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por jackehertel »

pedrodias41 escreveu:Quanto às haste floral da dioneia pode cortar caso não queira nem sementes nem flor.

As folhas totalmente pretas da dioneia pode cortar, é um processo natural, ficam pretas para dar lugar a novas armadilhas
Obrigada pelas dicas, Pedro!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


jackehertel
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jun 2021, 09:46
Localização: Blumenau - SC
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por jackehertel »

CauPlantas escreveu:Depois que colher as sementes da Drosera, pode cortar toda a haste : joia :
Folhas das Drosera é a mesma coisa que o Pedro falou acima, não precisa se preocupar em cortar as velhas. Se quiser cortar por estética, faça quando estiverem completamente secas
Obrigada! Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Pode cortar sem medo, principalmente se estiver seco. É sempre bom fazer essa limpeza de folhas, hastes, flores secas porque evitam aparecimento de fungos. Quando você quiser cortar alguma parte da planta ainda verde (fazer poda mesmo) é bom passar um pouco de canela ou própolis no corte para cicatrizar a ferida e também higienizar a tesoura de corte (eu passo álcool 70). Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
jackehertel
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jun 2021, 09:46
Localização: Blumenau - SC
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por jackehertel »

Arthur Vinicius escreveu:Pode cortar sem medo, principalmente se estiver seco. É sempre bom fazer essa limpeza de folhas, hastes, flores secas porque evitam aparecimento de fungos. Quando você quiser cortar alguma parte da planta ainda verde (fazer poda mesmo) é bom passar um pouco de canela ou própolis no corte para cicatrizar a ferida e também higienizar a tesoura de corte (eu passo álcool 70). Boa sorte em seu cultivo.
Obrigada pelas dicas, Arthur!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Arthur Vinicius escreveu:Pode cortar sem medo, principalmente se estiver seco. É sempre bom fazer essa limpeza de folhas, hastes, flores secas porque evitam aparecimento de fungos. Quando você quiser cortar alguma parte da planta ainda verde (fazer poda mesmo) é bom passar um pouco de canela ou própolis no corte para cicatrizar a ferida e também higienizar a tesoura de corte (eu passo álcool 70). Boa sorte em seu cultivo.
No meu caso eu não tiro só tiro se tiver MT folhas pq as vezes acontece um leaf natural q foi o meu caso

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
jackehertel
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jun 2021, 09:46
Localização: Blumenau - SC
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por jackehertel »

Tenho receio de acabar dando fungo nelas por conta das folhas mortas, por isso tenho essa dúvida!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem