Ajuda com modos de cuidar de uma nepenthes Bloody Mary

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Ajuda com modos de cuidar de uma nepenthes Bloody Mary

Mensagem por DMartins »

Boa Tarde !

Ontem adquiri uma nepenthes Bloody Mary aqui em Portugal e precisava da vossa ajuda para aprender a cuidar dela, porque eu já tive uma no passado e acabou por morrer devido a minha inexperiência !

Pelo que eu fui vendo aqui no fórum, ao contrario das dioneias esta não é regada pelo prato mas sim na terra directo correto ?
Também me fui apercebendo que não precisa de tanta agua como as dioneias, e aqui reside a minha primeira grande questão, o meu substrato ao toque esta seco mas como não sei a "quantidade" de agua a regar tenho medo de "afogar as raízes" então só coloquei um pouco de agua ontem e hoje de manha, mas não o suficiente para deixar o substrato dela húmido.
Li também que se deve borrifar a planta varias vezes ao dia, ao borrifar pode ser a qualquer hora, ou nas horas de mais calor deve-se evitar ?

A minha segunda questão, é o local ideal para a colocar, pelo que fui vendo aqui no fórum, depende muito de planta para planta, algumas gostam de mais sol outras de menos ... mas no geral o que vocês aconselham ? muito sol ? só umas pequenas quantidades de sol e não o sol mais forte ?

Quanto ao substrato, qual o mais indicado ?
Como avalio se o meu ainda esta em condições ?

No fim do meu post vai ter fotos do substrato que ela tem e da planta em si para vos ajudar a me ajudar :D

Qualquer outra dica que me possam dar ficaria muito agradecido, até porque é das minhas especies de plantas favoritas e fico desanimado por ser a única que não consigo manter de boa saúde :(

Muito obrigado a todos e um forte abraço aqui de Portugal !




ImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Opa, tudo bem? Vou tentar te ajudar com o que a gente recomenda no geral para as Nepenthes.

Vi que a Bloody Mary é um híbrido entre ventricosa e ampullaria. Talvez não goste de muito frio e vai preferir um pouco mais de calor.
  • Água: Regue a planta mesmo, não precisa de prato com água. Água estagnada pode apodrecer as raízes.
    A frequência vai depender do seu clima, se está muito calor, frio, seco ou úmido. Sempre cheque o substrato e mantenha ele úmido, mas não encharcado.
    É melhor borrifar a planta pela parte da manhã e do fim da tarde, evitando os horários mais quentes.
  • Sol: No geral, as Nepenthes apreciam pouco sol, ou da manhã ou do fim da tarde. Primeiro é importante ir acostumando ela aos poucos. Comece na claridade e de 3 em 3 dias vá aumentando a exposição ao sol por cerca de 1h.
    Além disso, encontre um local fixo para ela, não é bom ficar trocando a todo momento.
  • Substrato: Pelo que vi na foto, parece um musgo velho. E como você disse, parece estar na terra vegetal também. Não se recomenda manter na terra, mas se ela estiver bem, não é preciso trocar agora. Se estiver com receio, troque por uma mistura de partes iguais entre musgo sphagnum, areia, perlita e casca de pinus. Uma alternativa para o musgo é a turfa de sphagnum, que é mais fácil de se encontrar na Europa. Pode também colocar chips de coco no lugar da casca de pinus.
    A recomendação geral é trocar o substrato a cada 2 anos. Dá para ter uma ideia se ele já está ruim ao observar se está gosmento ou mal cheiroso. No geral é 2 anos mesmo.
O principal é isso. Sua planta está muito bonita por sinal.
Boa sorte, nos mantenha atualizados : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por DMartins »

Muito Obrigado !!

Sim vou tentar então achar um lugar fixo para ela, aqui em Portugal ainda está um pouco de vento e frio durante a noite por isso eu tenho resguardado a planta e ponho na “mini estufa” que tenho

Mas vou tentar seguir os conselhos e vou continuando a dar novidades 😄😄


Avatar do usuário
pedrodias41
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 25 Mai 2020, 09:03
Localização: Leiria, Portugal
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por pedrodias41 »

DMartins escreveu: 18 Mai 2021, 09:09 Muito Obrigado !!

Sim vou tentar então achar um lugar fixo para ela, aqui em Portugal ainda está um pouco de vento e frio durante a noite por isso eu tenho resguardado a planta e ponho na “mini estufa” que tenho

Mas vou tentar seguir os conselhos e vou continuando a dar novidades 😄😄
Olá DMartins
Parabéns pela tua planta, quem me dera ter uma igual :)

Comprei a primeira Nepenthes á muito pouco tempo, vinha no substrato errado e a própria planta estava a rejeita-lo...

Com bastante medo de matar a planta logo no primeiro dia, troquei o substrato para Turfa + Perlita + um bocadito de musgo esfagno.

A turfa e a perlita encontras no Leroy Merlin, e é boa! Algumas turfas são vendidas com nutrientes, esta é garantido que não tem.

Imagem
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem