Nepenthes Miralata com novas folhas pequenas e antigas amareladas

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Surck
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Fev 2020, 10:45
Localização: Imbituba - Santa Catarina
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Nepenthes Miralata com novas folhas pequenas e antigas amareladas

Mensagem por Surck »

Bom dia, minha nepenthes miralata de um tempo para cá começou a ficar com as folhas antigas amareladas, até tudo bem pois entendo que com o tempo elas começam a secar, mas o que começou a me deixar com uma pulga atrás da orelha são essas novas folhas nascendo pequenas. Tenho outras mudas de nepenthes miralata e estão normal, porem essa está desse jeito. Também não estou gostando da aparência do substrato onde criou muita alga também, mas desde já agradeço a ajuda.

Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

siga a sua intuição, troque esse substrato.

folhas assim, concordo com o frio do sul que tá começando. Só começando... *pode ser, tomara que seja só isso. vamos aguardar a troca de substrato.
o substrato pode ser muito antigo, pode já estar degradado, vaso pode estar pq para muitas raízes, tem vários fatores.

primeiro passo mais lógico a troca de substrato. se persistir algum problema com o tempo (não de repente, nep é demorado) a gente reanalisa. : joia :

Boa sorte, : joia :


*use perlita ou isopor para ajudar o novo substrato na aeração.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Surck
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Fev 2020, 10:45
Localização: Imbituba - Santa Catarina
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Surck »

Será que compensaria em ferver o musgo antes?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Surck escreveu: 09 Mai 2021, 18:20 Será que compensaria em ferver o musgo antes?
olha, a maioria do pessoal comenta que ferver só degrada a vida útil do sphagnum, não fervem. respeito, mas não faço assim.

eu fervo por 2-3 ou 3-4 min ou somente jogo água fervendo acima. acho importante, já tive sérios problemas de sphagnum semi desidratado com gnat.
prefiro prevenir. aconselho no mínimo, por o sphagnum em um balde e por água fervendo acima, deixe um tempinho depois retire ou deixe até esfriar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Surck
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Fev 2020, 10:45
Localização: Imbituba - Santa Catarina
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Surck »

Muito obrigado pelas dicas, irei seguir e futuramente volto com fotos para mostrar como a planta reagiu.
Muito obrigado mesmo.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Surck escreveu: 09 Mai 2021, 18:29 Muito obrigado pelas dicas, irei seguir e futuramente volto com fotos para mostrar como a planta reagiu.
Muito obrigado mesmo.
você tem uma foto de um ascidio bem bonito aí? publica para a gente ver. * mais eu, estou curioso, :lol:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Surck
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Fev 2020, 10:45
Localização: Imbituba - Santa Catarina
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Surck »

Sim, claro.

Essa minha N. Maxima comprei no inicio do ano, ta colocando seu segundo ascídio comigo agora, ainda não estão muito grandes mas a planta está se desenvolvendo bem.
Imagem

Essa minha N. Viking x Ampullaria Black ta comigo a menos de um mês mas como trago ela em uma pequena estufa ela nem sentiu a questão de aclimatação e já está colocando ascídios
Imagem

E essa é uma das 6 estaquias que fiz dessa N. Miralata que vim pedir ajuda, fiz as estaquias dia 05 de dezembro, estão todas lindas, mais bonitas que até a própria planta mãe
ImagemImagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

legal, essa que eu queria ver.
E essa é uma das 6 estaquias que fiz dessa N. Miralata
óia, 6 e eu querendo... sorte sua morar longe, senão eu iria lhe perturbar a me vender em 36x sem juros, :lol: :lol:

muito bela, parabéns,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Surck, concordo com o amigo Edson, se esta desconfiando do substrato, já faz a troca. Aproveita para investigar se não tem alguma larva no substrato, ou até mesmo presença de nematoides, tivemos um colega que teve problemas com a nepenthes dele, estava praticamente sem raízes, e tudo indicava presença dos nematoides mesmo. Eu costumo retirar a planta e lavar bem as raízes antes de plantar, para colocar bem limpinha no vaso novo. E eu também fervo o musgo, pode até perder um pouco da vida útil, mas reduz muito a presença de algas e outros contaminantes. Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem