Relato de Leaf Cutting de drosera pygmaea

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Relato de Leaf Cutting de drosera pygmaea

Mensagem por Leonardo Costa »

Tudo bem pessoal? Hoje estou trazendo uma experiência que tive realizando Leaf cutting das seguintes droseras pigmeias: D. Omissa x Pulchella ; Drosera Omissa; D. Lake badgerup.

Imagem

Após leituras em sites "gringos", vi que era possível realizar propagação por leaf cutting nas pigmeias, mas logo no inicio dos testes, minha taxa de sucesso foi de 0%. Então antes de eu colocar o passo a passo que funcionou para mim, incentivo aos colegas a continuarem tentando, pois não identifiquei ser algo fácil.

Lembrando, o seguinte método deu certo para mim. Este é um relato de como fiz.

Materiais:
Bandejinha plastica com tampa transparente (semelhantes as que vem embalando comida japonesa - Imagem 01)
Pano Seco
Álcool 70%
Musgo Sphagnum novo

Método:
Coloque o musgo sphagnum seco ou desidratado para ferver e deixe em fervura por alguns minutos.
Limpe a bandeja e a tampa com alcool 70% e enxague com água corrente da torneira (com cloro).
Aguarde o musgo esfriar ou lave em água corrente (torneira/cloro)
Retire o máximo que conseguir desta água absorvida pelo musgo e dispense
Acondicione o musgo na parte inferior da bandejinha
Realize o Leaf Cutting de sua Drosera Pigmeia o mais próximo do centro possível (vide Imagem 04 e 05)
Acondicione o Leaf sob o musgo, fazendo com que tenha 100% de contato com ele.
Borrife água (sem cloro/torneira descansada/filtro) sob todo o musgo que já esta úmido e sob os leaf de modo que fixe ainda mais os leaf no musgo.
Feche o recipiente, realize 2 furos em cada extremidade da tampa do tamanho de uma ponta de caneta (imagem 03)

Acondicionamento:
Mantenha a bandejinha em luz solar indireta (muita claridade)
Abra a tampa toda semana para renovação de ar

Imagem
Imagem 01

Imagem
Imagem 02

Imagem
Imagem 03

Imagem
Imagem 04

Imagem
Imagem 05

Resultado:

Imagem

Obs: Outros leafs podem ser acondicionados nesta estufinha conforme imagem abaixo com 2 leafs de dionaea e 2 leafs de D.Capensis Broad Leaf

Imagem Imagem

E para quem acompanhou ou visualizou o tópico " leaf cutting de drosera madagascariense, foi possível realizar naquela mesma estufa o leaf cutting da drosera lake badgerup, porem com a taxa de sucesso muito inferior ao referido método acima demonstrado.

Imagem Imagem

TODAS AS IMAGENS SÃO PRÓPRIAS e fica aqui meu desejo de sucesso a vocês, grande abraço. : joia :


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Muito bom Leonardo.

Eu tentei aqui na água e não deu certo com as pigmeias. Bom saber que no musgo teve sucesso, talvez a acidez e outros fatores do sphagnum sejam importantes nesse caso.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Que bom que deu tudo certo Leonardo, obrigado pelo relato!


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 24 Jan 2021, 15:32 Muito bom Leonardo.

Eu tentei aqui na água e não deu certo com as pigmeias. Bom saber que no musgo teve sucesso, talvez a acidez e outros fatores do sphagnum sejam importantes nesse caso.
realmente Ennio, creio que acidez do musgo auxiliou muito no processo. Não sei como é por ai, mas aqui a água vem no ph de 8,5 e no musgo ela baixa e tampona para ph abaixo de 6,2 (meu teste colorimétrico não mede abaixo deste valor, porem pela coloração abaixa bem mais).
Obrigado : joia :


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Leonardo Costa escreveu: 24 Jan 2021, 16:36
enniolima escreveu: 24 Jan 2021, 15:32 Muito bom Leonardo.

Eu tentei aqui na água e não deu certo com as pigmeias. Bom saber que no musgo teve sucesso, talvez a acidez e outros fatores do sphagnum sejam importantes nesse caso.
realmente Ennio, creio que acidez do musgo auxiliou muito no processo. Não sei como é por ai, mas aqui a água vem no ph de 8,5 e no musgo ela baixa e tampona para ph abaixo de 6,2 (meu teste colorimétrico não mede abaixo deste valor, porem pela coloração abaixa bem mais).
Obrigado : joia :

Já que tá com a mão boa, tenta as Burmanniis também, até hoje também não consegui. Dizem que não dá certo mas não custa tentar. : joia :

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 24 Jan 2021, 17:43
Leonardo Costa escreveu: 24 Jan 2021, 16:36
enniolima escreveu: 24 Jan 2021, 15:32 Muito bom Leonardo.

Eu tentei aqui na água e não deu certo com as pigmeias. Bom saber que no musgo teve sucesso, talvez a acidez e outros fatores do sphagnum sejam importantes nesse caso.
realmente Ennio, creio que acidez do musgo auxiliou muito no processo. Não sei como é por ai, mas aqui a água vem no ph de 8,5 e no musgo ela baixa e tampona para ph abaixo de 6,2 (meu teste colorimétrico não mede abaixo deste valor, porem pela coloração abaixa bem mais).
Obrigado : joia :

Já que tá com a mão boa, tenta as Burmanniis também, até hoje também não consegui. Dizem que não dá certo mas não custa tentar. : joia :

Imagem
Obrigado pelo link ennio, vou ler e com certeza tentar também. Grato! : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parabéns!!! eu até então, indevidamente achava não ser possível leaf de plantas anuais. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 25 Jan 2021, 18:54 Parabéns!!! eu até então, indevidamente achava não ser possível leaf de plantas anuais. : joia :
De fato caro Edson, eu também não achava possível, mas buscando mais informações sobre as pigmeias localizei em sites gringos informando que era possível este meio de propagação e resolvi tentar. É algo difícil, mas é possível. Minhas tentativas em água, resultaram todas em morte da leaf. : joia :


lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por lucasprevedello »

Parabens Leo... Interessante a técnica. Valeu pelo relato.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem