AJUDA - coisa preta crescendo na parede interna de um jarro

Assuntos sobre nepenthes.
Trancado
Coca
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Fev 2020, 14:24

AJUDA - coisa preta crescendo na parede interna de um jarro

Mensagem por Coca »

Gente, boa tarde, preciso de uma ajuda com a minha Nepenthes graciliflora.

É minha primeira carnívora e ela se deu muito bem, só cresce, peguei com três jarros e hj está com sete e não param de vir mais, rego diariamente e todos jarros estão sempre naturalmente alimentados (majoritariamente com moscas pequenas e mosquitos).

Pois bem, num único jarro eu notei, há um mês mais u menos, que havia uma coisa preta colada na parede interna, mergulhada no líquido interno, isto é, colada na parede da planta, mas submersa no líquido. Tratava-se de uns três pequenos pontos pretos, mais ou menos do tamanho da bolinha na ponta de uma caneta bic cada um, com uma aparência felpuda (como um musgo).

Como eu uso borrifador pra manter os jarros umedecidos, além da rega no substrato, tratei de "esguichar" os tais "três pontinhos felpudos" que se soltaram da parede e afundaram no líquido digestivo.

Acontece que hj, ao cuidar da planta e dar uma inspecionada mais de perto nos jarros, notei que este jarro está agora com sua parede interna COBERTA POR ESSA SUBSTÂNCIA (que não sei se é um fungo ou algo parecido) e ela parece que "escalou" pela parede interna (está próxima à borda do jarro) e muito mais dispersa e maior (agora são uns cinco aglomerados da substância que se apresenta como "tripinhas" felpudas e negras grudadas à parede do jarro, se assemelham em forma às fezes de pássaros, e ao invés de "pontos" são formas serpenteantes de alguns milímetros de comprimento).

Me ocorreu "limpar" o jarro com um cotonete, mas não fiz porque não sei se pode danificar a planta (e não sei se funcionaria), estou curioso pra saber se isto é comum e o que é, bem como se deve ser tratado e como (sempre preferindo não podar o jarro afetado).

Alguém pode ajudar? Desde já agradeço profundamente!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem