Estufa Em Geladeira

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Estufa Em Geladeira

Mensagem por smart2 »

Ola pessoal.

Como muitos sabem eu moro em Rondônia, e aqui não existe frente fria, dizemos não tem frescura por aqui... meu inverno mantem seus 30c geral.. as frente fria não baixa mais q 25c nem de baixo de chuva... e pra ajudar tenho que m apaixonar por especies que amam o frio... resultado tecnologia que é onde trabalho e mãos a obra...

primeiro tentei usar celulas peltier... sinceramente... são caras, complicado de se usar ja que exigem fontes de alimentação potentes, consequentemente assim como coolers de alta potencia caras tb e no final ao menos aqui o resultado foi muito ruim, não baixando 2c na media...
quando fiz as contas de 2 celulas peltier, 1 fonte boa, 4 cooler (2 bons e 2 simples), varias placas de isopor do grosso pra montar a cx. percebi q isso iria subir o valor consideravelmente, foi ae que me bateu a ideia da geladeira velha, pq o problema destas geladeiras em sua maioria e a aparencia de velha e não a eficiencia... corri nas lojas de moveis usados e bingo 100 conto trouxe uma para casa gelando d+... pra quem pretendo montar uma, pode dar uma pesquisada que muitos joga fora elas neste ponto dizendo que e muito velha ate para doação... a partir dai iniciei meu projeto pq com ela gelando eu elimino todo o processo de montar a estufa a final ela ja vem com isolação muito melhor que iria eu montar com isopor, vem com as gradinhas no ponto para organizar a altura fixar as lampadas e por ae vai... então vamos ao processo...


1 passo comprei minha belezura por 100 reais com frete incluso, meu entregou aqui em casa...
Imagem
2- 2 latinhas tintas e fico novinha...
Imagem
3 - instalação placa Arduino uno e sensores
sensores... todos comprados na xina do vendedor (imagens da loja dele tb)(https://pt.aliexpress.com/store/1190918 ... b90ajO3LzC)
► Exibir Spoiler
Ficando assim apos todas as ligações
Imagem

iluminação o grande dilema... lampadas GROW.... dificil achar, preço la em cima e tals... decidi testar uma dica que vi de um amigo no zap que usa 2 lampadas de led 12w ele usava 1 6500k e outra 3000k em kda bandeija... usando mesmo principio decidi usar 3 lampadas sendo duas de 6500k e 1 de 3000k devido ao tamanho achei melhor sendo as de 6500k de de 12w e a de 3000k 10w não achei mais forte, pensei em comprar de 15w mais o preço tava salgado... tenho 4 grow chinesas porem ate onde sei não chegam a 1w colei as 4 pra ver se mantinha 1 vaso mais tenho duvidas sobre elas ainda, de qualquer forma estão ali juntas... uma dica e remover a proteção de platico das lampada de led, isso me deu um ganho de mais de 2000 lumens...
Imagem

ficando a instalação interna das lampadas assim.
Imagem

informações no LCD.
Imagem
Imagem

o grande objetivo de minha estufa e o cultivo de droseras tuberosas que exigem certa temperatura baixa, não abrindo mal de iluminação de qualidade (não pode ser na sombra), porem saber se a iluminação e suficiente e um dilema sempre, por isso usei 2 outras especies para testar... nada como uma burmanni e uma dionaea para saber rapido como estão, e ate o momento entendo estar perfeito ja que como podem ver nas imagens a seguir estão perfeitas e so ganhando cor, ja estão ai a mais de 2 meses...
ImagemImagemImagemImagem
plantas teste.
ImagemImagemImagem

humidade do AR.
eu comprei da xina tb um mini umidificador de ar, pensando que iria precisar, mais ate o momento meu problema e sempre baixar e não subir ela, em varios momentos a umidade fica na casa dos 99.9% acredito que devido ao congelador meio de absorver e desligar depois deva circular e aumentar essa umidade, ja q ela sobre e assim q ela liga desce para casa dos 50% e apos desligar volta a subir, hoje esta mantendo uns 80% e acredito estar bom, porem caso alguem precise ja fica ae a dica.
paguei 15 reais no meu (porem não uso)
https://pt.aliexpress.com/item/Hot-Fash ... b90ajO3LzC
Imagem

Sensores de umidade de solo, aqui se mostraram descartaveis, como podem ver ja se foram varios assim como o sensor de nivel de agua. apois alguns dias eles iniciam uma oxidação e ai as leituras so vão piorando ate o ponto de retorno de umidade 0%, caso queiram usa-los recomendo que não seja feita solda nas sondas para que facilite a troca delas sendo so destacar 1 e colocar outra nova, ja tendo em mente que não irão durar muito e bom comprar de reserva...
Imagem

caso alguem queira subir 1 nivel e vá aplicar um arduino no projeto, seria bem interessante ja procurar conectividade de wifi ou cabeada para o projeto tb, pois com ele você poderá implementar uma outra tecnologia chamada Cayenne tornando a aplicação muito mais bonita e acessivel, e é muito mais simples do que parece...
oia como pode ficar lindo, acesso online pelo PC ou celular, armazenamento de historico de leituras inclusive montando graficos etc. (queimei minha eps8266 e não pude AINDA montar essa parte)
Imagem

agora o codigo para quem queira usar ou fazer uma igual, lembrando que fiz muitos testes então deve ter restos de codigos inuteis pelo meio, como não contem erros de codigos preferi nem mexer mais por enquanto.
note que na parte do codigo

int tmax = 19;
int tmin = 18;

e onde eu defino os limites de temperatura... nesse caso quando chega a 19c ela liga a geladeira e quando baixa para 17.9 ela desliga... ainda baixa ate uns 17,2 devido ao congelador estar abaixo disso ou seja nessa config ele ocila de 17.5 a 19c,
► Exibir Spoiler

e por último um video meu demonstrando minha estufa.


espero ter ajudado a todos que tem vontade de montar uma estufa e ta preocupado com os custos. qualquer novidade eu atualizo aqui. duvidas podem perguntar se eu souber farei o prossivel para ajudar.
Editado pela última vez por smart2 em 04 Dez 2018, 09:18, em um total de 1 vez.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ficou muito bom, Ricardo. :geek:


Tópico fixado. 8-)




... : joia :


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

primeira atualização como ja tinha repassado foi o dreno para a agua, que agora desce para um galão, agora irei regular com paciencia a quantidade q evapora e a quantidade q pinga para cair direto na bandeija que e a segunda atualização, foi feito uma bandeija justinha ao tamanho da grade para melhor aproveitamento do espaço.

ImagemImagem
ImagemImagem

outra atualização foi q depois de certas leituras, entendi que minha estufa estava mantendo temperaturas muito altas para oq pretendo, o cultivo de droseras tuberosas exige temperatuas entre 5~15c, resolvi então fixar em 10c... porem notei que o congelador esta criando gelo e a temperatura em baixo não baixava dos 13c, então coloquei um cooler dentro dele para soprar o gelo fazendo assim com que não o formasse, tentei colcoar ele para retirar o ar frio de dentro mais não teve a mesma eficiencia e ainda assim congelou... então fiz como disse virando ele para que soprasse para dentro...
Imagem

um grande feito que descobri agorinha e que os sensores de umidade de solo que sitei como problematicos, na vdd e apenas a sonda, sendo assimele so serve para medir a condutividade e ao oxidar ele perde esta condutividade... ou seja so fazer ter condutividade novamente... pasei um fio e mandei solda nele com gosto como podem ver, como ainda tinha partes com metal em baixo ele colou de boa... não sei o quanto exato ele esta agora, medi com agua pura e deu 99% de umidade fora da agua 4%... no vaso 150%... porem agora tenho algum valor diferente de 0% pra me nortear... alem de ter como recuperar eles sempre q possivel apesar q com um fio de cobre por dentro acho q não terei mais este problema tão cedo...
ImagemImagem
Imagem

outra atualização foi a remoção das Dionaeas que iriam dormir com temperaturas mais baixas, e o transplante de algumas peltatas para 3 partes de areia silica e 1 de musgo.
proxima atualização será o nivel da agua da bandeja e uma variação da temperatura de dia e de noite, provavelmente uns 13c durante o dia e uns 9c a noite.
Editado pela última vez por smart2 em 04 Dez 2018, 09:19, em um total de 1 vez.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Novas Atualizações...

Como podem ver na ultima imagem da umidade a valor informado de solo não condiz com a realidade, ao observar verifiquei q o possivel problema seria o solo usado que era de areia silica... ae passar o sensor pra um vaso com musgo os valores aparentemente normalizaram, onde notei um maximo de 105% oq achei aceitavel...
outra atualização foi novamente quanto aos valores, acredito que 9c e 13c que tinha estipulado para dia e noite estavam ficando meio baixo, devido a divergencias de autores o segundo disse que as tuberosas (meu foco) não gostam de temperaturas abaixo dos 9c e minha variação chegava aos 8,2c com frequencia... logo estipulei 17c durante o dia e 13c a noite. (ha e tb eliminei as 2 telas do LCD, agora ta tudo em 1 tela so)
Imagem

com isso estipulei com base também na observação do solo que um valor de 50% seria uma boa hora para efetuar a rega. a automação deste setor me foi facil devido a ter conseguido um reservatorio que se não me engano e usado naqueles ventiladores com umidificador integrado... ganhei 2 de um amigo de ferro velho aqui...
ele vem com uma bombinha 110v, e uma boia de segurança para q a bomba so ligue se tiver agua... evita que queime por falta de agua... o reservatorio e grande vem ate com marcação de nivel minimo de agua muito top, so fiz uma tampa para o mesmo para evitar almento da umidade ou ate larvas né... assim coloquei tb o encanamento do congelador para pingar dentro do reservatorio assim tenho o ciclo completo da agua e uma pineirinha dentro do reservatorio para que a agua q pinga caso venha com residuos não entrem no reservatorio.

ImagemImagemImagem
reservatorio ficou na parte de baixo e a mangueirinha da bomba jogando agua logo acima, sensor de umidade de solo ja neste primeiro vaso com musgo.
Imagem
aqui vemos como o congelador ague como condensador para remover umidade do ar e voltando ao estado liquido par ao reservatorio
Imagem

a cada rega que foi estipulada de 15s de motor ligado bombeia uma media de uns 3L de agua +ou- 1 dedo de agua na bandeija, apos bombear existe uma pausa ja estipulada de 20s para dar tempo para que o musgo absorva um minimo de agua evitar um segundo acionamento da rega. esta quantidade de agua faz a umidade do vaso apos alguns minutos subir dos 50 para uns 95% sugando também toda agua do reservaatorio para os vasos, ou seja nada ficará encharcado/inundado... a que se manter a bandeija cheia de agua tb terei problema com a umidade do ar que iria subir exporadicamente oq no final não e bom.

quanto ao sistema de variação noturna de temperatura que não me lembro se ja comentei aqui, oq fiz foi apenas mover a mesma condição ja estipulada antes para dentro da regra de acionar as lampadas ou seja 2 copias dela uma para noite e outra para o dia, agora quando o rele entende que escureceu ele aciona o desligamento das lampadas e a proxima regra abaixo das lampadas e a da temperatura em X... e neste caso enquanto estiver escuro pro sensor ele não le a outra regra q e de ligar a lampadar e setar Y de temperatura, ao amanhecer ele simplesmente irá ignorar a regra anterior e so irá ler a regra da lampada acesa e temperatura Y...
if (VAL<512) //VAL e o sensor fotovoltaico q identifica valor de dia e noite 512 e a claridade media das 18h.
{
//Serial.println(": Claro, Lampadas Acionadas"); //Escreva no serial Monitor
digitalWrite(porta_rele3, LOW);

int tmaxd = 18;
int tmind = 17;

if (temp < tmind){
digitalWrite(porta_rele4, HIGH);
}
if (temp >= tmaxd){
digitalWrite(porta_rele4, LOW);
}

}


else if(VAL > 513)
{
//Serial.println(": Escuro, Hora de Dormir "); //Escreva no serial Monitor
digitalWrite(porta_rele3, HIGH);

int tmaxn = 14;
int tminn = 13;

if (temp < tminn){
digitalWrite(porta_rele4, HIGH);
}
if (temp >= tmaxn){
digitalWrite(porta_rele4, LOW);
}

}
tenho tido alguns problemas aqui do qual ainda não consegui ter uma identificação exata. trata-se de do nada meu LCD buga e para de imprimir as informações como podem ver na imagem seguinte, ja fiz mudanças na energia, isolei a energia do rele, pois aparentemente tem aver com o acionamento do motor da geladeira, porem ate o momento nada confirmado. tenho uma grande suspeita de ser o LCD com defeito, de qualquer forma o arduino continua trabalhando perfeitamente, acionando todas as regras normal, somente para de imprimir o LCD.
Imagem


a seguir todo o codigo fonte com todas as ultimas modificações.
► Exibir Spoiler
Editado pela última vez por smart2 em 04 Dez 2018, 09:19, em um total de 1 vez.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

devido a perdas de informações estou atualizando aqui novamente.

Devido a mudança de cidade tive que abandonar o projeto.
considerações finais ate o momento foram.

Tive problemas com o LCD q bugava sem afetar o processamento do Arduíno, ja tinha encomendado 1 LCD novo para conferir se era apenas 1 defeito de fabricação, porem não terei como testar mais.

Tive problemas mais raros com o travamento do Arduíno, em poucas vezes o Arduíno chegou a travar, não acionando o desligamento do Rele fazendo com q a geladeira não desligasse, porem a temperatura interna não baixou mais que 5c.
Solução: ja tinha encomendado junto ao LCD uma placa nova do Arduíno para testes, assim como uma placa de conexão cabeada de rede para o Arduíno tb o qual iria interligar ele com a internet, abrindo para mim varias outras opções, tanto em gráficos/histórico quanto a possíveis alarmes quando o Arduíno parasse de informar os dado (travasse)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem