Como combater mofo/fungo indoor?

Generalidades sobre plantas carnívoras. Galerias de fotos e vídeos, Antes e depois, Noticias, Apresentação de novos usuários, Lista de desejos, Mitos, etc..
Responder
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Como combater mofo/fungo indoor?

Mensagem por AntonioC »

Há três dias comecei os testes indoor com dois exemplares de droseras (uma Tokaiensis e outra Intermédia) das quais estou cultivando com uma luz própria para plantas (Full Spectrum).

A princípio parece estar surtindo bons efeitos, quantia normal de mucilagem, a exposição de luz em 16/8 pareceu ter sido bem aceita.

O real empecilho está sendo o aparecimento de fungos brancos no substrato delas, pouco, mas ainda sim presente e eu não quero que ele se alastre, por isso quero saber se mais alguém passou por isso e o que usou como combatente.
Obs: creio que a não exposição à luz solar pode estar deixando propício o aparecimento.

Grato a todos pelas ajudas que esse fórum tem me proporcionado!


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o fungicida que costumo indicar é o enxofre dimy. mas seu cultivo é indoor, e disso não entendo nada. aguardar dicas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
AntonioC
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2019, 21:02
Localização: Leme, interior do estado de São Paulo.
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por AntonioC »

Edson Poscai escreveu: 26 Jun 2019, 20:51 o fungicida que costumo indicar é o enxofre dimy. mas seu cultivo é indoor, e disso não entendo nada. aguardar dicas. : joia :
Agradeço pela indicação, vou pesquisar para possivelmente utilizar ele, e o cultivo indoor é o meu experimento, também tenho outras duas das mesmas especies que estão bonitonas no sol (exposição de cerca de 6 horas de sol).


"Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

seis horas de sol tá bom. não há a necessidade de cultivo indoor, exceto se para aumentar o conhecimento/testes/experiência.

para isso sugiro você deixar mais pra frente, qdo então tiver mudas de monte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vini
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Jun 2019, 00:22
Localização: São Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini »

Eu também não tenho tanta experiência com cultivo indoor. Mas talvez, uma boa alternativa seria aumentar a circulação do ar usando algum sistema com cooler ou semelhante, acredito que diminuiria bastante os fungos.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

seu problema na vdd não e o combate e sim o controle...

ate onde se q não e muito o ambiente q propicia o desenvolvimento de fungos e seguido de:
altas umidades ( acima de 80%)
baixas temperaturas (faixa dos 20~25c)
pouco vento
proteção contra raios ultravioleta
sem produtos químicos q o afetem...

na natureza oq mais controla os fungos são os raios ultravioletas emitidos pelo sol, sendo assim isso seria indispensável para tal controle no indor, porem a quantia emitida pelo sol será dificil atingir com Led's... no final terá q ter controle de todos os itens para ter um controle geral mais aceitável... ou seja uma boa circulação de AR porem q não afete as PC (nada de ventilador diretamente nelas), manter a umidade abaixo dos 80% sempre que possível, uma boa lampada de UV, e umas aplicações de fungicidas frequentemente como o caso o enxofre.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem