Ajuda com dionaeas novas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
William93
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 60
Registrado em: 26 Nov 2019, 21:37
Localização: Piquete - SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Ajuda com dionaeas novas

Mensagem por William93 »

Bom pessoal para alguns pode ficar meio grande o texto aqui, mais para "entenderem" a situação das minhas dioanaea.
Dia 7/11 passei em uma floricultura e acabei adquirindo 2 vasinhos de dionaeas, não entendia nada de plantas carnívoras, tanto que o vendedor me cobrou $25reais cada :( e me explicou sobre elas tudo errado também, falou que era para regar por cima 1 vez ao dia e podia ficar na sombra! Sem interesse meu também ao pesquisar mais a fundo sobre as plantas carnívoras fiquei nisso!
Ai um amigo falou que eu tinha que colocar um pratinho com água embaixo e deixar ela no sol, fui na ideia dele também, começei a colocar ela no sol, só que percebi que parece que ela começou a queimar, tirei e desde então venho mantendo ela naquela claridade mais forte e com um recipiente com 1 dedo de água!
Ontem que descobri o fórum aqui e queria pedir a ajudar da galera.

Vi que elas gostam de bastante sol, só que tenho um problema em minha residência, de um lado da casa bate sol na parte da manhã(8:30 ate 11:30/12hr) por ai e no outro lado da casa na parte da tarde( 13hr ate 16hr).
Outra coisa que não pode ficar mudando ela de lugar, então deixo ela no lado da casa que bate sol na parte da manhã.
Hoje, praticamente 20 dias depois, começei a fazer aclimatação dela denovo, deixei 1hora no sol e retirei.

Imagem Imagem
A segunda foto saiu um verde mais claro, mais ela esta na mesma cor da primeira foto!
No começo elas estavam num verde mais forte, agora estão ficando um verde mais claro e dentro da "boca" de algumas não sei se ta "queimado" ou ta mudando de cor!

Poderiam me dizer qual dionaea é essa? Pelo que andei vendo na internet é a "típica".
O que posso fazer para "melhorar" ela?
Demora muito para ela crescer?
Na opinião de vocês ela está bem?
Quando for trocar ela de vaso, aquele vaso auto irrigável serve?
Reparei que o serrapilheiro deu uma compactada, porque quando comprei veio o vasinho quase cheio ate a borda!
Caso precise trocar ela do serrapilheiro para o musgo sphagnum, já adquiri um pacote e retirei folhas e galhos secos!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Poderiam me dizer qual dionaea é essa? Pelo que andei vendo na internet é a "típica".
exato.
O que posso fazer para "melhorar" ela?
já está fazendo a aclimatação para local de mais sol possível, e o mais quente. só seguir.
Demora muito para ela crescer?
não, agora periodo primavera e verão ela dispara. dá uma parada final outono e inverno.
Na opinião de vocês ela está bem?
ok, faltando o sol que você já está providenciando. e ela qdo já aclimatada deixar em local definitivo. sem mudar de local mais.
Quando for trocar ela de vaso, aquele vaso auto irrigável serve?
fico devendo. nunca usei destes e aqui sol forte demais resolvi nem tentar pelos custos e achar que para meu caso, melhor nem tentar. *meu caso, minha opinião.
Reparei que o serrapilheiro deu uma compactada, porque quando comprei veio o vasinho quase cheio ate a borda!
normal. após ele estabiliza.
Caso precise trocar ela do serrapilheiro para o musgo sphagnum, já adquiri um pacote e retirei folhas e galhos secos!
ótimo. antes de usar o sphagnum sugiro ferver por uns 3-4 minutos. mas ela não está pedindo, tá bem.
mas o recomendável, qdo vier a mexer na planta daí você troca. sem pressa...

tem um montão de mudas aí. qdo for separar os rizomas (mudas) cada qual em um vaso terá de monte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Gabrielmiranda
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Out 2019, 19:51
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gabrielmiranda »

Vou aproveitar este tópico para tirar uma dúvida sobre dioneia.

Elas podem receber chuva?
As gotas da chuva não acionam as armadinhas?

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Leop124
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Nov 2019, 16:39
Localização: Andradina-São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Leop124 »

Sim,elas podem ficar na chuva,eles são preparados geneticamente pra não acionar quando está chovendo


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

qdo chuva forte, pode ocorrer. mas logo reabrem.
é a natureza e temos que deixar seguir. *minha opinião

nada de preocupação.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
William93
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 60
Registrado em: 26 Nov 2019, 21:37
Localização: Piquete - SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por William93 »

Uma duvida, estava fazendo a aclimatação da minha dionaea e o tempo mudou, céu "fechado" e chuva a dias.....
Como faço quando voltar o sol ??
Continuo de onde parei, colocando ela "x" horas por dia no sol ?
Ou tenho que começar a aclimatação tudo de novo ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Continuo de onde parei, colocando ela "x" horas por dia no sol ?
exato. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

William93 escreveu: 03 Dez 2019, 10:22 Uma duvida, estava fazendo a aclimatação da minha dionaea e o tempo mudou, céu "fechado" e chuva a dias.....
Como faço quando voltar o sol ??
Continuo de onde parei, colocando ela "x" horas por dia no sol ?
Ou tenho que começar a aclimatação tudo de novo ?
Na minha opinião você deveria continuar a aclimatação dela mesmo com o tempo fechado, pois ainda assim tem luz solar e caso chova por muitos dias e você não expor ela a luz solar ela poderá sentir. Mesmo tempo fechado e chuvoso tem luz solar para a planta.


Avatar do usuário
William93
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 60
Registrado em: 26 Nov 2019, 21:37
Localização: Piquete - SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por William93 »

maurovalek escreveu: 03 Dez 2019, 17:53 Na minha opinião você deveria continuar a aclimatação dela mesmo com o tempo fechado, pois ainda assim tem luz solar e caso chova por muitos dias e você não expor ela a luz solar ela poderá sentir. Mesmo tempo fechado e chuvoso tem luz solar para a planta.
Então.....ela continua la no canto dela "tomando aquela claridade" durante o dia todo mesmo com o tempo fechado : joia : só fico de olho naquelas chuvas mais fortes


Avatar do usuário
William93
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 60
Registrado em: 26 Nov 2019, 21:37
Localização: Piquete - SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por William93 »

Imagem

Praticamente 1 mês depois, uma armadilha começou a amarelar e está ficando preta, é "normal" ou é algo para ficar de olho :?:
Elas tomam sol das 8:30 ate 11:30/12hr
Outra coisa, não sei se é impressão minha visto que sou novato em carnivoras ou é normal pelo tanto de horas que ela está tomando sol, talvez substrato ser ainda serrapilheiro, mas parece que o crescimento delas está meio lento :!: :?: :!: :?:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem