Iniciando meu cultivo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

Paulo Santos escreveu: 28 Jun 2019, 08:26 Na primeira foto me pareceu sementes de dio abrindo... ou me confundi?
São de Droseras Burmannii mesmo, é porque dei muito zoom pra conseguir ver, então parecem maiores, mas são pontinhos pretos minúsculos :lol:


Avatar do usuário
mielejr
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2019, 19:36
Localização: Valença-Ba
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por mielejr »

Paulo Santos escreveu:Mini estufas fechadas propiciam fungos é necessários sempre alguma ventilação.
Outra coisa que o pessoal usa é um fungicida cercobin(líquido), porém não tenho experiência com ele, você encontra no ML por 35 ou 40 reais.
Entendi, estão abertas, talvez seja nosso clima que esses dias esta com umidade por volta de 90% e temperatura media 23°, assim estão aparecendo fungos, vou pesquisar melhor sobre o fungicida... obrigado

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

mielejr escreveu: 29 Jun 2019, 06:21
Paulo Santos escreveu:Mini estufas fechadas propiciam fungos é necessários sempre alguma ventilação.
Outra coisa que o pessoal usa é um fungicida cercobin(líquido), porém não tenho experiência com ele, você encontra no ML por 35 ou 40 reais.
Entendi, estão abertas, talvez seja nosso clima que esses dias esta com umidade por volta de 90% e temperatura media 23°, assim estão aparecendo fungos, vou pesquisar melhor sobre o fungicida... obrigado

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
eu uso e recomendo o prático enxofre dimy.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
mielejr
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2019, 19:36
Localização: Valença-Ba
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por mielejr »

Edson Poscai escreveu:
mielejr escreveu: 29 Jun 2019, 06:21
Paulo Santos escreveu:Mini estufas fechadas propiciam fungos é necessários sempre alguma ventilação.
Outra coisa que o pessoal usa é um fungicida cercobin(líquido), porém não tenho experiência com ele, você encontra no ML por 35 ou 40 reais.
Entendi, estão abertas, talvez seja nosso clima que esses dias esta com umidade por volta de 90% e temperatura media 23°, assim estão aparecendo fungos, vou pesquisar melhor sobre o fungicida... obrigado

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
eu uso e recomendo o prático enxofre dimy.
Muito obrigado, acho enxofre fácil em minha cidade...

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

obs: não e o enxofre de pacotinho do mercado... tem q ser o solúvel esse de mercado não dissolve na água... veja opções de compra e envio por carta registrada ele não costuma ser barato e rende muito


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Só estes:

ImagemImagem


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

GNATS
Sábado a noite entrei uma larva. Na mesma hora: internet e bora pesquisar. Era uma larva de Fungus Gnat.

Resolvi tentar uma solução com água oxigenada 10 volumes na proporção de 1:1, 1 parte de água oxigenada, 1 parte de água.
Hoje comprei a água oxigenada e borrifei a mistura por cima do substrato, em cima das sementes, das sementes que tinham germinado, tudo. Detalhe: desde sábado tirei a água que ficava embaixo dos vasos e parei de molhar, para que o substrato não fique tão molhado e absorva melhor a mistura.
Imagem

Minutos após borrifar o substrato, já tinha larvas na superfície se contorcendo. Tirei elas com uma pinça e joguei em um potinho com álcool, morreram na hora :twisted:
Imagem
Imagem

Não sei se os seedlings vão sobreviver a essa mistura (relato daqui 1 semana se sobreviveram ou não), mas com certeza é melhor a tentativa do que deixar as larvas lá pra comer a raiz.

Vou continuar borrifando a mistura de água oxigenada e água por uns 3 dias, porque li que o mosquito pode botar até 200 ovos e só encontrei 5 larvas, então imagino que tenha outras por baixo...

Pessoal, a ideia desde tópico é justamente relatar tudo que acontecer no meu cultivo, pra receber críticas, dicas e também talvez ajudar quem está começando. Procurei muito um tipo de tópico assim que fosse relatado toda a vida das plantas desde semente, pra ter uma ideia dos cuidados, dos problemas que iria encontrar, do tempo que iria demorar, etc. e não achei, então resolvi criar o meu :D
Como disse no meu tópico de apresentação, nunca tive qualquer experiência com carnívoras, então vai acontecer de fazer algo errado ou coisas do tipo, mas é com os erros que a gente aprende, e espero que com os meus erros, eu e outras pessoas também possam aprender. Enfim, é um tipo de tópico que acho legal.


Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Em 5 meses de cultivo tive 2 ataques de muitas larvas de gnats e todas as vezes resolvi com o Dimy pel(inseticida biológico) penso que misturas de água oxigenada e álcool irão agredir bastante os seedlins.
O dimy ainda protege o musgo de nova invasão por pelo menos um mês ou mais após a aplicação...


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

Paulo Santos escreveu: 01 Jul 2019, 22:09 Em 5 meses de cultivo tive 2 ataques de muitas larvas de gnats e todas as vezes resolvi com o Dimy pel(inseticida biológico) penso que misturas de água oxigenada e álcool irão agredir bastante os seedlins.
O dimy ainda protege o musgo de nova invasão por pelo menos um mês ou mais após a aplicação...
O problema é que aqui não encontro nem o Dimy Pel, nem o Óleo de Neem.

Também acho que vá agredir, mas é melhor tentar do que deixar as larvas lá. :cry:
Os tópicos que achei que usaram a água oxigenada diziam que era sem problemas para plantas adultas, mas não encontrei nenhum relato com seedlings. Se morrerem, fica de aprendizado e de experiência para futuros cultivos.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

hps escreveu: 01 Jul 2019, 22:25
Paulo Santos escreveu: 01 Jul 2019, 22:09 Em 5 meses de cultivo tive 2 ataques de muitas larvas de gnats e todas as vezes resolvi com o Dimy pel(inseticida biológico) penso que misturas de água oxigenada e álcool irão agredir bastante os seedlins.
O dimy ainda protege o musgo de nova invasão por pelo menos um mês ou mais após a aplicação...
O problema é que aqui não encontro nem o Dimy Pel, nem o Óleo de Neem.

Também acho que vá agredir, mas é melhor tentar do que deixar as larvas lá. :cry:
Os tópicos que achei que usaram a água oxigenada diziam que era sem problemas para plantas adultas, mas não encontrei nenhum relato com seedlings. Se morrerem, fica de aprendizado e de experiência para futuros cultivos.
Na minha região também não encontrei o Dimy Pel, a única solução foi pela internet, acabei comprando no site da Cobasi, que está com melhor preço e frete mais em conta.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem