Iniciando meu cultivo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Iniciando meu cultivo

Mensagem por hps »

Um pouco da minha história/experiência caso seja de interesse.

Em fevereiro deste ano iniciou meu interesse e pesquisas por plantas carnívoras da forma como expliquei no tópico de apresentação. Adquiri em maio sementes de Byblis Liniflora, Drosera Capillaris, Sarracênia Leucophylla x Alata e Dionaea Muscipula Tipica.

Tudo estava bem, até que em uma chuva perdi metade das minhas sementes de Dionaea e Sarracênia e todas as de Byblis e Drosera. Apesar de estarem embaixo de um sombrite e com furos embaixo dos copinhos de café, como diria a música da Dona Aranha, "veio a chuva forte e a derrubou". :cry:

Aí foi o meu primeiro erro e desanimo. Eu sabia que o sombrite não ia proteger da chuva, mas pensava que seria alguns pingos e que a água escoaria pelos furos do fundo dos copinhos de café. Só consegui recuperar 5 sementes de cada (Dionaea e Sarracênia) por serem grandes e terem ficados presas no musgo.

Das 5 sementes de Sarracênia recuperadas, 4 germinaram. Das 5 de Dionaea, 3 germinaram mas morreram em menos de 1 semana, ficavam verde escuro e morriam. Depois descobri que exagerei na água, deixava na altura da metade dos copinhos de café. Germinaram também 2 Droseras, dei sorte que eram muitas sementes e mesmo sem ver, acabaram ficando na superfície do musgo. Mas logo foram atacadas por formigas. :roll:

Essa foi minha segunda sequência de erros e inexperiência que me fizeram desisitr. Fiquei só com os 4 seedlings de Sarracênia e abandonei o desejo por plantas carnívoras. Até que algumas semanas atrás vi um anúncio de uma pessoa confiável com um preço bem camarada e um custo baixo (carta simples). Me interessei e acabei comprando. Ele perguntou se eu tinha interesse em gemas de Droseras, relatei minha experiência desastrosa e desanimadora com seedlings de Droseras e formigas e ele me deu de brinde sementes de Burmannii. :lol:

Como podem ver, meu registro no fórum é de março, pouco após eu ter iniciado. Mas como a sequência de erros e desanimação foi nessa época, tinha deixado de lado e só estou começando a participar agora.
"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes." Albert Einstein
Seguindo essa filosofia, não vou cometer os mesmos erros anteriores e espero receber ajuda de vocês para não cometer novos erros.

Mas enfim, VAMOS LÁ!

O que temos até agora:
SARRACÊNIAS LEUCOPHYLLA X ALATA
Imagem
Vaso Autoirrigável de Garrafa Pet com os seedlings de Sarracênia

Imagem
Os 4 seedlings de Sarracênia, coloquei em sol direto mas começaram a ficar vermelhos e voltei para onde estavam.[/spoil]

DROSERAS BURMANNII
Imagem
Vaso Autoirrigável de Garrafa Pet com as sementes de Drosera

Imagem
Algumas sementes de Drosera Burmannii, no detalhe

DIONAEAS MUSCILA TIPICA
Imagem
Bandeja com 9 copinhos de café

Imagem
Tem uma camada de 0,5cm de musgo esfagno puro triturado na superfície e embaixo uma mistura de esfagno e areia grossa

Imagem
Os furos embaixo dos copinhos de café pra regar por capilaridade e uma aranhazinha passeando

Imagem
3 sementes cada copinho, acredito que essa seja uma boa distância e um bom posicionamento

Imagem
Em alguns copinhos de café o musgo ficou mais escuro, tirei todas as folhas e galhos que consegui mas ficou uma espécie de pó dessas folhas e galhos e deu essa coloração mais escura.

As Sarracênias e Droseras estão em vasos autoirrigáveis, então a umidade é constante, mas tenho dúvidas com que nível de água deixar.
As sementes de Dionaea todo dia eu coloco 50ml de água (um copinho de café) na bandeja para o substrato não secar. Estou me sentindo mais seguro fazendo assim do que deixar água na bandeja.
Deixo os vasos e copinhos com semente na garagem, em uma parte que bate sol indireto e a tarde tem sol direto nas Sarracênias durante 2 ou 3 horas.

Semeei as sementes (tá certo isso? :? ) que estão nesse musgo mais claro há 1 semana, e as que estão no musgo mais escuro foram semeadas ontem. Sei que essa época do ano deve ser horrível pra semear, mas não ia aguentar esperar até uma estação do ano mais favorável e o nosso clima frio é o verão do habitat natural delas :lol: , então acredito que não vá ter problemas.

Peço quaisquer dicas, críticas e sugestões.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bem meu amigo, ate qui vejo tudo OK, como você mesmo disse sobre as sementes, a época não e boa, porem o maximo q pode acontecer e elas so germinarem em setembro heh... quanto a umidade isso e medido meio q a olho, tem q estar úmido nem seco nem encharcado d+, o musgo costuma absorver muita água, aqui em costumo encher a bandeja e deixar secar pq tipo quando você add água o musgo absorve e seca rápido porem a água esta toda dentro do musgo ou seja irá ficar uns 4 dias bem molhado ainda...
fique esperto com a sarracênia pois elas gostam de sol, porem com esse tamanho uma chuva pode ser fatal, esta época não costuma chover, porem so precisa de 1 ne...

deixo uma ultima observação quanto a o vaso auto irrigável, esses de garrafa Pet tem o grande problema de serem finos e transparente oq facilita a passagem de raios UV, e isso não e bom para raízes, alem do aumento da temperatura... recomendo ao menos dar uma escurecida nesse ambiente... uma tinta/papel envelopado/adesivo algo q faça com que não entre luz no substrato...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

smart2 escreveu: 10 Jun 2019, 10:18 muito bem meu amigo, ate qui vejo tudo OK, como você mesmo disse sobre as sementes, a época não e boa, porem o maximo q pode acontecer e elas so germinarem em setembro heh... quanto a umidade isso e medido meio q a olho, tem q estar úmido nem seco nem encharcado d+, o musgo costuma absorver muita água, aqui em costumo encher a bandeja e deixar secar pq tipo quando você add água o musgo absorve e seca rápido porem a água esta toda dentro do musgo ou seja irá ficar uns 4 dias bem molhado ainda...
fique esperto com a sarracênia pois elas gostam de sol, porem com esse tamanho uma chuva pode ser fatal, esta época não costuma chover, porem so precisa de 1 ne...

deixo uma ultima observação quanto a o vaso auto irrigável, esses de garrafa Pet tem o grande problema de serem finos e transparente oq facilita a passagem de raios UV, e isso não e bom para raízes, alem do aumento da temperatura... recomendo ao menos dar uma escurecida nesse ambiente... uma tinta/papel envelopado/adesivo algo q faça com que não entre luz no substrato...
Estou colocando 1 copinho de café (50ml de água) na bandeja todos os dias e a umidade vem se mantendo há mais de 1 semana como está nas fotos.
As sarracênias agora estão na garagem, em uma parte que bate sol mas não bate chuva, então esse erro não cometerei novamente. :D

Obrigado pela observação. Ontem mesmo eu estava vendo o seu tópico e pensando em fazer o seu sistema anti-mosquito com caixa de leite e latinha de manteiga.
Eu pretendo começar a usar sua ideia, mas não tenho as caixinhas de leite ainda. Será que é arriscado mexer nas seedlings com esse tamanho? Pra passar da garrafa pet para a latinha de manteiga?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

as sarras ja estão grandinhas, mais sempre q for mexer o recomendado e não mexer nas raízes ou seja pegue um bolo de musgo e enterre esse bolo junto no outro vaso.... sem separar entendeu sem mexer nas raízes so o bolo de musgo q muda de vaso... elas nem sentem...

quanto as latinhas de leite não e difícil conseguir, no máximo terá q comprar no mercado a 2,50 a cx e beber o leite né... eu uso ate hoje, por último agora algumas nem estão na cx de leite mais a latinha de manteiga eu uso, tem um padrão top, de altura e diâmetro da boca... para dróseras e otimo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

smart2 escreveu: 10 Jun 2019, 11:40 as sarras ja estão grandinhas, mais sempre q for mexer o recomendado e não mexer nas raízes ou seja pegue um bolo de musgo e enterre esse bolo junto no outro vaso.... sem separar entendeu sem mexer nas raízes so o bolo de musgo q muda de vaso... elas nem sentem...

quanto as latinhas de leite não e difícil conseguir, no máximo terá q comprar no mercado a 2,50 a cx e beber o leite né... eu uso ate hoje, por último agora algumas nem estão na cx de leite mais a latinha de manteiga eu uso, tem um padrão top, de altura e diâmetro da boca... para dróseras e otimo...
Ok então, assim que arrumar as caixinhas de leite eu faço o transplante. Na verdade já consegui, tenho uma tia com filho pequeno que toma bastante leite, é só questão de pedir pra ela guardar as caixinhas e ir lá buscar :)

Em casa não costumamos utilizar/tomar muito leite, então se dependesse só daqui iria demorar um bocado :lol:


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

hps escreveu: 10 Jun 2019, 12:42 Em casa não costumamos utilizar/tomar muito leite, então se dependesse só daqui iria demorar um bocado :lol:
fica esperto pois e umas das poucas fontes de cálcio q ingerimos...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

smart2 escreveu: 10 Jun 2019, 13:11
hps escreveu: 10 Jun 2019, 12:42 Em casa não costumamos utilizar/tomar muito leite, então se dependesse só daqui iria demorar um bocado :lol:
fica esperto pois e umas das poucas fontes de cálcio q ingerimos...
Depende a alimentação, né. Pão integral, arroz integral e aveia tem quantidades significativas cálcio, e também tem o consumo de derivados do leite: queijo, iogurte, creme de leite, ricota, etc.

O problema aqui é a falta de costume de beber o leite no estado líquido mesmo :lol: :lol: :lol:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »



Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
hps
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Mar 2019, 20:48
Localização: Itajobi/SP
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por hps »

Mas fiz exatamente da forma que está no tópico Publicação de Imagens - PC Notebook

Não sei se ai está aparecendo com algum erro, mas aqui está normal :|


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

hps escreveu: 10 Jun 2019, 19:01
Mas fiz exatamente da forma que está no tópico Publicação de Imagens - PC Notebook

Não sei se ai está aparecendo com algum erro, mas aqui está normal :|
***

Imagem

***

:roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem