Maturação de sementes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Maturação de sementes

Mensagem por Vanderson »

Eu pretendo utilizar o substrato de fibra de coco, mas seria mais conveniente deixar as sementes maturarem em algodão ou eu posso colocar direto no substrato?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

se você fabricar a propria fibra tente colocar por cima do vaso uma pequena camada do pó q irá sobrar na fabricação e poderá semear diretamente, porem nada impede a germinação em outro metodo tb... o pó ajuda a reter mais umidade... lembre-se q a fibra de coco requer um nivel maior de agua ja q a absorção dela não e igual a do musgo.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:se você fabricar a propria fibra tente colocar por cima do vaso uma pequena camada do pó q irá sobrar na fabricação e poderá semear diretamente, porem nada impede a germinação em outro metodo tb... o pó ajuda a reter mais umidade... lembre-se q a fibra de coco requer um nivel maior de agua ja q a absorção dela não e igual a do musgo.
Obrigado. Mas eu acho que vou tentar maturar a semente em algodão antes de planta-lá no vaso pois eu tenho receio de ela cair em meio às fibrs e não desenvolver. Vou fabricar a fibra e ver o quão seguro será eu plantar direto nela. Vou preparar o substrato antes de fazer o pedido das sementes.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

algumas como sarras, nep e dios você consegue fazer no algodão, ja dróseras nem tente... muito pequenas pra manusear com segurança...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:algumas como sarras, nep e dios você consegue fazer no algodão, ja dróseras nem tente... muito pequenas pra manusear com segurança...
E dionéias?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão, não use algodão. use solto acima do substrato já úmido.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Edson Poscai escreveu:sugestão, não use algodão. use solto acima do substrato já úmido.
Obrigado pela dica. Logo eu vou encomendar as sementes. Estou preparando um substrato com fibra de coco e imagino que vá funcionar corretamente. Mas vou esperar a fibra ficar de molho até a água sair limpa e vou deixar para secar um tempo, pois a casca que eu consegui é de coco verde.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Vanderson escreveu: 28 Mai 2019, 17:29
Edson Poscai escreveu:sugestão, não use algodão. use solto acima do substrato já úmido.
Obrigado pela dica. Logo eu vou encomendar as sementes. Estou preparando um substrato com fibra de coco e imagino que vá funcionar corretamente. Mas vou esperar a fibra ficar de molho até a água sair limpa e vou deixar para secar um tempo, pois a casca que eu consegui é de coco verde.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
se quiser adiantar o processo pode usar a parte de fervura... ferve, troca água e ferve novamente ate sair limpa... normalmente umas 3 ou 4 vezes....

quanto a sementes as de dios são grandinhas, daria pra usar porem sempre recomendamos o uso direto no substrato mais caso tenha alguma técnica melhor, ela tem tamanho suficiente para manuseio sim..

obs: sitou q ainda VAI comprar sementes... pro favor não compra no aliexpress... tudo falsa... no ML, muitos tb são... sugiro antes de comprar poste aqui q nois confirma se for o caso ou compre de alguém ja do ramo... site do carlos, valdemas, ono etc


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:
Vanderson escreveu: 28 Mai 2019, 17:29
Edson Poscai escreveu:sugestão, não use algodão. use solto acima do substrato já úmido.
Obrigado pela dica. Logo eu vou encomendar as sementes. Estou preparando um substrato com fibra de coco e imagino que vá funcionar corretamente. Mas vou esperar a fibra ficar de molho até a água sair limpa e vou deixar para secar um tempo, pois a casca que eu consegui é de coco verde.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
se quiser adiantar o processo pode usar a parte de fervura... ferve, troca água e ferve novamente ate sair limpa... normalmente umas 3 ou 4 vezes....

quanto a sementes as de dios são grandinhas, daria pra usar porem sempre recomendamos o uso direto no substrato mais caso tenha alguma técnica melhor, ela tem tamanho suficiente para manuseio sim..

obs: sitou q ainda VAI comprar sementes... pro favor não compra no aliexpress... tudo falsa... no ML, muitos tb são... sugiro antes de comprar poste aqui q nois confirma se for o caso ou compre de alguém ja do ramo... site do carlos, valdemas, ono etc
Eu comprei a Drosera Burmannii Hong Kong no Instagram Empório da Carnívoras. Ele vai postar nos correios amanhã
Enquanto isso eu vou preparando o substrato.
Quando eu tiver as mudas já formadas e com um cultivo estável e que não me faça falta realizar testes, eu vou experimentar fazer um substrato de fibra de bananeira e borra de cana.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

testes e sempre bom... assim q achamos a fibra de coco q antes diziam que não era boa tb.
boa sorte no cultivo ai.. este fornecedor ate onde sabemos e serio sim.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem