Ajuda, chegou minha muda. E agora?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Era só mato mesmo

***

- Pesquisei bastante aqui no fórum.

- Perguntei pra tirar dúvidas e planejei.

- Decidi começar por uma muda (semente é mais difícil, adulta é mais cara).

- comprei pela internet do vendedor mais próximo (por mais que a entrega tenha levado apenas 2 dias, desgastou a planta, que chegou com todas as armadilhas fechadas).

- lavei a raiz e troquei o substrato logo no segundo dia (primeiro arrependimento o desgaste da viagem mais o do manuseio inexperiente não fez bem, eu poderia aclimatado, deixa-la recuperar a energia antes).

- usei 100% musgo de substrato(segundo arrependimento, ficou muito verde, muito rápido e tenho minhas dúvidas se é só alga. Depois li aqui que, pode sufocar as raízes. Areia+musgo 1:1 deve ser uma melhor opção ).

- Armadilhas ficaram pretas até secar (metade delas) deu medo, mas...
- Apareceu um broto.

- Outra metade começou a secar (não me convenci de que era dormência tava mais pra morte mesmo. Não começavam a secar da ponta.) foi aí que...

- Aprendi a fazer leaf cutting e divisão de rizoma aqui no fórum.(mesmo não sendo a melhor estação para fazer, arrisquei).

- Por fim só restou o brotinho e os cuttings...

Bom, é isso talvez ajude algum outro novato...
* não é tão difícil, peguei e fiz
* por em prática o que pesquisei aqui me ensinou bastante.

Demorei responder aqui por que estava preparando uma atualização definitiva sobre minha experiência como iniciante nesse 1 mês e pouco de cultivo. Deixo, desde já, meu agradecimento a toda comunidade, todas as mensagens foram importantes e as pesquisas também. Tentei fazer um passo a Passo resumido aqui. Pretedo deixar esse tópico quieto por um tempo, volto na primavera pra mostrar a evolução.
Grande abraço.

P.S. Tava passeando noutra cidade e comprei outra Dio por 15 reais, e ainda tinha junto essa pequenina Drosera, que ainda não identifiuei. Então, nos vemos em outros tópicos por aí.
Imagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e meu amigo. erros comuns de todo principiante... aprendemos com os erros e com acertos tb, agora você ja sabe o quanto e simples fazer um left... aqui costumo ao chegar uma planta fazer uma poda inicial onde tiro as folhas mais velhas e possíveis divisões antes de plantar no vaso definitivo... essas podas ja vão direto pro left, algumas acabam por brotar... porem a aclimatação e de suma importância quando chegam debilitadas... so e bom mais tem q ir dosando.

quanto a drósera tudo indica ser uma intermédia, em breve terá muitas delas por ai heh


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem