Ajuda com o substrato (identificação)

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Ajuda com o substrato (identificação)

Mensagem por caio_gomes789 »

Olá, estou iniciando o cultivo de sementes e não tenho experiência nenhuma. Comprei sementes de Byblis liniflora e Pinguicula Lusitanica, e comprei na floricultura esse musgo chamado Esfaguino (fotos abaixo), porém lendo um pouco vi que o pessoal só fala Esfagno ou Sphagnum. Gostaria de saber se esse seria o substrato correto para o cultivo das minhas sementes (não consegui identificar qual musgo é esse), e se puderem me dar umas dicas sobre o cultivo, ou me encaminhar para os respectivos tópicos, agradeço muito. Se esse tópico estiver errado me perdoem, li as regras mas é minha primeira vez em um fórum.

ImagemImagem


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tranquilo Caio, o famoso Musgo Sphagnum e vendido por uma variação de nomes bem grande, o meu aqui mesmo vem como "Musguinho" ja vi como musgo de decoração, em outras lojas eles so conhecem como musgo para orquídeas e assim vai, mais fique tranquilo pq e esse ae mesmo, o importante e observar as características dele o formato pq os outros sempre são diferentes ae quando você ver ele ja vai reconhecer, ele so tem variações de cor, sendo o rosado o melhor de todos porem o mais raro de se achar, normalmente vem misturado.

quanto a suas sementes... você escolheu 2 especies bem peculiares...

Byblis liniflora.
semeaduras normalmente se recomenda em musgo puro, bem picadinho por cima, essa especie costuma germinar muito bem sem dificuldades, e considero uma das mais rápidas que conheço, meu recorde aqui foi a primeira flor com 28 dias apos semeada... porem um adendo desta especie em especial e que ela e sensível na parte das raízes ou seja não gosta de transplante, sendo assim e uma das que recomendamos a semeadura direto no vaso definitivo q para ela de 8 a 10cm de altura estará ótimo, ja o substrato pode ser uma mistura de areia e musgo o pessoal fala 50/50 mais eu sempre peso a mão pro lado do musgo e acabo colocando tipo uns 70/30 (musgo /areia) e por fim faça 1 fina camada so de musgo por cima pra semear tipo 1cm ou menos so pra sementes ficar mais úmidas em contato com o musgo.

material complementar...
viewtopic.php?f=27&t=1294

viewtopic.php?f=46&t=8800

Pinguicula Lusitanica
ja essa eu não poderei te ajudar muito, mais sei q se indica a semeaduras em geral em musgo puro, porem no caso dela deverá cuidar com o nivel de água, ja q elas não gostam tanto de água, e no transplante futuro saiba q elas gostam de substrato mais mineral, ou seja menos musgo e mais derivados de minérios (vermiculita, areia etc) recomendo ler bem sobre essas e pedir aguardar mais indicações dos amigos.
outro detalhe e a quantidade de sol, elas em geral não são muito fans de sol ao contrario das Byblis

não temos a ficha de cultivo dela, porem pode dar uma lida nas outras Pinguiculas q verá q o principio delas e meio q o mesmo
viewtopic.php?f=46&t=7907

e por último a grande recomendação... Proteja contra chuva... não e sobre tirar e colocar quando vem chuva pq todos temos casos de chuvas repentinas q fizeram com q perderemos semeaduras... então procure um local q pegue um pouco de sol e sem risco de chuva


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por caio_gomes789 »

Muito obrigado pela ajuda, outra coisa que vi em alguns tópicos mas não entendo bem é sobre esterilizar o substrato, é necessário?
Quanto a proteger da chuva estou fazendo um esquema, montar uma armação de bambu (foto abaixo), e passar bastante plástico filme nas laterais e no teto (o plástico é resistente e transparente, se tiver a mão leve acredito que com várias camadas ele não vai ficar opaco), daí só não passo no fundo, para poder colocar ele encima dos vasos e retirar quando quiser para colocar água nas plantas. Se der certo vou ter uma proteção de vento e chuva, mas sol em abundância
Imagem


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

excelente amigo, no máximo recomendo a frente aberta porem com tipo uma cortina de plastico... (chuvas de vento) se ficar tudo fechado vira forno né...

quanto a esterilizar substrato... tem seus pros e seus contra...
teoricamente ele elimina possíveis ervas daninhas, fungos e parasitas... porem a meu ver igual esse seu q ja vem totalmente desidratado não terá parasitas ou mesmo ovos deles pois ja teriam morrido... ja sementes de ervas daninhas tem grande possibilidade, porem mesmo esterilizando muitas ainda nascem... e ao ferver você diminui a vida util do musgo... alem de impossibilitar a brotação dele tb... sim ele costuma brotar msm depois de seco assim pois assim como as sementes ele tb solta as sementes dele no meio (esporos minúsculos).

sinceramente não acho tão necessário... acredito que não compensa pela degradação... risco sempre teremos.. você pode fazer tudo direitinho e um fungo aparecer do nada de um espiro do cachorro etc...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por caio_gomes789 »

Hahahaha entendi, obrigado pelas dicas, me ajudou muito =D


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dê uma lida neste tópico,

substratos-t8616.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem