Plantio de Nepenthes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
wolf_hoffman
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Jul 2018, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Plantio de Nepenthes

Mensagem por wolf_hoffman »

Fala pessoal, beleza?

Estou adquirindo uma estaca(Neps Graciliflora) já enraizada de um cultivador, sendo assim pesquisei na internet sobre qual substrato preparar, vendo o vídeo do universo das carnívoras, o rafael ferrarezi indica fazer isopor + chips de coco + sphagnum (30/30/40). Porém não consigo achar chips de coco para vender por aqui. É possível usar casca de pinus no lugar?

Pergunto pois a função do chips seria mais pras raízes se fixarem, segundo o que o rafael comenta no vídeo.

Agradeço novamente,

Valeu galera : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

você é de curitiba. consegue fácil aí fibra de coco (acho tbm ser dificil) ou casca de arroz carbonizada (acho para você ser fácil). veja se consegue. : joia :

a casca de pinus, tbm tem que testar antes e ver se não há tanino. usar pedacinhos pq's.
...o Chupim indica
:lol: :lol: :lol:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
wolf_hoffman
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Jul 2018, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por wolf_hoffman »

haha, então Edson fibra de coco eu tenho fibra em casa, mas se eu usar ela talvez tenha que "picar" ela pra ter um resultado bom, não?

Casca de arroz carbonizada aqui em curitiba é do mesmo nível de musgo sphagnum, ninguém conhece, quando queria o musgo liguei em umas 10 lojas (entre floriculturas e garden centers) mas ninguem sabia do sphagnum.

Isso mesmo, da casca de pinus eu queria pegar pedaços pequenos somente para a raiz ter onde se prender.

Valeu!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

wolf_hoffman escreveu: É possível usar casca de pinus no lugar?
Sim, é possível. Atente-se apenas ao fato do pinus degradar mais rápido que o chips de coco. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
wolf_hoffman
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Jul 2018, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por wolf_hoffman »

MarcielS escreveu:
wolf_hoffman escreveu: É possível usar casca de pinus no lugar?
Sim, é possível. Atente-se apenas ao fato do pinus degradar mais rápido que o chips de coco. :geek:


... : joia :
Certo, bem lembrado essa parte da decomposição, como só tenho a fibra, vo dar uma cortada nela e colocar no meio do sphagnum, valeu pelas respostas! : joia : : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem