Luz artificial para dioneia e Dormência induzida?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Luz artificial para dioneia e Dormência induzida?

Mensagem por MadCoyote »

Bom dia!
Eu segui as dicas passadas em outro tópico sobre minhas dioneias crescendo tortas e com as folhas se contorcendo, armadilhas inativas e brotos não abrindo.
Mas nada mudou. Mesmo sem sol forte e depois de ter acostumando com o sol da manhã, ela continua a mesma coisa, se contorcendo e com brotos fechados e tortos. (Fora ela nunca ter apresentado sinais de queimadura).

[thumbnail][/thumbnail]

Eu cheguei a remove-la do substrato para ver se isso era trabalho de algum fungo ou parasita, mas ela esta perfeitamente saudável. brotos e mais brotos crescem, ela está verde e nenhuma folha está morrendo de um jeito estranho.

[thumbnail]https://imgur.com/UdXjVE5.jpg[/thumbnail]

Eu Tenho a maxima certeza que o problema é o tempo de sol (ela toma apenas 3 horas de sol) e q essa dioneia seja "velha", e talvez nunca tenha hibernado? Por isso ela está tão estranha e, ao mesmo tempo, saudável?
Eu queria saber se tem como manter a dioneia em iluminação artificial e qual seria a ideal, e se necessário, é recomendável induzir a hibernação antes de coloca-la na luz artificial já que aqui em são paulo já vai começar a nevar e ela apresenta nenhum sinal de hibernação?

desde já agradeço a ajuda!
Vitória Leão.
Editado pela última vez por MadCoyote em 09 Ago 2018, 14:23, em um total de 1 vez.


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ela está em um pires com água ? (água por capilaridade)

qto tempo de sol diário ela está tendo?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Tbem acho q seu problema seja a falta de sol. Se você ja aclimatou ela tente colocar onde pegue mais sol. Nao costumo induzir a dormencia a nao ser reduzindo a quantidade de agua mas mantendo o substrato umido. Como foi dito em outro topico a dio vai dormir quando achar necessario o q normalmente é agora no inverno mas isso nao é uma regra.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Olha pra mim isso também é falta de Sol, não é porque está no inverno que ela vai entrar em dormência, apenas quando necessário, já ouvi alguns casos de o sol estar fritando e a dioneia entrar em dormência, tente aumentar as horas de sol, pelo menos 4 horas, pois as minhas tomam 4 horas e estão com as bocas bem rosadas,e com água 25% da altura do vaso, e o pote de água de preferência branco para não esquentar a água, eu já tive caso parecido bastou colocar no sol e resolveu


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por MadCoyote »

Rsrs! desculpa a demora da resposta!

Então, como dito acima, o problema antes era sol muito forte. Então eu passei a deixa-la no sol apenas de manhã. E também como dito acima, eu tenho noção que um dos problemas é o tempo de sol. :lol:

Sim, ela fica num pote com água, mas eu já diminui a quantidade para ver se ela entra em dormência! : joia :
Ela fica 3 horas no sol de manhã, mas por causa do inverno ela fica ainda menos pois o céu fecha bastante aqui em taboão das trevas, e ela não está apresentando sinais de dormência.

Já que de manhã é impossível deixa-la mais tempo no sol, e durante a tarde o sol é forte mas dura apenas 1 hora aqui em casa, eu estou pensando em deixa-la em iluminação artificial, mas não sei se isso dará certo ou se já foi testado em PCs. Se sim, vcs teriam uma ideia qual lampada é a ideal? E se é necessário induzir-la a dormência colocando-a na geladeira? :?


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

A iluminacao artificial é possivel mas eu nao nunca testei. aqui no forum existem post sobre o assunto. Quanto a dormencia na geladeira eu acho desnecessario pelo risco q você vai correr. Tbem existem post sobre isso. De uma lida e depois fica a seu criterio fazer ou nao.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por MadCoyote »

Bom dia gente!
Obrigada pela a dica! rsrs! esse fórum é enorme e acaba ficando meio confuso... Pois é, eu não sabia que havia tópicos com esses assuntos por aqui, obrigada por avisar! :lol: Tenho que começar a pesquisar antes de perguntar... :roll:
Então, eu encontrei uns topicos falando sobre isso e são bem relativos... uns dizem que a melhor seria a led branca, outros dizem que é melhor você comprar de cada cor, tem gente até usando fluorecente de 15wats...
Eu vou fazer meus testes aqui em casa com as dicas para ver qual a que da mais certo! : joia :

Mas antes, uma coisa está me preocupando... Primeiro, eu encontrei um canto da casa que bate sol por 4 horas seguidas! Meu tio usava para as plantas dele, mas algumas morreram então ele deixou eu usar este canto! A planta realmente deu uma melhorada! : joia : Os brotos estão crescendo mais rápido que antes! Mas uns dias para cá eu resolvi dar mais uma olhada no bulbo da minha planta principal, e eu vi isso:

[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]

Na ultima vez que a retirei do substrato ela não estava com estas coisas pretas e marrons meio gosmentas... por favor me digam que isso é normal... :cry:
E as armadilhas tortas mais antigas morreram assim:

[thumbnail][/thumbnail]

Ela parece estar indo pra frente, mas não está ao mesmo tempo? ... :?
Declaro perda? :shock:
Ou ainda há esperança? Pois ainda estão nascendo brotos ... :|


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

... A planta realmente deu uma melhorada! : joia :...
vamos considerar isso e sinais de brotos novos vindos. isso é sinal de esperança, qdo ao centro começa a podridão daí sem jeito. mas se está vindo brotos novos tem a esperança. mas precisa de sol para escapar, já está na semi-uti... :?

próximas fotos tire uma dos brotos novos vindo ao centro. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem